Instituto CEMA

INSTITUTO CEMA - RESPEITO ACIMA DE TUDO

O braço social do Hospital CEMA atende a população de baixa renda com o diferencial da dignidade

Desde que foi fundado por Ângelo Aquino e seus filhos, os médicos Guido, Antonio e Roberto Aquino, o Instituto CEMA presta assistência oftalmológica e otorrinolaringológica de qualidade, com equipamentos adequados e equipes médicas especializadas, para pessoas que não podem pagar por esses serviços. E orgulha-se disto. Para o Instituto CEMA, dignidade do atendimento não é só uma frase de efeito, mas um compromisso perante o paciente e à sociedade.

Localizado na Rua Paschoal Moreira, 450, Mooca, próximo ao Hospital CEMA - referência em oftalmologia e otorrinolaringologia -, o Instituto CEMA é uma sociedade civil, filantrópica, de caráter assistencial e científico, sem fins lucrativos. Ele se tornou também referência em atendimento gratuito através do SUS, sobretudo para a comunidade de baixa renda da zona leste de São Paulo, que conta com 4,2 milhões de habitantes. Tanto isso é verdade que foi classificado pela Secretaria da Saúde do município, pela 14ª vez consecutiva, com a nota máxima pela qualidade do atendimento prestado à população.

O Instituto CEMA atende hoje cerca de 30.000 pacientes por mês. Além do atendimento ambulatorial especializado em olhos, ouvidos, nariz e garganta, o instituto mantém serviços hospitalares gratuitos e participa de campanhas de saúde pública, tais como o Programa de Acompanhamento e Avaliação de Pacientes com Deficiência Auditiva com ou sem aparelho, em parceria com o Ministério da Saúde; o Projeto Catarata, Campanha Nacional de Reabilitação Visual e outras.

Afora essas ações, periodicamente a instituição desenvolve e patrocina campanhas de esclarecimento e triagem das doenças mais comuns em oftalmologia, sempre em locais de grande circulação de pessoas, levando os princípios da medicina preventiva para todos os brasileiros que residem na região metropolitana de São Paulo.

Entre seus parceiros de atendimento estão diversas instituições e órgãos públicos, como o Ministério da Saúde, Secretarias da Saúde de diferentes municípios, Pastoral da Criança, Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), entidades esportivas para deficientes visuais, Casa do Pequeno Trabalhador e outras, que encaminham periodicamente seus pacientes para atendimento especializado. A instituição participou ainda do Programa "Adote um Sorriso", da Fundação Abrinq, que promove encontros com as organizações sociais da região metropolitana de São Paulo, com o objetivo de aprimorar a gestão de voluntariado.

ENSINO - AJUDANDO A FORMAR OS ESPECIALISTAS DO FUTURO

O Instituto CEMA atua também, fortemente, na área de ensino, colaborando para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de técnicas médicas e terapêuticas, especialmente nos campos da oftalmologia e da otorrinolaringologia. Seus cursos de Residência Médica são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL - CCF). O processo seletivo para o médico ingressar nos Cursos de Especialização oferecidos pela instituição está entre os mais concorridos do País. As atividades de ensino e atualização são orientadas por professores e médicos experientes de reconhecido prestígio na comunidade científica. O Instituto edita uma revista científica "REVICIENCE"  na qual são publicados trabalhos de otorrinolaringologia e oftalmologia sempre bem acolhidos pelos profissionais das especialidades.

Corpo Clínico

Ana Cristina Mode
Eduardo Mode
Elizabeth Pierry
Gilberto Magliocca Junior
Jaques Woller
Iara Fujita
Laércio Motoryn
Nicolau Slavo
Roberto Aquino Junior
Rogerio Nunes
Rosangela G. Hazzoff
Vanja Horta

Certificação de Qualidade