Otoneurológico Completo
Otorrinolaringologia /Exames

É o exame para avaliar a função do labirinto (orelha interna) e está indicado para pessoas com queixa de tontura, vertigem, desequilíbrio, hipoacusia (surdez), zumbidos, cefaleia e enxaqueca ou quando há suspeita de problema no labirinto. Baseado no princípio do eletro-encefalograma e do eletrocardiograma, eletrodos são colocados na cabeça, na região próxima aos olhos e diversos estímulos (visuais, térmicos e de posição) são apresentados. O movimento dos olhos é registrado por uma máquina chamada Vectoeletronistagmógrafo. É um exame seguro, que gera um pouco de tontura, porém são raríssimas as situações em que não se consegue completá-lo devido a uma intolerância por parte do paciente.

Preparo
Três dias antes do exame, suspender o consumo de medicamentos para tontura (inclusive à base de ervas), calmantes e antidepressivos.
No dia do exame não tomar chá, café (inclusive com leite), chocolate, refrigerantes ou bebidas alcoólicas. Não utilizar lentes de contato ou maquiagem. Não tomar antidepressivos e anticonvulsivos. Manter-se em jejum 3 horas antes do exame. Vir acompanhado(a) e chegar com 30 minutos de antecedência.