Início > Blog > Oftalmologia > Abril Marrom: conheça mais sobre a campanha de conscientização contra a cegueira

Abril Marrom: conheça mais sobre a campanha de conscientização contra a cegueira

O abril marrom é uma campanha de conscientização contra a cegueira. Ela foi idealizada em 2016 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e serve de alerta às diversas causas de doenças oftalmológicas que podem afetar a visão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cegueira e a deficiência visual podem ser evitadas em cerca de 80% dos casos se tratadas de maneira correta e precoce.

Continue a leitura e descubra a importância de frequentar o oftalmologista ao menos uma vez ao ano e também como o abril marrom contribui para essa conscientização.
abril-marrom-ministerio-da-saude

Abril Marrom: o que é e qual a sua importância

O abril marrom serve para conscientizar as pessoas sobre a importância de consultar um oftalmologista ao menos uma vez ao ano.

Atualmente, 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e desses casos, pelo menos 1 milhão poderiam ter sido evitados ou ainda não foram atendidos.

Infelizmente, muitas pessoas só procuram um médico após terem perdido parte da visão.

Como surgiu o Abril Marrom

O Abril Marrom foi uma iniciativa de Suel Abujamra, professor e médico oftalmologista, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Falecido em 2018, Suel foi pioneiro no diagnóstico e tratamento da retinopatia diabética e também em proporcionar assistência oftalmológica de alta complexidade a pacientes de baixa renda (SUS).

Ele também foi presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). 

Por que foi realizado em Abril e na cor Marrom

O mês escolhido para a campanha foi abril devido ao Dia Nacional do Braille, que acontece no mesmo mês, no dia 8.

A data celebra o nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, que trouxe o sistema de leitura em braille para o nosso país.

Já a cor marrom representa a cor de íris mais comum dos brasileiros. Aliás, não é só por aqui que está é a cor mais comum.  Estima-se que cerca de 80% da população mundial tem alguma variação de marrom ao redor das pupilas.

Quais são as doenças que causam cegueira?

abril-marrom-cegueira

1. Glaucoma

O glaucoma, assim como grande parte das doenças oculares, é uma condição silenciosa que causa o aumento da pressão ocular e consequentes danos ao nervo óptico.

Quando a doença apresenta sintomas, geralmente, é porque já está em um estágio avançado. 

Daí a importância de ir ao oftalmologista regularmente, pois a condição pode ser diagnosticada precocemente por meio de exames de rotina. 

2. Catarata

A catarata é uma doença que decorre do envelhecimento e, por isso, é mais comum em pessoas a partir dos 60 anos. Ela atinge o cristalino, tornando-o opaco e provocando o embaçamento da visão. 

A doença é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o tratamento é cirúrgico.

3. Descolamento de Retina

O descolamento da retina “separa” a membrana do globo ocular, interrompendo o fornecimento de nutrientes e causando a degeneração das células.

A condição é caracterizada como urgência médica, pois ela evolui rapidamente e pode trazer comprometimento irreversível da visão se não tratada rapidamente.

4.  Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes mellitus e pode ocasionar perda gradual da visão e cegueira.

Ela afeta os pequenos vasos da retina e, consequentemente, a formação das imagens enviadas ao cérebro.

O acompanhamento periódico com um oftalmologista é indispensável para quem possui diabetes.

5. Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

A mácula é a área dos olhos responsável pela visão central. A degeneração macular causa uma lesão progressiva comprometendo a visão.

É mais comum em pessoas com idade avançada e é irreversível. No entanto, é possível conter o avanço da doença e evitar maiores perdas da visão.

Abril Marrom e a importância da prevenção

abril-marrom

A conscientização sobre a importância da saúde ocular é fundamental para evitar complicações graves e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Este é o objetivo do Abril Marrom.

O diagnóstico precoce e tratamento das doenças oculares inclui a realização de exames oftalmológicos regulares. 

Para pessoas com fatores de risco, como idade avançada, histórico familiar e diabetes, esse acompanhamento regular é ainda mais relevante.

Quando detectadas precocemente, muitas doenças oculares podem ser tratadas com maior eficácia, retardando ou mesmo impedindo a progressão e reduzindo o risco de complicações graves, como a cegueira.

A perda da visão pode ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas, afetando sua capacidade de realizar tarefas cotidianas, como ler, dirigir e trabalhar.

A prevenção de doenças oculares ajuda a preservar a independência e a autonomia das pessoas.

Dicas práticas para prevenção

Saber como cuidar dos olhos, pode prevenir diversas doenças. Confira algumas dicas do CEMA!

  • Faça exames oftalmológicos regulares: eles podem detectar problemas oculares de maneira precoce, antes que causem danos significativos e irreversíveis;
  • Mantenha uma alimentação saudável: o consumo saudável e equilibrado de nutrientes é uma das chaves para reduzir a incidência de diversas doenças, inclusive as oculares;
  • Proteja os olhos: assim como o protetor solar protege a pele, os óculos escuros com proteção protegem os olhos dos raios UV, então sempre que estiver ao ar livre, procure utilizá-los;
  • Evite coçar os olhos com força para não causar lesões e infecções;
  • Mantenha hábitos de higiene: sempre que for tocar os olhos, lave bem as mãos;
  • Limite o tempo em frente às telas, já que o hábito pode afetar a lubrificação dos olhos e torná-los mais secos e sensíveis;
  • Pare de fumar: o tabagismo está associado ao aparecimento de diferentes doenças oculares, como a DMRI e a catarata.

O Hospital CEMA tem um serviço completo de pronto atendimento oftalmológico 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Se o caso não for urgente, não deixe de agendar uma consulta oftalmológica com a nossa equipe agora que você sabe a importância da prevenção.

Estamos sempre atualizados sobre os avanços da área para melhor auxiliar e orientar nossos pacientes. Nosso foco é, acima de tudo, proporcionar um atendimento humanizado, respeitoso e cordial.

Agende a sua consulta agora no CEMA e garanta uma visão mais saudável e protegida!

Conclusão

O abril marrom é uma importante campanha de prevenção à cegueira, pois ajuda a promover a conscientização e a prevenção de doenças oculares. 

A detecção precoce e o tratamento adequado dessas condições são fundamentais para evitar complicações graves. 

Ao adotar hábitos saudáveis e buscar cuidados médicos adequados, podemos proteger nossa visão e melhorar nossa qualidade de vida. 

O Abril Marrom nos lembra da importância de valorizar e proteger um dos nossos sentidos mais preciosos: a visão.

 

Data de Publicação : 10/06/2024