Início > Blog > Oftalmologia > Celulite periorbitária: o que é, quais são as causas, os sintomas, os riscos e como fazer o tratamento

Dentro de casa, a atenção com a saúde deve ser abrangente e constante. De qual forma? Por exemplo, como estão os cuidados não só com você, mas também com os seus filhos?

Há quanto tempo eles não passam por consultas médicas preventivas? Isso é bem importante para evitar problemas comuns da infância, como a celulite periorbitária.

Mas, afinal de contas, o que significa isso? Neste conteúdo, nós vamos te explicar:

• o que significa esse problema;
  • quais são os sintomas mais comuns;
  • como fazer o devido tratamento.

Então, continue por aqui e confira tudo sobre o assunto! A informação é sempre uma grande aliada para o bem-estar de toda a família.

Conheça as 4 principais emergências médicas ligadas à visão!

O que é celulite periorbitária

A Celulite Orbitária é uma inflamação ou infecção que acomete a cavidade orbitária, onde ficam inseridos o olho e seus anexos, como músculos, nervos e vasos sanguíneos.

A maioria dos casos é secundária a um processo infeccioso sinusal, ou seja, de uma sinusite que não foi tratada adequadamente. Outras causas incluem: abscessos ou infecções dentárias, infecções de pele, traumas, cirurgias oculares e presença de corpo estranho na órbita.

Embora seja mais comum em bebês e crianças, devido à maior delicadeza das estruturas que envolvem os olhos, pode acontecer em qualquer idade.

Observação: a sinusite é uma situação em que as cavidades, localizadas ao redor das vias nasais (testa e seios da face), inflamam. Quem sofre com esse problema pode ter: dor de cabeça, congestão nasal, dor atrás dos olhos, dentre outros sintomas.

De modo geral, a sinusite é facilmente tratada, mas, claro, depende que a pessoa consulte um médico otorrinolaringologista ou oftalmologista. Buscar ajuda é fundamental para evitar que o caso se agrave e vire uma celulite orbitária.

Principais agentes envolvidos na celulite periorbitária

Os agentes bacterianos responsáveis são, em sua grande maioria, o Staphylococcus aureus, o Streptococcus pyogenes, o Streptococcus pneumoniae e o Haemophilus influenzae. Todos com possível tratamento e resolução.

Sintomas da celulite periorbitária

Dentre os sinais clínicos, encontramos:

• proptose (olhos saltados),
  • inchaço;
  • dificuldade e dor no movimento dos olhos;
  • vermelhidão;
  • calor local;
  • febre.

Além disso, a celulite periorbitária pode causar até dificuldade para enxergar.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir da história clínica do paciente, associado ao exame físico minucioso e, em alguns casos, necessidade de exames complementares, como uma tomografia de órbitas (que identifica possíveis inflamações e/ou infecções).

É muito importante que o diagnóstico e tratamento sejam feitos precocemente, a fim de se evitar possíveis complicações, que podem ocorrer quando há comprometimento de estruturas mais profundas, como o sistema nervoso central.

Como tratar celulite periorbitária

O tratamento para celulite pré-septal, geralmente, inclui antibióticos específicos e, em alguns casos, requer hospitalização. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para drenar a área afetada.

Qualquer pessoa que apresente sintomas de celulite periorbital deve passar por atendimento médico imediatamente. O tratamento precoce é essencial para evitar complicações graves.

De qualquer forma, é preciso ressaltar: as medidas de tratamento devem sempre ser prescritas pelo médico, visando o uso adequado dos medicamentos para que o problema seja devidamente solucionado.

Dessa forma, minimizando, também, possíveis efeitos indesejados e, no caso dos antibióticos, evitando problemas relacionados à resistência bacteriana, que é uma grande preocupação na área da saúde.

Além disso, vale dizer que — independentemente de estar doente —, é imprescindível passar por consultas médicas periodicamente.

Em uma consulta de rotina é possível, por exemplo, notar alguma irregularidade e já começar o tratamento.

Saiba como cuidar dos olhos em todas as fases da vida!

Como o CEMA Hospital pode te ajudar

Nós do CEMA Hospital somos extremamente experientes, estamos há quase meio século cuidando da saúde dos olhos, ouvidos, nariz e garganta de milhares de pacientes.
Você pode agendar uma consulta — com preço acessível — em uma de nossas unidades. Há mais de 15 espalhadas pela capital paulista e arredores.
Um médico oftalmologista de altíssima qualidade vai atender, seja você ou um de seus familiares e passar as devidas informações e precauções para a saúde dos olhos.
Agende uma consulta agora mesmo!

A celulite periorbital, como você viu por aqui, é uma inflamação ou infecção que acomete a cavidade orbitária (cavidade onde ficam os olhos e seus anexos, como músculos, nervos e vasos sanguíneos) .

Ela ocorre com mais frequência em bebês e crianças, por causa da maior delicadeza a respeito da cavidade orbitária. Mas, a inflamação também pode ocorrer em adultos.

Já os sintomas incluem dor intensa, vermelhidão, inchaço, sensação de calor ao redor dos olhos, dentre outros.

Se não for tratada, a celulite periorbital pode levar a complicações graves, incluindo perda de visão.

O tratamento, geralmente, envolve antibióticos e pode exigir hospitalização, dependendo do caso. Com tratamento imediato, a maioria das pessoas se recupera da celulite periorbital sem efeitos duradouros.

Então, se houver qualquer sinal de desconforto, como os que descrevemos, a ajuda médica deve ser procurada o quanto antes.

Já para mais informações sobre saúde e cuidados oculares, continue aqui no blog do CEMA Hospital!

Conheça outras afecções relevantes que podem afetar a sua saúde!

Data de Publicação : 16/01/2024