Início > Blog > > CEMA Responde: 20 de junho

CEMA Responde: 20 de junho

Preocupado com sua saúde e bem-estar, o Hospital CEMA criou este espaço para tirar suas principais dúvidas sobre
olhos, ouvidos, nariz e garganta.

Confira aqui as respostas de nossos especialistas, Dr. Pedro José Monteiro Cardoso (CRM 48300 / RQE 43002), oftalmologista
e Dr. Andy de Oliveira Vicente (CRM 92351 / RQE 41973), otorrinolaringologista, referentes à publicação dia 20 de junho.


 

- Sinusite crônica tem cura?
Patricia Tavares Cassinelli: Tenho sinusite cronica e nao sinto mais cheiro...tem cura??

Resposta: Sinusite crônica pode ser definida como um processo infecto-inflamatório que acomete os seios paranasais (seios da face), com duração de mais de 12 semanas. Existem fatores que podem facilitar a sua ocorrência, como quadros infecciosos (gripes e resfriados), tratados inadequadamente, processos alérgicos, polipose nasal, alterações anatômicas do nariz, como um desvio do septo nasal. Os principais sintomas podem ser dor de cabeça, tosse persistente, halitose, obstrução nasal, dor na face, dor de garganta, mal estar e alteração do olfato. É importante procurar um otorrinolaringologista para realizar o diagnóstico preciso e o tratamento adequado, que pode ser clínico (medicamentoso), através do uso de antibióticos, anti-inflamatórios e lavagens nasais ou em alguns casos cirúrgico, para realizar a drenagem das secreções e melhorar a ventilação da cavidade nasal e dos seios paranasais. A diminuição ou a falta de olfato (hiposmia/anosmia) pode ser causada pela sinusopatia crônica, porém outras causas devem ser investigadas.


 

- Informações sobre Labirintite.
Maria Célia Oliveira Silva: Quero saber sobre labirintite.

Resposta: A labirintopatia , ou seja , a disfunção do labirinto, responsável pelos sintomas de tontura, náusea, vômito(mais comuns)  e em alguns casos zumbido, pressão nos ouvidos e até perda auditiva, pode ser provocada por :
 
• Distúrbios do metabolismo da glicose - pré diabetes , diabetes (causa mais comum)
• Dislipidemias - aumento do colesterol, triglicerídeos..
• Infecções virais e bacterianas que podem acometer o ouvido médio (otites), ouvido interno (labirintites infecciosas) e o nervo auditivo (neurites)
• Tumores.
• Doenças neurológicas desmielinizantes (ex.: esclerose múltipla).
• Presbivertigem - degeneração senil do labirinto.
• Doenças primárias do próprio labirinto - Doença de Ménière, vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), otosclerose avançada...
• Vertigem associada à enxaqueca , conhecida como migrânia vestibular (também muito comum)
• Doenças autoimunes.
• Malformações do labirinto - pode também provocar tontura  principalmente em crianças
 
Os pacientes portadores de tontura devem, obrigatoriamente, consultar um otorrinolaringologista, que deverá solicitar uma avaliação audiométrica e otoneurológica completa, para tentar identificar o tipo de labirintopatia e poder tratá-la de forma adequada.
Existem casos de labirintopatias crônicas de difícil resolução, porém são menos frequentes.
O diagnóstico preciso, específico para cada paciente, facilita o tratamento. A terapia dirigida para cada caso, pode incluir orientações referentes ao hábitos de vida (alimentação, exercícios físicos, entre outros) medicações antivertiginosas, reabilitação labiríntica e em alguns casos cirurgia.
Importante salientar que os problemas de visão, cardíacos e neurológicos também podem causar tontura, devendo ser sempre investigados ,principalmente nos casos mais resistentes ao tratamento habitual.
Resumindo, na maioria dos casos, é possível tratar a labirintopatia de forma adequada, buscando sempre a melhora da qualidade de vida dos pacientes.


 

- O que é ceratite? Como ela é tratada?
Marcia Munhoz: Bom dia ! Gostaria de saber sobre a ceratite e o tratamento é longo com pomada , obrigada.

Resposta: Ceratite é uma inflamação da córnea que é uma das duas lentes que o olho possui. Esse processo tem várias causas, não sendo possível determinar o tratamento sem exame.


 

- Qual é a causa do buraco macular?
Lú Silvestre: Sobre buraco macular informar porque acontece grata

Respostas: A causa mais comum é consequência de doença macular relacionada à idade (DMRI), mas pode ter outras causas. Como por exemplo os traumas.


 

Quer participar também?

 Se você também quer saber mais sobre alguma doença, tratamento ou apenas tem curiosidades sobre os olhos, nariz, ouvido e garganta, escreva sua pergunta nos comentários no post do "CEMA Responde" na nossa página no Facebook. A cada semana, nosso corpo clínico responderá algumas dessas perguntas selecionadas. Participe!

Mas, se você apresenta algum sintoma específico, não perca tempo e agende uma consulta:

 

Data de Publicação : 28/06/2016