Início > Blog > Oftalmologia > Cirurgia de catarata: entenda como funciona o procedimento e os cuidados pós-operatórios

A catarata é um dos problemas de saúde mais comuns no Brasil. Você sabia dessa informação?

De acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, a parcela de 25% da população (acima dos 50 anos) apresenta esse problema oftalmológico. Nesse caso, a solução é fazer a cirurgia de catarata.

Mas, afinal, como é feito esse procedimento? Quais são os cuidados pós-operatórios?

Chegou a hora de esclarecer essas e outras dúvidas comuns do assunto. Ficar a par dos detalhes é importante, já que a recorrência da catarata, como vimos, é muito grande.

Então, continue a leitura e aproveite as informações do CEMA Hospital!

O que é a catarata?

A catarata é uma turvação da lente do olho, o cristalino, resultando em visão embaçada ou distorcida.

A catarata é mais comumente uma consequência natural do envelhecimento, mas também pode ser causada por lesões ou efeitos colaterais de medicamentos.

Eles geralmente se desenvolvem lentamente ao longo do tempo, com sintomas, como: aumento da dificuldade de enxergar à noite, mudanças frequentes na prescrição de óculos e cores desbotadas ou amareladas.

Por isso, é importante fazer exames oftalmológicos regulares para detectar a catarata antes que ela afete significativamente a vida diária.

A detecção precoce e o tratamento podem fazer uma enorme diferença na manutenção de uma visão clara nos seus próximos anos.
Além da catarata, conheça outras doenças que não podem ficar sem tratamento e merecem a devida atenção!

Qual médico faz a cirurgia de catarata

A cirurgia para correção de catarata é feita por um médico oftalmologista. O procedimento cirúrgico pode ser feito em hospital ou, ainda, em centro cirúrgico de ambulatório.

Como é realizada a cirurgia de catarata

Como falamos, a catarata pode ser um problema comum para os indivíduos à medida que envelhecem, fazendo com que a visão fique turva e amarelada.

Felizmente, a cirurgia de catarata pode tratar efetivamente esse problema. Durante o procedimento, a lente opaca é removida e substituída por uma lente artificial intraocular transparente.

Os pacientes geralmente notam uma melhora imediata em sua visão após a cirurgia. Geralmente, o procedimento é considerado seguro e com baixo risco de complicações.

Em alguns casos, a cirurgia de catarata pode até corrigir outros problemas de visão, como miopia ou hipermetropia, reduzindo ou eliminando a necessidade de óculos ou lentes de contato.

No geral, a cirurgia que corrige a catarata pode melhorar muito a qualidade de vida, restaurando a visão clara.

Quanto tempo leva para voltar a enxergar depois da cirurgia de catarata?

É importante esclarecer que, após a cirurgia (passadas poucas horas), a visão não fica nítida, perfeita.

A pessoa ainda fica enxergando meio turvo. Isso é absolutamente normal, faz parte do processo de recuperação.

A visão volta a ficar boa com o passar dos dias. Em média, dentro de uma semana após o procedimento, o paciente já volta a enxergar com mais clareza. Isso vale para a maioria dos casos, mas também existem exceções.

Saiba mais: a importância de manter a visão saudável.

Cuidados depois da cirurgia de catarata

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a correção da catarata demanda cuidados no pós-operatório. Sendo assim, confira quais são os cuidados necessários:

• não dirigir no mínimo nas primeiras 24 horas após a cirurgia;
  • não levantar peso;
  • fazer acompanhamento médico;
  • não esfregar os olhos;
  • utilizar óculos escuros durante o dia;
  • não usar creme facial;
  • evitar usar maquiagem;
  • não nadar nem entrar em banheira de hidromassagem;
  • evitar o contato dos olhos (parte externa) diretamente com sabão.

Esses são só alguns dos cuidados mais comuns. É essencial você conversar com o seu médico para determinar o tempo exato do pós operatório e tirar mais dúvidas.

Siga todas as orientações corretamente para ter uma recuperação perfeita!

Riscos da cirurgia de catarata

A cirurgia para correção de catarata é normalmente segura. No entanto, como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos envolvidos, incluindo:

• infecção;
  • descolamento de retina;
  • sangramento na parte interna e externa do olho;
  • inchaço e perda de fluido dos olhos.

É importante discutir possíveis complicações com seu médico antes de tomar uma decisão. Em última análise, os benefícios geralmente superam em muito quaisquer riscos potenciais.

Saiba como cuidar dos olhos em todas as fases da vida!

Conclusão

A cirurgia de catarata é um procedimento bem-sucedido e seguro — e com a tecnologia cada vez mais aprimorada —, é possível ter um procedimento mais seguro ainda.

Durante a operação, a lente turva é removida e substituída por uma lente artificial. Embora o tempo de recuperação possa variar, a maioria dos pacientes volta a enxergar perfeitamente em até uma semana depois da cirurgia.

No geral, a cirurgia para resolver a catarata pode melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, saiba que o CEMA Hospital possui equipes especializadas em oftalmologia.

Os profissionais estão preparados para te atender e avaliar todos os detalhes sobre seu caso. O CEMA Hospital também tem unidades espalhadas por todo o Brasil

Encontre aquela mais próxima da sua casa e cuide da sua visão da melhor maneira possível!

Saiba mais detalhes sobre as principais cirurgias oftalmológicas!

Data de Publicação : 16/01/2024