Início > Blog > > Com 50 mil atendimentos por mês, Instituto CEMA muda, mas mantém reconhecido nível de excelência

São Paulo, a metrópole da diversidade e dos excessos, é superlativa sob muitos aspectos. No entanto, ainda carece de uma boa dose de organização para dar conta da alta demanda que os seus 12 milhões de habitantes exigem. É assim hoje, foi assim ontem. E foi pensando assim que a família Aquino — médicos fundadores do Hospital CEMA — resolveu investir em atendimento especializado em oftalmologia e otorrinolaringologia também para a população mais carente através do SUS (Sistema Único de Saúde). O Instituto CEMA começou em 1999 atendendo perto de 20 mil pacientes por mês e hoje realiza cerca de 50 mil atendimentos mensalmente. Nesse período, muita coisa mudou, principalmente, nos últimos anos.

Uma das principais mudanças foi a ampliação do local de atendimento. Além do prédio próximo ao Hospital CEMA, na Rua Pascoal Moreira, 450, na Mooca, conta hoje com mais dois anexos no entorno. Além do aumento da estrutura física, houve também remanejamento da logística de atendimento. “Nós implantamos a cobertura de todos os exames pré-operatórios aos pacientes, evitando o retorno deles à rede pública. Assim conseguimos agilizar o processo cirúrgico, diminuindo o tempo e o aumento no número de cirurgias por mês”, conta o gestor administrativo do Instituto CEMA, Edgar Escobar.

Além disso, houve implantação do departamento de Assistência Social para ajudar no agendamento e antecipação de procedimentos, emissão de laudos, entre outras coisas. Outro setor que colaborou muito para a melhoria do atendimento foi o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) — pessoal e via e-mail — e a introdução de uma cultura de gestão de qualidade focada em treinar os colaboradores e mensurar por meio de pesquisas o nível de satisfação dos usuários. Na última pesquisa qualitativa, o índice de satisfação com o serviço foi de 92%. Essa boa avaliação deve-se, em parte, ao cuidado que os gestores têm com a atualização médica e administrativa. O Instituto CEMA participa e expõe trabalhos científicos em diversos congressos nacionais e internacionais de oftalmologia e otorrinolaringologia.

Atualmente, a entidade participa também de ações assistenciais, como o Programa de Cirurgias de Catarata, que faz todo processo, desde a triagem até o pós-operatório; o Programa Visão do Futuro, destinado à prevenção e recuperação da saúde ocular de alunos da 1ª série do ensino fundamental da rede pública e o Programa de Adaptação de Aparelhos Auditivos. “Desde sua implantação, já protetizamos cerca de 20 mil pacientes e mais de 40 mil aparelhos foram entregues”, afirma o gestor do Instituto CEMA.

O atendimento no Instituto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, por isso os pacientes precisam passar antes em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, assim serão encaminhados via Sistema Regulado para os serviços credenciados pelo SUS, dentre eles o Instituto CEMA.

Além da Secretaria de Saúde, a instituição dá assistência à Pastoral da Criança, Fundação Dorina Nowill, entidades esportivas para deficientes visuais, Casa do Pequeno Trabalhador, AACD, entre outros.

Ecco Press Comunicação
Nilza Botteon/Cíntia Ferreira