Início > Blog > > Excesso de gordura pode prejudicar olfato

Excesso de gordura pode prejudicar olfato

Quem não gosta de um hambúrguer suculento ou de uma batata frita? O sabor deles agrada, mas o consumo excessivo de junk food  pode prejudicar um aspecto do nosso sistema sensorial: pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida (EUA) descobriram que as altas taxas de gordura contidas nesse tipo de alimento podem diminuir a habilidade olfativa. É a primeira vez que essa conexão é estabelecida.

“O olfato é um dos principais órgãos sensoriais de nosso organismo, e atua tanto no campo afetivo quanto na segurança alimentar no dia a dia. E o que nos preocupa mais é a má influência de alimentos industrializados nos sistemas olfatório e respiratório, e também na ocorrência de tumores”, explica Cícero Matsuyama, otorrinolaringologista do Hospital CEMA.

Em testes realizados com ratos, verificou-se que os que foram expostos a uma dieta rica em gordura tiveram dificuldades em se adaptar aos novos aromas. Enquanto o outro grupo, alimentado de forma adequada, não teve problemas para identificar cheiros.


Falta do sentido

Há dois tipos de problemas que podem afetar o olfato: a anosmia, condição de quem perde a capacidade de sentir cheiros por completo e a hiposmia, perda parcial. Existem vários mecanismos para que isso aconteça como lesões nos nervos olfatórios ou na região do cérebro responsável por receber o estímulo, explica o Dr. Cícero.

Ao sentir o aroma de algum alimento, o cheiro faz um caminho que começa pelo nariz. Saiba como isso acontece:

1 - Por meio da parte nasal superior, o cheiro penetra.
2 - As substâncias contidas no aroma são liberadas no nervo olfatório.
3 - A mensagem sobre o que foi inalado é levada à camada externa do cérebro (córtex).

Fonte: Revista Saúde

Data de Publicação : 09/12/2014