Início > Blog > > Glaucoma é a segunda principal causa de cegueira no mundo

Glaucoma é a segunda principal causa de cegueira no mundo

Muita gente não sabe, mas o glaucoma é a segunda principal causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Aqui no Brasil, os dados não são muito precisos, mas estima-se que a doença atinja cerca de 14% da população.

Sobre este mal, a repórter Carla Mota da Rádio Capital conversou com o oftalmologista do Hospital Cema, Omar Assae. Ele explica o que é o glaucoma. “É o aumento da pressão de dentro do olho, o que acaba levando à lesões no nervo óptico, reduzindo o tempo de visão do paciente, que começa a perder a visão lateral”, diz.

Esta é uma doença silenciosa, alerta o médico. “Até que o paciente perceba que há algum problema com seu olho, o glaucoma já terá destruído 40% das fibras nervosas da retina”, frisa. Por este motivo é importante visitar um médico oftalmologista com frequência. “Recomendamos consultas anuais, pois através de um simples exame feito no consultório, conseguimos detectar as chances de desenvolver a doença”, acrescenta. Pessoas que sofrem de hipertensão arterial também têm grandes chances de desenvolver o glaucoma, alerta Omar.

O tratamento para a doença é feito com o uso de colírios. “A primeira linha de tratamento é a medicação, com colírios. Procedimentos cirúrgicos são indicados somente para casos não controlados com medicação”, explica. Ele ainda frisa que pacientes que já são acometidos por outras doenças da visão também podem ter glaucoma.

Confira mais na reportagem clicando aqui

Data de Publicação : 30/06/2015