Início > Blog > Oftalmologia > Glitter pode causar lesões; saiba o que fazer se cair nos olhos

Glitter pode causar lesões; saiba o que fazer se cair nos olhos

Glitter pode causar dor e desconforto quando as partículas não são removidas corretamente do olho


Banco de Imagens / Pexels

Comum no Carnaval para enfeitar a maquiagem, o glitter pode causar problema sério à visão se cair dentros dos olhos. Mesmo o glitter cosmético, vendido para maquiagem e cabelo, não pode entrar em contato direto com a superfície ocular. A partícula pode gerar atrito e causar uma lesão, o que pode causar conjuntivite, ceratites, infecção, reação química, ou até alérgica, de acordo com o oftalmologista especialista em doenças externas oculares, Leonardo Marculino, do Hospital CEMA.

Leia também: Carnaval também é tempo de cuidar da saúde

O glitter escolar é feito com materiais que não são testados dermatologicamente, enquanto o próprio para maquiagem usa materiais e pigmentos atóxicos. Mesmo que sejam a opção mais segura, o médico alerta que ainda existe a possibilidade de problemas oculares. Segundo Marculino, qualquer coisa que caia dentro do olho precisa ser removida imediatamente. 

Assim que o glitter cai, a sensação é de areia, de corpo estranho.Teoricamente, deve lavar imediatamente com água corrente mesmo, e procurar um oftalmologista para ver se machucou ou não”, disse.

O que fazer se o glitter cair no olho?

  • Lavar os olhos com água corrente
  • Aplicar um colírico lubrificante 

O oftalmologista afirmou que o colírio lubrificante é o único tipo que pode ser usado sem prescrição médica, já que outros tipos (como anti-inflamatórios e antibióticos) podem diminuir os sintomas da inflamação mesmo com o corpo estranho ainda no olho. “Se o paciente ainda está com glitter no olho, isso irá prejudicar ainda mais a lesão, até aumentando o risco de ter infecção”, disse.

A indicação é sempre procurar um oftalmologista para que o corpo estranho seja retirado. 

Dormir sem remover o glitter pode causar infecção? 

O problema aqui não é dormir com glitter ou o tempo com ele no rosto, mas o risco de cair dentro do globo ocular. “Não que o glitter por si só vai formar uma infecção, mas se cair no olho vai formar uma lesão e essa lesão pode infeccionar”, explica.

 

Data de Publicação : 12/02/2026
Autor de Publicação : Por Bárbara Ferreira / Portal Viva | Saúde e bem estar