Início > Blog > Oftalmologia > Lente para catarata: como escolher a melhor opção para sua visão?

Lente para catarata: como escolher a melhor opção para sua visão?

A lente para catarata é fundamental no tratamento dessa condição, pois permite recuperar a visão perdida com o envelhecimento ou doenças oculares. 

Com diversas opções disponíveis, como lentes monofocais, multifocais e tóricas, a escolha da lente adequada pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. 

E para que você entenda melhor sobre o assunto, ao longo deste texto explicaremos os diferentes tipos de lentes para catarata, como escolher a melhor opção, qual oferece mais benefícios e a durabilidade das lentes após a cirurgia.

Quais são os tipos de lente para catarata?

Existem quatro tipos principais de lentes para catarata: monofocais, multifocais e tóricas. 

Cada lente para catarata oferece benefícios distintos, e a escolha adequada depende das necessidades e estilo de vida do paciente. 

Vamos juntos explorá-las?

Lentes monofocais

As lentes monofocais são as mais comuns e acessíveis.

Na prática, elas corrigem a visão em uma única distância, geralmente para longe, mas o paciente ainda precisará de óculos para atividades como leitura. 

Destacamos que essas lentes são indicadas para quem busca uma solução eficaz e econômica, com foco na visão a longa distância. 

E embora ofereçam uma boa qualidade de visão, não corrigem problemas de visão em outras distâncias.

Lentes multifocais

A lente para catarata multifocal permite que o paciente tenha uma boa visão em várias distâncias – longe, intermediária e perto. 

Isso pode reduzir ou até eliminar a necessidade de óculos após a cirurgia. 

Além do mais, elas são ideais para pessoas que desejam mais independência dos óculos e que têm atividades variadas, como leitura e direção. 

Contudo, algumas pessoas podem perceber halos ou reflexos, especialmente à noite, o que deve ser considerado na escolha.

Lentes tóricas

As lentes tóricas são projetadas para corrigir o astigmatismo, um erro refrativo que pode causar visão distorcida ou embaçada. 

Então, elas não apenas tratam a catarata, mas também corrigem esse problema visual específico, o que pode proporcionar uma visão mais nítida em várias distâncias. 

Essa opção é excelente para quem tem astigmatismo e busca uma solução mais completa durante a cirurgia de catarata.

Como escolher a melhor lente para catarata?

A escolha da lente ideal para a cirurgia de catarata deve ser feita em parceria com o oftalmologista, com base nas particularidades de cada paciente e necessidades visuais individuais, como a correção de distâncias e a presença de astigmatismo.

Nesta escolha, o oftalmologista realizará exames detalhados para identificar os problemas oculares mais relevantes e, a partir desses resultados, indicará o modelo de lente que melhor atenderá ao perfil e expectativas do paciente, para uma recuperação visual adequada e satisfatória.

Leia também: O que causa catarata? Entenda fatores e sintomas

Quantos anos dura a lente de catarata?

As lentes para catarata são feitas de materiais duráveis, como acrílico hidrofobico, e foram projetadas para durar a vida inteira do paciente.

Então, uma vez implantadas, não necessitam de substituição, já que oferecem uma solução permanente para a correção da visão após a cirurgia. 

Ressaltamos que em raros casos, pode ocorrer uma opacificação da cápsula que sustenta a lente, mas isso pode ser corrigido facilmente com um procedimento a laser, sem a necessidade de trocar a lente.

Quando é indicado uso de lente para catarata?

Neste cenário, a cirurgia com implante de lentes intraoculares é recomendada para restaurar a clareza visual e pode beneficiar diferentes condições, como astigmatismo de grau médio ou alto. 

Além disso, em casos assim, a lente escolhida, como a lente tórica, corrige o astigmatismo e melhora a visão à distância, mas pode ser necessário o uso de óculos para atividades que exigem visão de perto, como leitura. 

E conforme já falamos antes, a escolha da lente deve considerar as necessidades específicas do paciente, e a indicação é feita pelo oftalmologista após uma avaliação detalhada, sempre com foco em melhorar a qualidade de vida e a independência dos óculos. 

O procedimento é uma solução eficaz para aqueles que sofrem de catarata e outros problemas refrativos, como o astigmatismo.

Faça uma consulta oftalmológica de qualidade com o time do CEMA Hospital.

Conclusão

A escolha da lente para catarata é um passo crucial na recuperação da visão. 

Com diversas opções disponíveis, como lentes monofocais, multifocais e tóricas, é fundamental considerar as necessidades individuais de cada paciente. 

Para isso, consultar um oftalmologista especializado garantirá que a opção escolhida seja a mais adequada, com base em fatores como o seu estilo de vida e condições visuais específicas. 

Desta forma, com um diagnóstico correto e uma lente apropriada, é possível restaurar a clareza visual e melhorar significativamente a qualidade de vida, proporcionando maior autonomia e conforto nas atividades do dia a dia.

Data de Publicação : 29/10/2024