Início > Blog > Otorrinolaringologia > O que causa rouquidão? Entenda as principais razões do problema, além de possíveis tratamentos

Quem nunca ficou um ou até mais dias rouco? Esse tipo de incômodo é muito comum mesmo. Mas, afinal, o que é e o que causa rouquidão? Se você sempre quis saber as respostas, saiba que está no lugar certo!

Nós do CEMA Hospital vamos explicar os principais aspectos sobre rouquidão, dessa forma, você pode cuidar melhor da sua fala.

Já vale adiantar que as causas da voz rouca são bem variadas, tendo origem desde problemas gastrointestinais ou até mesmo tumores.

Sendo assim, fique por dentro do assunto para entender quando procurar ajuda médica.

Tópicos que serão abordados:

• o que caracteriza rouquidão;
  • o que causa rouquidão;
  • principais sintomas de rouquidão;
  • quando procurar um médico;
  • conclusão.

Continue a leitura e cuide da sua saúde!

Você respira pela boca? Saiba quais problemas isso pode causar!

O que é rouquidão?

A rouquidão basicamente é uma alteração na voz. Diante disso, é comum que a voz fique com o timbre, volume ou tonalidade alterados.

A grande questão é que, além de causar alguns desconfortos físicos, a rouquidão dificulta algumas tarefas do dia a dia.

Um exemplo: quem é professor ou radialista precisa ter a voz sempre saudável. Caso contrário, suas atividades profissionais ficam comprometidas.

Aliás, é importante dizer que, aqueles que usam muito a fala (para trabalhar), devem redobrar os cuidados com a voz.

Já, já vamos falar mais sobre isso. Continue por aqui!

O que causa rouquidão? Conheça as 5 principais causas

Laringite aguda

A laringite aguda é a inflamação das vias aéreas superiores, o que causa uma obstrução, além da rouquidão. Geralmente, esse problema pode durar até três semanas.

Já a causa, na maioria das vezes, está relacionada ao contágio por vírus. O tratamento da laringite aguda, normalmente, é feito com uso de medicamentos e repouso para a voz.

Refluxo

O refluxo laringofaríngeo é caracterizado como retorno repetitivo e involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago e vias aéreas.

O incômodo pode ser causado por maus hábitos alimentares, vício em cigarro, compressão no estômago, dentre outras condições.

Os tratamentos mais comuns são feitos com mudança de hábitos alimentares e/ou uso de protetores gástricos, a depender do quadro de cada pessoa.

Nódulos vocais

Os nódulos vocais são inflamações fonotraumáticas que geralmente ocorrem por uso incorreto da voz e/ou esforço vocal.

Quem mais sofre com os nódulos vocais são, por exemplo: professores, cantores, palestrantes, enfim, pessoas que precisam usar muito a voz diariamente.

Mudanças de hábitos, fonoterapia ou até cirurgia podem ser indicadas como tratamento.

Além dos nódulos, tumores e doenças neurológicas podem causar rouquidão.

Fumo

Ainda, neste conteúdo sobre o que causa rouquidão, precisamos falar sobre tabagismo. Isso porque o vício em cigarro também é uma das principais causas de rouquidão.

Fumar danifica a voz, por conta das toxinas presentes no cigarro, elas irritam a laringe, podem causar irritação e até problemas mais sérios (como tumores).

Uso indevido da voz

O uso indevido da voz pode causar lesões nas pregas vocais. Nesse caso, uma das consequências é a rouquidão, também pode acontecer da pessoa ficar com a voz mais baixa.

Para evitar esse problema, é preciso se hidratar bem, não forçar a voz, evitar o fumo e álcool.

Principais sintomas da rouquidão

Além da própria alteração da voz (timbre, volume ou tom), a rouquidão pode causar outros sintomas. São eles:

• dor de garganta;
  • dificuldade para engolir;
  • ardor na laringe;
  • sangramento.

Quando é a hora de procurar o médico?

Nos tópicos anteriores, nós falamos sobre o que causa rouquidão e alguns modos de tratamento (para casos leves).

Mas, fique atento: se você estiver com rouquidão há mais de duas semanas, é fundamental procurar um médico o quanto antes.

Nesse caso, um médico otorrinolaringologista pode avaliar o seu caso especificamente e passar o devido tratamento.

Saiba mais: doenças respiratórias impactam na voz! Veja alguns mitos e verdades sobre o assunto.

Neste conteúdo, nós do CEMA Hospital falamos sobre o que causa rouquidão, que é caracterizada por timbre, volume ou tonalidade alterados.

Recapitulando, esse problema na voz pode ser causado por: esforço vocal, refluxo gastroesofágico, quadros inflamatórios ou infecciosos com gripes e resfriados, além de tabagismo e alcoolismo.

Se você estiver com rouquidão há mais de duas semanas, procure ajuda médica. Nesse sentido, você pode contar com o CEMA Hospital.

Nós temos uma equipe especializada em otorrinolaringologia. Conte com profissionais altamente qualificados e experientes!

Já para mais dicas sobre saúde e qualidade de vida, continue aqui no blog do CEMA Hospital!

Data de Publicação : 16/01/2024