Início > Blog > Especialidade Complementar - Bucomaxilofacial > O que é bruxismo? Confira a definição, sintomas e formas de tratamento

O que é bruxismo? Confira a definição, sintomas e formas de tratamento

Entenda o que é bruxismo

 

Ao acordar, você costuma ter dor de cabeça e sente muita tensão no pescoço? E mais: ao comer alimentos mais duros, sente dor na sua mandíbula? Saiba que esses sintomas podem indicar bruxismo. Mas, afinal de contas, o que é bruxismo? 

Grande parte da população também sofre com essa desordem funcional. Mas, calma, ela tem tratamento. Antes de tudo, é fundamental ficar por dentro do assunto para, posteriormente, procurar ajuda adequada. 

O CEMA Hospital traz todas as informações, para você, sobre o assunto. Continue por aqui e boa leitura! 

Você respira pela boca? Saiba como identificar o problema!

O que é bruxismo?

O bruxismo é o ato de ranger ou de apertar os dentes durante o sono, ou seja, de modo inconsciente — esse tipo de situação, então, é considerado uma desordem funcional. 

Já as consequências podem ser diversas, desde desgaste e enfraquecimento dos dentes a problemas ósseos, na articulação da mandíbula, enfim. 

Também é importante saber que o bruxismo é comum tanto em adultos quanto em crianças. E, claro, o tratamento deve ser feito o quanto antes, para proporcionar mais conforto à pessoa e evitar consequências mais sérias. 

Observação: também existe o caso de pessoas que rangem e/ou apertam os dentes durante o dia, ou seja, enquanto estão acordadas — isso já é chamado de briquismo.

Por ora, o nosso foco é o primeiro tipo de desordem funcional. Daqui a pouco, vamos explicar como tratar o bruxismo. Continue a leitura! 

O que pode causar bruxismo?

Dito o que é bruxismo, podemos falar sobre outros detalhes... Assim como os sintomas, as causas do bruxismo também são variadas. As principais razões são as seguintes: 

  • ansiedade;
  • estresse;
  • fatores genéticos;
  • tensão;
  • fechamento inadequado da boca. 

Sintomas

Além de tudo o que já falamos, é muito importante conhecer os sintomas do bruxismo. 

Afinal, enquanto a pessoa range ou aperta os dentes, ela não consegue perceber isso (já que está dormindo). Então, é fundamental reconhecer alguns sinais que aparecem após as noites de sono. 

Conheça quais são os sintomas mais comuns: 

Amolecimento dos dentes

O ato de apertar os dentes, com o passar do tempo, pode deixá-los moles e enfraquecidos. De forma geral, pode acontecer um enfraquecimento na estrutura óssea dos dentes. A pessoa acaba percebendo isso, por exemplo, ao mastigar alimentos mais duros. 

Dor de cabeça

A dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo. Além disso, a pessoa pode ter dor na face e até ao abrir e fechar a boca. 

Os principais sintomas causados pelo bruxismo.

Zumbido no ouvido

O zumbido no ouvido também costuma ser outra consequência do bruxismo. Quem sofre desse problema pode sentir o zumbido em qualquer hora do dia e da noite. 

Dor no pescoço

Ranger e apertar os dentes, além de tudo, causa dor e tensão no pescoço. Aliás, as dores e a tensão podem ser ainda mais perceptíveis logo quando a pessoa acorda. 

Dificuldade de mastigar alimentos mais duros 

Como a estrutura óssea, de modo geral, fica prejudicada, a pessoa também pode ter dificuldade para mastigar alimentos mais consistentes, por exemplo: torradas, carnes, alguns tipos de frutas inteiras, etc. 

Estalos enquanto ocorre a mastigação 

Outros sintomas recorrentes do bruxismo são os estalos ouvidos durante a mastigação. Além disso, pode haver dificuldade para abrir totalmente a boca e até travamento da mandíbula. 

Uma observação bem importante: muitas vezes, outras pessoas da família podem notar que um dos membros têm bruxismo. Por exemplo, o marido pode notar que, enquanto a esposa dorme, ela range os dentes. Ou, ainda, uma mãe pode perceber que o filho tem rangido os dentes durante o sono. 

Essas percepções são essenciais para identificar o quadro incomum e, então, procurar ajuda para ter o diagnóstico e tratar o problema. 

Como é realizado o diagnóstico e como tratar o bruxismo?

No tratamento do bruxismo, que deve ser feito por um dentista, o profissional vai avaliar os sintomas e a estrutura dentária do paciente. 

Se preciso, o dentista também pode pedir exames para avaliar, com mais detalhes, a saúde do sono e a atividade elétrica dos músculos da face. 

O exame que avalia a qualidade do sono é chamado de polissonografia, já o exame que confere a atividade muscular é a eletromiografia. 

O tratamento, por sua vez, envolve um conjunto de ações. Primeiramente, o dentista pode recomendar o uso de placas de acrílico (moldadas especificamente para o paciente). Essas placas precisam ser usadas toda noite de sono, pois evitam que o atrito entre os dentes. 

Principais tratamentos para bruxismo.

Além disso, como ranger e apertar os dentes, na maioria das vezes, está associado ao estresse e à ansiedade, é indicada a prática de atividades físicas. Mexer o corpo ajuda a aliviar a tensão e, ainda, libera, ao corpo, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. 

Falando em bem-estar, a psicoterapia também pode ajudar bastante nesse sentido. E, dependendo do caso, pode ser que o paciente precise tomar medicamentos que diminuam a ansiedade. 

Mas, atenção: o uso de medicamentos só deve ser feito com prescrição médica. Jamais se automedique, pois isso pode causar mais prejuízos à sua saúde e bem-estar! 

Conheça a especialidade complementar de Bucomaxilofacial presente no CEMA Hospital! 

Conclusão 

Neste conteúdo, nós do CEMA Hospital falamos sobre o que é bruxismo. Vamos recapitular os principais pontos? 

O bruxismo é uma desordem funcional. Quem sofre com esse problema pode ranger e/ou apertar os dentes, enquanto dorme. As causas são variadas, como ansiedade, tensão, estresse, fatores genéticos e mau fechamento da boca. 

A boa notícia é que o bruxismo é tratável. Se você apresenta os sintomas que destacamos, procure ajuda de um dentista o quanto antes! 

Já para mais informações sobre saúde e bem-estar, continue aqui no blog do CEMA Hospital!

 

Data de Publicação : 17/01/2024