Início > Blog > Oftalmologia > Toxoplasmose ocular: confira o que é, quais são os sintomas e como é feito o tratamento

Você já ouviu falar em toxoplasmose ocular? Esse tipo de problema de saúde é mais comum do que se imagina. Isso porque as causas dele estão muito presentes no dia a dia.

Desse modo, é de extrema importância conhecer, se aprofundar no assunto. O conhecimento faz com que você possa tomar os devidos cuidados — seja com atividades do dia a dia, seja com exames preventivos feitos regularmente.

Ficou ainda mais interessado no tema? Nós preparamos este conteúdo para te ajudar com as informações sobre o assunto.

Então, continue a leitura para saber o que é toxoplasmose ocular, como ela se manifesta, quais são os sintomas, dentre outros detalhes.

Boa leitura!

O que é toxoplasmose ocular?

A toxoplasmose ocular é uma infecção do olho que, se não tratada devidamente, pode causar perda de visão.

A infecção é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, encontrado em diversas situações do dia a dia.

Saiba como cuidar dos olhos em todas as fases da vida!

Causas da toxoplasmose ocular

Transmissão da toxoplasmose

A infecção é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, encontrado em alimentos mal cozidos, água contaminada e fezes de gatos.

Há ainda outra forma de transmissão, aquela de mãe para filho por meio da placenta (ou seja, durante a gestação).

Sintomas da toxoplasmose ocular

Os sintomas desse tipo de problema ocular da incluem:

• visão embaçada;
  • vermelhidão e dor;
  • moscas volantes (são pontos pretos que ficam flutuando na frente da visão);
  • sensibilidade à luz;
  • diminuição da visão (em casos mais graves);
  • dores musculares;
  • fadiga.

Observação: geralmente, no início do problema de saúde, o paciente não tem sintomas. Mas, com o passar do tempo, aqueles sinais começam a aparecer.

Como é o diagnóstico da toxoplasmose ocular

A infecção pode ser diagnosticada com um exame de sangue ou exame oftalmológico.

Toxoplasmose ocular tem cura?

Sim, a toxoplasmose tem tratamento e na maioria das vezes é possível reverter o quadro. Por isso, é tão importante você procurar ajuda médica assim que notar os sintomas que comentamos anteriormente.

Com cuidados médicos adequados, as chances de recuperar a visão e minimizar sequelas com boa resposta no tratamento precoce.

Mas, também vale saber que existem casos em que, mesmo após o tratamento, o parasita continua no organismo — com chance de voltar a causar sintomas a qualquer momento.

Tratamento da toxoplasmose ocular

O tratamento da toxoplasmose ocular geralmente envolve o uso de antibióticos. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para remover o tecido infectado.

Vale ressaltar que os antibióticos só devem ser indicados por um médico oftalmologista. Nunca opte pela automedicação, dependendo do caso, ela pode piorar o seu quadro de saúde.

Conheça as 4 principais emergências médicas ligadas à visão!

Como se prevenir do problema de saúde em questão?

Sim, é possível evitar o Toxoplasma gondii. Como nós dissemos, as causas estão relacionadas a aspectos e atividades do dia a dia — aqueles em que você mesmo pode ter mais controle e cuidado.

Então, veja o que fazer para cuidar mais da sua saúde:

• lave bem frutas, legumes e folhosos;
  • evite comer ovos crus;
  • depois do contato com areia do gato, lave muito bem as mãos;
  • tome água somente filtrada;
  • deixe os reservatórios de água bem fechados;
  • se você mora em casa, faça a limpeza da caixa d’água recorrentemente (o ideal é limpá-la a cada seis meses);
  • sempre cozinhe bem as carnes;
  • evite tomar leite que não seja pasteurizado.

Neste conteúdo, nós falamos sobre o que é toxoplasmose ocular. Vamos recapitular os principais pontos.

A toxoplasmose que afeta os olhos é uma doença infecciosa que, se não devidamente tratada, pode causar sérios danos aos olhos.

A doença é causada por um protozoário parasita chamado Toxoplasma gondii, comumente encontrado nas fezes de gatos, verduras, legumes e frutas mal lavados, além de poder estar presente em água não filtrada e em carnes mal cozidas.

Quando o parasita infecta um ser humano, pode causar inflamação e outros sintomas oculares, o que pode levar à perda da visão se o problema não for tratado.

Por isso, é muito importante procurar tratamento médico o mais rápido possível — assim que você notar os sintomas — para evitar danos permanentes ao olho.

Também vale lembrar os cuidados preventivos, como: consultas e exames oculares frequentemente, além do maior cuidado ao preparar carnes, folhosos, legumes, enfim.

Fora isso, opte por tomar somente por água filtrada, leite pasteurizado e, após entrar em contato com areia das fezes dos gatos, lave bem as mãos.

Como o CEMA Hospital pode te ajudar

Para consultas médicas e tratamentos oculares, conte com a equipe do CEMA Hospital! Os médicos oftalmologistas são especializados e experientes no assunto.

Dessa forma, você poderá receber os devidos cuidados. Agende uma consulta agora mesmo, em uma de nossas unidades espalhadas por São Paulo - SP e arredores, e cuide da sua saúde!

Data de Publicação : 16/01/2024