Logotipo loading CEMA Hospital

Conheça alguns sintomas iniciais da catarata, uma das principais causas de cegueira no mundo

Em virtude da pandemia, muitas pessoas têm evitado procurar ajuda médica, mas enfermidades, como a catarata, estão entre urgências que não podem ser negligenciadas

Imagem retirada do banco de imagens

Existem muitas formas de identificar o início da catarata, doença que pode provocar perda da visão. Tais sinais, no entanto, podem passar despercebidos. “No princípio a pessoa pode sentir uma diminuição na acuidade visual, além de dificuldade para ver e distinguir cores. Visão dupla, troca frequente de óculos para correção de grau e problemas para enxergar em lugares poucos iluminados também são alguns dos sinais”, alerta o oftalmologista do Hospital CEMA, Minoru Fujii. Outro sintoma inicial importante, que ocorre em alguns casos, envolve uma piora da visão na presença de luzes fortes.

Embora a catarata seja mais comum na terceira idade, ela também afeta os mais jovens, e tem inúmeras causas, além do envelhecimento. Doenças como diabetes, rubéola (durante a gravidez), uso de medicamentos, como corticoides, uso exagerado de álcool, cigarros e exposição a produtos químicos e radiação ultravioleta podem favorecer o aparecimento da doença, que também pode ter causa congênita, ou seja, bebês podem nascer com a enfermidade. “Em pessoas acima de 65 anos, a patologia atinge quase metade da população mundial, cerca de 46%”, explica o médico.

A catarata ocorre quando o cristalino – lente natural do olho humano - se torna opaco, prejudicando e, posteriormente, impedindo que a pessoa enxergue. Isso porque o cristalino auxilia na visão para perto e para longe. Caso a pessoa não trate o problema, ela perde a visão. O tratamento para a doença é cirúrgico, e o procedimento é um dos mais seguros na área médica.     

Imagem retirada do banco de imagens

A cegueira em virtude da catarata pode ser revertida com a cirurgia, por isso é importante um acompanhamento médico, desde os primeiros sintomas. “Embora a diminuição da visão seja reversível, a cirurgia, quando adiada por muito tempo, fica mais complicada, já que o cristalino se torna mais rígido”, detalha Fujii.

Por isso, caso note alguma alteração ocular, procure um especialista. A cirurgia de catarata é rápida, indolor e promove uma melhora significativa da visão, graças à remoção do cristalino, que é substituído­ por uma lente artificial.

 

Data de Publicação : 13/07/2020