Logotipo loading CEMA Hospital

Hospital CEMA - Há quase meio século tratando da saúde de olhos, ouvidos, nariz e garganta.

O Hospital conta com um braço social, o Instituto CEMA, que presta atendimento médico por meio do SUS

2020 tem sido um verdadeiro teste para todo mundo, mas tem uma classe que está sentindo ainda mais os efeitos da pandemia. Os profissionais de saúde viram, neste ano, sua rotina – já atribulada – virar de ponta cabeça. E por trás do trabalho de cada um deles existe uma instituição gerindo e organizando tudo para que as pessoas tenham acesso à saúde, um direito constitucional e essencial à vida. É o caso do Hospital CEMA. Especializado no atendimento em oftalmologia e otorrinolaringologia, o CEMA é referência na área e completa, neste ano, 45 anos, com 12 unidades em todas as regiões de São Paulo e Grande São Paulo. Diariamente, são feitas cerca de 70 cirurgias. Anualmente, a instituição contabiliza 500 mil consultas, em uma nova sede localizada no bairro do Belém. No apreço e cuidado com seus pacientes, entra nessa conta o importante trabalho exercido pelo Instituto CEMA, braço social do hospital, que oferece atendimento de qualidade, especializado, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em um ano no qual o cuidado com o outro foi a premissa na vida de todos, vale parar um pouco e conhecer mais sobre o Instituto. 

Fundado em 1999, a entidade filantrópica, sem fins lucrativos, presta serviços nas especialidades de oftalmologia e otorrinolaringologia exclusivamente aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Qualquer pessoa que more no município de São Paulo pode marcar uma consulta no Instituto. Basta, para isso, pedir um encaminhamento no posto de saúde mais próximo e aguardar o agendamento via a Unidade Básica de Saúde. Os números do Instituto são impressionantes. São 1500 atendimentos por dia, entre consultas, procedimentos e exames. Diariamente, os médicos fazem cerca de 30 cirurgias e 15 avaliações para colocação de aparelhos auditivos. A colocação e reabilitação auditiva, um dos destaques no atendimento feito pelo Instituto, conta com equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogos especializados em audiometria, otorrinolaringologistas, assistentes sociais e psicólogos. 

Além do atendimento especializado, o Instituto funciona também como um hospital-escola, tendo em vista que oferece programas de residência reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL). Além de qualificar a equipe médica e prezar pelo ensino e prestação de serviços à comunidade, o Instituto participa ainda de vários programas sociais, como o Programa de Reabilitação Auditiva, Programa de Cirurgias de Catarata, Programa de Cirurgias Eletivas, Programa Visão do Futuro (que faz triagem ocular em alunos do ensino básico da rede municipal de educação), Programa de Avaliação e Acompanhamento de Glaucoma, Programa de Avaliação e Acompanhamento de Degeneração Macular Relacionada a Idade, todos regidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual e Municipal de Saúde. 

Localizado na Mooca, o Instituto é parte da vida de muitos moradores da região e de todo município de São Paulo. A história da entidade se funde a do Hospital CEMA, no Belém, e ambos têm o mesmo peso e importância para os gestores do hospital. Esse zelo com a saúde faz do Instituto um lugar muito bem avaliado, com mais de 92% de aprovação, de modo geral, e 97% no caso do Programa de Cirurgias de Catarata.

Data de Publicação : 13/11/2020