Início > Blog > Otorrinolaringologia > Você não consegue dormir? Entenda se pode ser um quadro de insônia

Você não consegue dormir? Entenda se pode ser um quadro de insônia

O problema, que atinge 73 milhões de brasileiros, está afetando cada vez mais pessoas, principalmente em função do isolamento social e da pandemia

insonia_cema_hospital cema_pandemia_isolamento social_covid.jpg

Imagem retirada do banco de imagens

Atualmente, está difícil dormir. A incerteza sobre o futuro, a crise econômica e sanitária, o medo, a ansiedade. Tantas sensações e sentimentos acabam por atrapalhar um dos principais termômetros da saúde: o sono. “O impacto na qualidade do sono vem sendo notado desde o início do isolamento social, principalmente pela procura por profissionais especializados na área”, afirma o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Gustavo Mury (CRM 171979 / RQE 73819). Mas, como descobrir se há um quadro de insônia em curso ou é apenas uma situação ocasional?

“A insônia é a dificuldade para pegar no sono e manter-se dormindo por horas suficientes, apesar das condições ideais. Ela pode ser aguda, e durar menos de 3 semanas, ou crônica. Nesse último caso, ocorre pelo menos três vezes na semana, em períodos superiores a um mês”, explica o médico. As causas mais comuns da insônia aguda são os fatores estressores, como mudança no ambiente de dormir, alterações no turno de trabalho, uso de substâncias estimulantes (como cafeína e nicotina), estresses psicológicos intensos, entre outros. Já a insônia crônica tem como principal causa a má higiene do sono, e, em menor frequência, pode estar ligada a doenças neurológicas, como Mal de Parkinson ou Alzheimer. No Brasil, são cerca de 73 milhões de brasileiros sofrendo de insônia, segundo dados da Associação Brasileira do Sono.

Saiba mais sobre a Polissonografia - exame que pode ser realizado em casa e visa diagnosticar distúrbios do sono!

Tendo em vista que a má higiene de sono é uma das principais causas da insônia, o que seria, então, uma boa higiene? O otorrinolaringologista do Hospital CEMA lista abaixo alguns hábitos importantes para melhorar a qualidade na hora de dormir:

- Estipular um horário para deitar-se e acordar, criando um ritual de horários de sono e despertar;
- Evitar sestas e cochilos ao longo do dia;
- Não consumir bebidas alcoólicas e cigarros, alimentos e bebidas com cafeína por pelo menos 4 horas antes de dormir;
- Praticar exercícios físicos regularmente, mas evitá-los 2 horas antes de dormir;
- Fazer refeições leves ao jantar, evitando comer em excesso. Evitar os alimentos pesados, muito temperados e muito gordurosos;
- Deixar amena a temperatura do quarto, por volta de 21ºC;
- Promover um ambiente silencioso e com pouca luz no quarto;
- Desligar dispositivos como celulares, tvs, relógios digitais ou telas azuis no quarto na hora de dormir.
- Evitar trabalhar ou fazer refeições na cama;
- Ter hábitos saudáveis, como alimentar-se bem e praticar atividades físicas.

Conheça mais sobre a Medicina do Sono!

Data de Publicação : 16/01/2024