Início > Blog > Especialidade Complementar - Fonoaudiologia > Aparelho auditivo: o que é e como funciona o seu uso?

Aparelho auditivo: o que é e como funciona o seu uso?

O que é um aparelho auditivo?

A perda auditiva afeta milhões de pessoas em todo o mundo, tornando-se um dos problemas de saúde mais comuns. Uma solução importante para esse problema é o uso de aparelhos auditivos. 

Um aparelho auditivo é um pequeno dispositivo eletrônico, colocado dentro ou atrás da orelha, que amplifica os sons e ajuda as pessoas com perda auditiva a entender melhor a fala e outros sons. 

Com sua tecnologia avançada, um aparelho não apenas ajuda a melhorar a audição, mas também melhora a qualidade de vida geral de quem o usa. 

Se você ou um ente querido está sofrendo de perda auditiva, talvez, seja hora de considerar os benefícios de um aparelho para audição e o impacto positivo que ele pode ter nas atividades diárias e na comunicação.

Confira mais informações neste artigo!

Leia também: Mais eficazes e menores, implantes cocleares ainda chegam a apenas 5% dos pacientes

O que é um aparelho auditivo?

Um aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico que ajuda pessoas com perda auditiva a ouvirem melhor. Ele amplifica as ondas sonoras e as redireciona para o canal auditivo, permitindo que a pessoa com perda auditiva possa ouvir com clareza. 

Dessa forma, o uso de um aparelho para audição pode melhorar significativamente a qualidade de vida de quem sofre de perda auditiva, além de melhorar a comunicação com amigos e familiares.

Quais são os principais tipos de aparelho auditivo e como eles funcionam?

Existem diferentes tipos de aparelhos para audição, desde modelos pequenos e discretos até modelos mais robustos. A escolha do tipo de aparelho para audição dependerá das necessidades e preferências de cada usuário. 

Abaixo, reunimos as características sobre tipos de aparelhos para ouvir. Confira: 

Receptor no canal (RIC)

O aparelho auditivo Receptor no Canal (RIC) é um grande avanço tecnológico na área de próteses auditivas. Além de ser uma das opções mais discretas e confortáveis disponíveis, também oferece excelente qualidade de som. 

O RIC foi projetado com um pequeno alto-falante que fica no canal auditivo, deixando-o 100% discreto e, ainda, com ajuste confortável. Além disso, o dispositivo separa o microfone do alto-falante para aumentar a clareza dos sons. 

O resultado é um som suave e natural, que pode melhorar muito a experiência auditiva de uma pessoa. 

Então, com o RIC, pessoas com perda auditiva (de nível leve a severo) podem desfrutar de uma solução mais confortável e discreta para suas necessidades auditivas.

Microcanal (CIC)

Outra inovação é o aparelho microcanal, também conhecido como CIC. Este minúsculo dispositivo foi projetado para ficar discretamente dentro do canal auditivo, deixando-o quase invisível a olho nu. 

Por meio de processamento de sinal digital avançado e tecnologia de redução, o aparelho proporciona um som claro e natural. 

Agora, a indicação de uso desse aparelho é para perdas auditivas leves a moderadas, além disso, para quem não possui o canal auditivo muito estreito nem produção de muita cera. 

Entenda quem pode usar um aparelho auditivo com o Cema.

Intracanal (ITC)

O aparelho auditivo Intracanal (ITC) também é uma opção discreta e altamente eficaz para quem procura melhorar suas capacidades auditivas. 

Este dispositivo é personalizado para o usuário e fica confortavelmente dentro do canal auditivo, tornando-o praticamente invisível para outras pessoas (ele fica mais visível do que o modelo CIC).

O ITC também possui recursos de primeira linha, como redução de ruído e microfones direcionais para garantir um som claro e natural. Outra característica é que ele possui botões para regulagem de som feita pelo próprio usuário. 

Já a indicação dele é para quem teve perda auditiva de leve a severa.

Intra-auricular (ITE)

O Intra-auricular (ITE) já é maior e fica totalmente aparente. Ele se encaixa exatamente na concha externa da orelha. Também é importante destacar que, apesar do tamanho maior, o ITE possui alta tecnologia, assim como os modelos anteriores. 

Dessa forma, o aparelho intra-auricular (ITE) permite ondas sonoras claras e precisas para os usuários. Já a sua indicação de uso é para perdas auditivas leves a profundas. 

Retroauricular (BTE)

Os retroauriculares (BTE) percorreram um longo caminho desde sua invenção décadas atrás. 

Isso significa que os modelos de hoje são modernos, discretos e avançados. Além disso, os BTE ficam discretamente atrás da orelha e possuem um pequeno tubo que direciona o som para o canal auditivo. 

Eles não apenas fornecem excelente qualidade de som, mas também são fáceis de ajustar e permitem várias opções de personalização. Por fim, o BTE pode ser usado para quem tem perdas auditivas leves a severas. 

Para quem é indicado o uso de um aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é recomendado pelo otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo em casos de surdez por desgaste do sistema auditivo ou, ainda, quando há alguma doença que provoca dificuldade para a chegada de som no ouvido interno.

Leia também: Como tirar água do ouvido: dicas práticas para fazer em casa mesmo.

Entenda como funciona um aparelho auditivo.

Como o CEMA Hospital pode te ajudar

O CEMA Hospital possui diferentes especialidades para te atender, incluindo a de otorrinolaringologia. 

Os médicos possuem todo o conhecimento necessário, além de muita experiência para avaliar cada caso de perda auditiva e, a partir disso, o fonoaudiólogo faz a indicação do melhor tipo de aparelho para a audição.

Também vale destacar que o CEMA tem unidades de atendimento localizadas em diferentes bairros de São Paulo - SP e em algumas cidades da região, como São Bernardo do Campo, Osasco, Guarulhos, dentre outras. 

E o seu atendimento médico pode ser feito por diferentes convênios ou, ainda que você não tenha acesso a esse recurso, saiba que as consultas particulares do CEMA Hospital têm preços mais acessíveis. 

Agende uma consulta, agora mesmo, com um otorrinolaringologista! É possível fazer o agendamento pela internet mesmo, o que já facilita bastante o seu acesso à saúde. 

Conclusão 

Neste conteúdo, mostramos quais são os tipos de aparelhos auditivos disponíveis no mercado. Lembrando que todos eles possuem altíssima tecnologia para ajudar os usuários a voltarem a ter uma vida normal, sobretudo, com mais qualidade e bem-estar. 

Já a indicação do tipo certo de aparelho depende da avaliação fonoaudiológica. Por isso, é fundamental agendar uma consulta com um otorrinolaringologista. Conte com o CEMA Hospital para isso!

Data de Publicação : 17/01/2024