Início > Blog > Otorrinolaringologia > Como tirar água do ouvido de forma correta? Confira as recomendações

Como tirar água do ouvido de forma correta? Confira as recomendações

Quem nunca foi aproveitar um dia de sol na piscina, mergulhou várias vezes, se divertiu bastante mas, depois, ficou com um grande desconforto: água no ouvido? 

Essa é uma situação bastante comum mesmo, tanto para crianças quanto para adultos. E ela acontece, sobretudo, durante o verão — quando as pessoas frequentam mais piscinas, mares, represas, rios, enfim. 

O grande ponto é que, não importa como a água entrou no ouvido, é preciso retirá-la para que ela não cause maiores complicações. 

Mas, afinal de contas, como tirar água do ouvido rápido e de modo correto? É isso o que vamos mostrar por aqui. Acompanhe as recomendações do CEMA Hospital! 

Leia também: Conheça as 4 principais emergências médicas ligadas à visão!

Quais são as principais causas de água no ouvido?

A água no ouvido pode acontecer por vários motivos, desde nadar em piscina, mar, represa, enfim, até, simplesmente, tomar banho. 

De fato, é uma condição temporária, mas, apesar disso, desconfortável, na maioria das vezes. Por isso, é preciso ter atenção e tomar algumas atitudes imediatas, ou seja, quando se percebe que há água no ouvido — já, já vamos mostrar as recomendações para isso. 

Dentre os principais sintomas e desconfortos do líquido no ouvido, estão desequilíbrio e tontura, além de dificuldades para ouvir.

Vale frisar que, a partir da presença de água dentro do canal do ouvido, também podem surgir infecções, devido a alguma bactéria que possa ter entrado junto com o líquido. 

Então, o ideal é se livrar da água o mais rápido possível, para evitar maiores complicações. A boa notícia é que existem medidas simples que resolvem esse problema. 

Como tirar água do ouvido: dicas práticas para fazer em casa mesmo 

Você vai ver, então, maneiras sobre como tirar água do ouvido. Veja o passo a passo de cada uma delas: 

Incline a cabeça

Nesta solução você irá tirar a água inclinando a cabeça para o lado do ouvido que está entupido. 

  1. incline a cabeça;
  2. movimente a cabeça (balançando da posição natural, ou seja, reta até quase encostar no ombro);
  3. faça isso até perceber que a água saiu do ouvido. 

Use uma toalha

Outra opção é usar uma toalha (pode ser de banho ou de rosto). 

  1. pegue a ponta de uma toalha;
  2. coloque a pontinha da toalha na entrada do ouvido;
  3. vire a cabeça para o lado do ouvido que está entupido e aguarde por uns dois minutos, até sentir que a água saiu. 

Puxe a orelha

Esta solução é ainda mais simples. Dê só uma olhada:

  1. incline a cabeça para o lado do ouvido que está com água;
  2. puxe a ponta da orelha levemente (de uma forma que ajude a abrir mais o ouvido e, então, tirar a água). 

Água no ouvido pode ser algo perigoso?

Se a água permanecer no ouvido, com o passar do tempo, isso pode ser perigoso, sim. O que acontece é que a presença do líquido tem chances de causar uma otite (inflamação ou infecção no ouvido). 

Nesse caso, a pessoa pode apresentar: dor no ouvido, febre, perda auditiva, inchaço, vermelhidão, dentre outros sintomas. Enfim, tanto a inflamação quanto a infecção podem causar problemas maiores. 

Leia também: Aparelho auditivo: o que é e como funciona o seu uso?

Quando procurar atendimento médico?

Quando as ações caseiras, para tirar água do ouvido, não são satisfatórias — ou seja, a pessoa continua sentindo o ouvido com entupimento, é preciso procurar ajuda médica. 

Diante disso, o médico otorrinolaringologista vai avaliar o caso e tomar a melhor medida para remover o líquido. 

O CEMA Hospital tem equipes de otorrinolaringologia de alta qualidade, além disso, as consultas têm preços que cabem no seu bolso. Faça o agendamento da sua visita ao médico pela internet! 

Como evitar água no ouvido? 

Também existem vários jeitos de evitar que a água entre no ouvido. Confira como evitar o problema e, assim, cuidar melhor da sua saúde auditiva e, consequentemente, do seu bem-estar: 

  • use protetores de ouvido para mergulho (vendidos, por exemplo, em lojas de esportes ou de departamentos);
  • evite usar cotonete ou remover a cera do ouvido de outras maneiras (para quem não sabe, a cera tem o papel de, justamente, proteger o canal auditivo);
  • após o banho (ainda que você tenha usado algodões), seque a orelha e a entrada do ouvido. 

Importante frisar que os cuidados, tanto para remover quanto para evitar que a água entre no ouvido, também são válidos para as crianças. 

Conclusão 

Neste conteúdo, nós do CEMA Hospital falamos sobre o que fazer quando entra água no ouvido. 

Lembrando que esse tipo de situação é muito comum, ainda mais no verão, quando as pessoas frequentam mais piscinas, mares, represas e afins. Mas, vale dizer que a água pode entrar no ouvido, até mesmo, durante o banho. 

Independentemente de como o problema ocorreu, é fundamental resolvê-lo o quanto antes. Para isso, faça uma das quatro medidas que indicamos. 

Agora, se nenhuma das medidas caseiras adiantar, e a água continuar no ouvido, é imprescindível procurar ajuda médica. Assim, é possível evitar problemas maiores, como inflamações e/ou infecções no ouvido. 

Marque uma consulta com uma das equipes médicas do CEMA! 

Data de Publicação : 16/01/2024