Início > Blog > Oftalmologia > Como limpar as lentes de óculos corretamente? Conheça o passo a passo

Como limpar as lentes de óculos corretamente? Conheça o passo a passo

Os cuidados com a saúde ocular vão muito além de saber escolher óculos da melhor qualidade. Por exemplo, você sabe como limpar as lentes de óculos da forma correta? 

Esse tipo de conhecimento impacta bastante na qualidade da sua visão e, além disso, também mantém as lentes intactas por mais tempo. 

Aliás, vale destacar que esse segundo aspecto (maior durabilidade) é ainda mais importante para quem costuma pagar caro para ter óculos de qualidade. 

Então, por que não conferir todas as nossas informações e dicas sobre limpeza de óculos? Todas elas estão reunidas neste conteúdo, a leitura é rápida. Aproveite! 

Leia também: Sensibilidade à luz: saiba como proteger os olhos!

Como limpar as lentes de óculos corretamente?

Primeiro de tudo, vale a questão: como você costuma limpar os seus óculos? Há quem, no meio da correria do dia a dia, tire o acessório e limpe as lentes com a própria roupa ou, ainda, com qualquer outro pedaço de tecido que esteja por perto. 

Só que, muitas vezes, essa “limpeza” não é eficaz para deixar as lentes perfeitas. Além do mais, dependendo do tecido usado, você pode causar danos às lentes, como riscos.

Mas, então, como limpar as lentes de óculos corretamente? O jeito certo é mais fácil do que as pessoas imaginam. Veja só o passo a passo sobre como fazer a limpeza correta: 

  1. Lave suas mãos

O primeiro passo é lavar bem as suas mãos, pode ser com água e sabão, detergente ou sabonete. O mais importante é deixar as mãos bem limpas. 

  1. Use água corrente

Em seguida, pegue os seus óculos e lave-os na pia, usando água corrente (em temperatura ambiente mesmo). 

  1. Utilize sabão neutro

Além da água, claro, é fundamental usar sabão, mas não qualquer um. Prefira o sabão neutro, que não possui substâncias químicas que prejudicam as lentes. 

  1. Esfregue com cuidado

Juntando água e sabão, é preciso esfregar as lentes (mas isso com muito cuidado, de forma delicada mesmo, para não estragar as lentes). Esfregue cada lente por uns dois minutinhos. 

  1. Seque as lentes delicadamente

O quinto passo, sobre como limpar lentes de óculos corretamente, é referente à forma de secagem. As lentes devem ser secas com papel higiênico macio, para não causar riscos e outros estragos. 

  1. Confira as lentes

O último passo é verificar se as lentes ficaram bem limpas mesmo. É a hora de ver se não ficou algum borrão, cílio, enfim. Se preciso, repita o processo de lavagem. 
 

Qual a importância de manter a higiene dos seus óculos?

Como dissemos, limpar as lentes dos seus óculos é muito importante, primeiramente, para você enxergar perfeitamente mesmo

Outra necessidade disso é a manutenção das lentes, ou seja, lentes devidamente limpas e cuidadas duram mais tempo. 

Então, procure limpar suas lentes, pelo menos, uma vez por dia. Muitas vezes, não parece, mas, em poucas horas, as lentes já podem acumular bastante sujeira — ainda mais se você mora em cidades com altos índices de poluição. 
 

Outros cuidados necessários com as lentes e com os óculos, no geral

A limpeza correta dos óculos é muito importante, claro, mas existem outros cuidados essenciais para manter seus acessórios. Veja só como cuidar mais desses acessórios tão imprescindíveis: 

  • Use a caixinha dos óculos para guardá-los — o compartimento próprio evita que as lentes risquem, fiquem manchadas; que a armação entorte, enfim, a caixinha, realmente, protege bem os acessórios. 
  • Evite deitar com os óculos — se o seu grau é baixo, evite se deitar com os óculos (para assistir à TV, por exemplo), assim você evita que a armação entorte. Agora, se você é 100% dependente dos óculos, procure deitar-se de barriga para cima, ao assistir TV, assim, você não prejudica os óculos. 
  • Nunca deixe as lentes viradas para a superfície — esse ato faz com que as lentes sofram riscos e até outros danos maiores (lembre-se de usar a caixinha dos óculos);
  • Jamais durma com os óculos — essa é mais uma precaução que evita entortar ou causar outros danos aos acessórios.
  • Evite deixar os óculos no banheiro (durante o seu banho) — com o passar do tempo, o vapor do banheiro pode danificar as lentes.
  • Não utilize outros produtos que não seja sabão neutro para a limpeza das lentes — qualquer outro tipo de produto, como sabonete, detergente e afins, também podem danificar as lentes. 
     

Dica bônus

Você costuma ir com que frequência ao oftalmologista? O recomendado é fazer uma visita ao médico, ao menos, uma vez por ano. 

Quem tem determinados problemas de saúde ocular, dependendo do quadro, deve ir até com mais frequência ao oftalmologista (o próprio médico é quem deve estabelecer essa frequência). 

Marque a sua consulta online e vá a um dos oftalmologistas do CEMA Hospital! Os profissionais atendem na capital paulista e região. Cuide da sua saúde ocular! 

Conclusão

Agora você já sabe como limpar as lentes de óculos. A higienização deve ser feita, somente, com água corrente e sabão neutro. 

Se as lentes estiverem muito pouco sujas, é possível limpá-las com um tecido próprio (aquele que costuma vir com a caixinha dos óculos comprados em uma ótica). Vale lembrar que, além da limpeza, existem outros cuidados básicos com os acessórios. Fique atento a eles! 

No mais, faça sua visita anualmente a um oftalmologista ou até mais vezes, dependendo do seu caso! 
Conte com as equipes especializadas e experientes do CEMA Hospital! Já para mais dicas como essas, continue aqui pelo blog do CEMA Hospital!

Data de Publicação : 16/01/2024