Como saber se estou com problema de vista: 8 sinais
Se você teve problema para enxergar qualquer coisa em algum momento da vida, talvez já tenha se perguntado: “como saber se estou com problema de vista?"
Essa pergunta vai nos acompanhar ao longo deste conteúdo, à medida que explicamos mais sobre o assunto.
Então, fique tranquilo, pois você vai saber identificar quando é hora de ir ao médico, sintomas relacionados e quais as principais doenças que podem afetar a visão. Vamos lá?
Quais são os problemas de vistas mais comuns
Dentre os problemas de vista mais comuns estão:
- miopia;
- hipermetropia;
- astigmatismo;
- presbiopia;
- catarata;
- glaucoma;
- retinopatia diabética.
8 sinais que indicam problemas na vista
Algumas doenças, como as que citamos anteriormente, apresentam sintomas bastante comuns.
Por isso, se você é dessas pessoas que se pergunta “como saber se estou com problema de vista” fique atento a esses sintomas e analise se você se identifica com algum deles.
Olhos irritados e lacrimejamento
Os olhos irritados e lacrimejantes podem ser sinais de problemas de visão devido a várias razões, incluindo fadiga ocular, exposição prolongada a telas, alergias, infecções oculares, ou mesmo a necessidade de correção visual, como óculos ou lentes.
Condições como a síndrome do olho seco, na qual os olhos não produzem lágrimas suficientes ou as lágrimas evaporam muito rapidamente, podem causar desconforto e lacrimejamento.
Olhos vermelhos ou inchados
Olhos vermelhos podem indicar conjuntivite (inflamação da conjuntiva), blefarite (inflamação das bordas das pálpebras), ou até mesmo uveíte (inflamação da úvea).
Já os olhos inchados também são sinais de algumas doenças, como alergias, infecções bacterianas ou virais, ou condições mais graves como glaucoma.
Além disso, o esforço visual excessivo, como ler com pouca luz ou passar longos períodos em frente a telas sem pausas adequadas, também pode levar a esses sintomas.
Dor de cabeça e dor nos olhos
Quando os olhos têm que se esforçar para focar corretamente, os músculos ao redor podem ficar tensos, causando dores oculares e cefaléia.
Esses sintomas ocorrem frequentemente devido ao esforço excessivo dos olhos, que podem ser causados ??por visão não corrigida.
Baixo nível de visão
Para responder a pergunta: “como saber se estou com problema de vista” vale ficar atento a quaisquer possíveis sintomas e o baixo nível de visão é um bastante comum.
Ele pode se manifestar como dificuldade para ver objetos distantes (miopia), dificuldade para ver perto (hipermetropia), visão distorcida (astigmatismo) ou dificuldade em focar em objetos próximos.
Esses problemas de refração ocorrem quando a forma do olho impede que a luz seja focada corretamente na retina.
Outras causas de baixa visão incluem doenças oculares como catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia, por exemplo.
Sensibilizada a claridade
A sensibilidade à luz, ou fotofobia, é caracterizada por um desconforto ou dor nos olhos ao serem expostos a luzes brilhantes ou intensas.
Pessoas com fotofobia podem sentir a necessidade de fechar os olhos, franzir a testa ou virar o rosto para evitar a luz.
Algumas causas comuns são a presbiopia, o astigmatismo e a síndrome do olho seco.
Visão embaçada
A visão embaçada pode ser um sinal da necessidade de óculos. Quem está com esse sintoma pode sentir dificuldade de enxergar bem o contorno dos objetos.
Isso pode acontecer tanto para perto quanto para longe e costuma ser um sinal comum de astigmatismo.
Visão dupla
A visão dupla ocorre quando uma pessoa vê duas imagens de um único objeto.
A condição pode ser temporária ou persistente e, dependendo da causa, pode ocorrer em diferentes momentos do dia ou em situações específicas.
Forçar a vista para enxergar melhor
Quando os olhos têm dificuldade em focar ou ver claramente, você pode sentir a necessidade de fazer um esforço extra, como estreitar os olhos, piscar com frequência ou ajustar a visão.
Esse esforço pode ser causado por erros refrativos, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, quando a luz não está corretamente focalizada na retina, mas também por fadiga ocular de longo prazo, uso prolongado de telas, etc.
Quando visitar um oftalmologista?
Se você ainda não entendeu como saber se está com problema de vista, não se preocupe, o diagnóstico só pode ser feito por um médico oftalmologista.
O ideal é que a visita ao oftalmologista seja feita ao menos uma vez por ano no caso de pessoas saudáveis que não possuem problemas de visão.
No entanto, se surgirem sintomas repentinos, como os citados neste conteúdo ou quaisquer outros sintomas preocupantes, é indicado marcar uma consulta o quanto antes.
Isso porque muitos problemas de visão podem evoluir rapidamente e precisam ser tratados de maneira precoce.
Importância de consultas e exames preventivos para problemas de vista
A visão é um dos sentidos mais importantes no dia a dia. Quando está tudo bem, quase não notamos o quanto enxergar bem é vantajoso.
Mas quando surge qualquer problema fica evidente o quanto precisamos da visão para atividades simples do dia a dia, como ler e dirigir. Veja a importância de fazer consultas e exames de vista preventivos:
- identificar de problemas de visão em estágios iniciais, mesmo de doenças que não apresentam sintomas;
- evitar a progressão de doenças oftálmicas;
- detectar doenças sistêmicas que podem estar relacionadas, como diabetes, por exemplo;
- melhorar o desempenho escolar e no trabalho;
- melhorar a capacidade de realização de tarefas diárias e da qualidade de vida em geral a partir da correção do problema.
Dicas para cuidar bem da vista
Além de ir ao oftalmologista regularmente, existem algumas práticas que você pode seguir no dia a dia que podem ajudar:
- use óculos de sol com proteção ultravioletas (UV);
- mantenha uma dieta saudável e rica em nutrientes;
- descanse os olhos por alguns minutos após passar muito tempo olhando para telas;
- evite esfregar os olhos;
- evite forçar os olhos, como para fazer leituras em ambientes pouco iluminados, por exemplo.
No CEMA nós temos os melhores profissionais para cuidar da sua visão. Fale com a gente e agende uma consulta!
Conclusão: como saber se estou com problema de vista
Agora que já respondemos à pergunta “como saber se estou com problema de vista”, esperamos ter ajudado a entender quando é hora de se preocupar.
A detecção de problemas de visão pode ser feita ao observar sinais como olhos irritados, lacrimejamento, vermelhidão, dor de cabeça, baixa visão, sensibilidade à luz, visão embaçada, visão dupla e esforço para enxergar.
Ficou na dúvida? Então consulte um oftalmologista do CEMA para saber mais