Conheça alguns sintomas iniciais da catarata, uma das principais causas de cegueira no mundo
Em virtude da pandemia, muitas pessoas têm evitado procurar ajuda médica, mas enfermidades, como a catarata, estão entre urgências que não podem ser negligenciadas
Imagem retirada do banco de imagens
Existem muitas formas de identificar o início da catarata, doença que pode provocar perda da visão. Tais sinais, no entanto, podem passar despercebidos. “No princípio a pessoa pode sentir uma diminuição na acuidade visual, além de dificuldade para ver e distinguir cores. Visão dupla, troca frequente de óculos para correção de grau e problemas para enxergar em lugares poucos iluminados também são alguns dos sinais”, alerta o oftalmologista do Hospital CEMA, Minoru Fujii (CRM 58273 / RQE 46741). Outro sintoma inicial importante, que ocorre em alguns casos, envolve uma piora da visão na presença de luzes fortes.
Embora a catarata seja mais comum na terceira idade, ela também afeta os mais jovens, e tem inúmeras causas, além do envelhecimento. Doenças como diabetes, rubéola (durante a gravidez), uso de medicamentos, como corticoides, uso exagerado de álcool, cigarros e exposição a produtos químicos e radiação ultravioleta podem favorecer o aparecimento da doença, que também pode ter causa congênita, ou seja, bebês podem nascer com a enfermidade. “Em pessoas acima de 65 anos, a patologia atinge quase metade da população mundial, cerca de 46%”, explica o médico.
A catarata ocorre quando o cristalino – lente natural do olho humano - se torna opaco, prejudicando e, posteriormente, impedindo que a pessoa enxergue. Isso porque o cristalino auxilia na visão para perto e para longe. Caso a pessoa não trate o problema, ela perde a visão. O tratamento para a doença é cirúrgico, e o procedimento é um dos mais seguros na área médica.
Saiba mais: Como é realizada a cirurgia de catarata.
Imagem retirada do banco de imagens
A cegueira em virtude da catarata pode ser revertida com a cirurgia, por isso é importante um acompanhamento médico, desde os primeiros sintomas. “Embora a diminuição da visão seja reversível, a cirurgia, quando adiada por muito tempo, fica mais complicada, já que o cristalino se torna mais rígido”, detalha Fujii.
Por isso, caso note alguma alteração ocular, procure um especialista. A cirurgia de catarata é rápida, indolor e promove uma melhora significativa da visão, graças à remoção do cristalino, que é substituído por uma lente artificial.
Saiba mais: Conheça outras doenças oculares que podem afetar a saúde dos seus olhos!