Estrabismo: conheça os principais aspectos dessa condição
Você sabia que o estrabismo é mais comum do que se imagina? Estima-se que 4% da população mundial tenha esse tipo de problema.
Em muitos casos, ele aparece ainda nos primeiros anos de vida. Perceber os sinais do transtorno é extremamente importante, pois, quanto mais cedo o diagnóstico, menores são as consequências para a vida de quem tem estrabismo.
Então, quer saber mais sobre o problema ocular? O CEMA Hospital te explica tudo agora. Boa leitura!
Leia também: O que é miopia? Entenda o assunto!
O que é estrabismo?
Estrabismo é uma distúrbio ocular que afeta a capacidade de uma pessoa de alinhar os olhos adequadamente.
Então, quando uma pessoa tem essa condição ocular, seus olhos podem apontar em direções diferentes.
Vale destacar que isso pode levar a problemas de visão, incluindo visão dupla ou visão reduzida em um dos olhos.
A boa notícia é que, hoje em dia, existem maneiras de tratar e solucionar o distúrbio ocular. Mais adiante, vamos mostrar como corrigir o desalinhamento dos olhos. Continue a leitura!
O que causa o problema?
Já a causa exata do estrabismo pode variar, mas, muitas vezes, é devido a um desequilíbrio nos músculos oculares ou a uma fraqueza nos nervos que controlam esses músculos.
Aliás, é importante esclarecer que o movimento dos nossos olhos acontece por meio de seis músculos ligados ao sistema nervoso central. Só que, infelizmente, existem algumas razões que podem comprometer esse funcionamento.
Veja algumas das causas que podem desencadear o desalinhamento dos olhos:
- traumas;
- viroses;
- AVC (Acidente Vascular Cerebral);
- catarata congênita;
- Síndrome de Down;
- prematuridade;
- meningite;
- diabetes;
- tireoide;
- hereditariedade.
Quais são os diferentes tipos de estrabismo?
Você provavelmente já viu casos diferentes de desalinhamento ocular — por exemplo, algumas pessoas têm um dos olhos direcionados para cima, já outras têm um dos olhos voltado para o canto interno do olho.
Enfim, isso acontece porque, justamente, existem diferentes tipos de estrabismo.
Conheça, agora, quais são as variações:
Esotropia
Esotropia é uma condição oftalmológica que faz com que um dos olhos vire para dentro em direção ao nariz, enquanto o outro permanece posicionado normalmente.
Essa condição pode ocorrer em qualquer idade, mas é especialmente comum em crianças. A esotropia pode ser causada por problemas musculares ou, ainda, por uma desordem do sistema neurológico.
As opções de tratamento variam de acordo com a gravidade do caso e podem incluir o uso de lentes corretivas ou, até mesmo, cirurgia.
Exotropia
Já a exotropia é um tipo de desalinhamento ocular caracterizado por um desvio externo de um dos olhos.
Essa condição pode ter várias causas, incluindo fraqueza ou desequilíbrio muscular, danos nos nervos ou problemas com a capacidade do cérebro de processar informações visuais.
Além disso, a exotropia pode estar presente desde o nascimento ou pode se desenvolver mais tarde na vida.
Embora não seja algo doloroso, a exotropia pode resultar em visão dupla, problemas sociais e outras dificuldades.
Hipertropia
Hipertropia é uma condição ocular em que um olho está voltado para cima enquanto o outro permanece alinhado corretamente.
Embora possa causar alguns sintomas, como visão dupla ou fadiga ocular, normalmente, não é um problema grave. Ainda assim, claro, a hipertropia precisa de avaliação médica.
A intervenção precoce pode impedir a progressão da condição e prevenir problemas a longo prazo. Lembre-se sempre de cuidar dos seus olhos e procurar ajuda médica se notar qualquer sinal fora do comum.
Hipotropia
Hipotropia é a condição que faz com que um dos olhos fique desviado para baixo, enquanto o outro olho se mantenha alinhado.
Essa condição pode ser causada por uma série de fatores, incluindo distúrbios neurológicos, lesões oculares ou desequilíbrio muscular.
Apesar de sua aparência preocupante, a hipotropia, geralmente, pode ser tratada com cirurgia.
Como funciona uma cirurgia para estrabismo?
A cirurgia para estrabismo é considerada complexa e necessita de planejamento minucioso. No procedimento cirúrgico, os médicos realizam cortes na conjuntiva, de modo a alcançar os músculos oculares.
Em seguida, é possível soltar ou tensionar esses músculos, conforme o quadro de cada paciente (o que deve ser avaliado antes, durante consulta médica, claro).
Mexer nos músculos é o que faz com que um olho fique alinhado com o outro.
Quando procurar atendimento médico?
É importante que os pacientes procurem orientação médica assim que notarem quaisquer sintomas relacionados à saúde ocular, já que um diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de um tratamento bem-sucedido.
Sendo assim, se você notar que uma pessoa da sua família tem um dos olhos desalinhados ou, ainda, perceber isso em você mesmo, procure um oftalmologista o quanto antes!
Vale sempre ressaltar que o CEMA Hospital possui as melhores equipes de oftalmologia. Os médicos são extremamente capacitados, além de muito experientes… E o melhor é que existem unidades do CEMA espalhadas por São Paulo e cidades próximas.
Agende, agora mesmo, uma consulta com um oftalmologista do CEMA Hospital! É possível fazer isso sem sair de casa, basta clicar e escolher um dia e horário para sua visita ao médico!
Conclusão
Neste conteúdo, você viu o que é o estrabismo. Lembrando que esse termo trata-se de um distúrbio ocular que faz com que um dos olhos fique desalinhado, seja direcionado para um dos lados, para cima ou para baixo.
A condição anormal pode ser notada, muitas vezes, ainda na infância. Lembrando também que é importante identificar o problema o mais cedo possível, assim, dá para tratá-lo e evitar complicações.
Então, você suspeita que tenha ou conhece alguém que parece ter o desvio de um dos olhos? Procure um oftalmologista pelo CEMA Hospital!
Cuide da sua e da saúde ocular da sua família! Já para outras informações como essas, continue aqui no blog do CEMA Hospital!