Início > Blog > Oftalmologia > Fotocoagulação a laser: o que você precisa saber sobre esse exame?

Fotocoagulação a laser: o que você precisa saber sobre esse exame?

A fotocoagulação a laser é um procedimento relativamente simples, minimamente invasivo e pode ser realizado rapidamente no próprio consultório. 

O procedimento é utilizado como tratamento para diferentes doenças dos olhos, em especial, a retinopatia diabética e doenças isquêmicas da retina.

Para saber mais sobre o procedimento, continue a leitura!

O que é fotocoagulação a laser?

A fotocoagulação a laser é um procedimento médico preciso e eficaz que utiliza feixes de laser para cicatrizar ou selar pequenos vasos sanguíneos nos olhos. 

O procedimento é frequentemente usado em cirurgias minimamente invasivas na oftalmologia e consiste na conversão da luz de alta intensidade em calor, que é absorvido pelo tecido.

Esse calor causa a coagulação do sangue e a selagem dos vasos sanguíneos, o que ajuda a controlar o sangramento e a evitar danos aos tecidos circundantes. 

Para que serve o exame fotocoagulação a laser?

Rotura retiniana 

Em casos de roturas retinianas, o laser é utilizado para criar pontos de coagulação ao redor da rotação, formando uma barreira que ajuda a estabilizar as rupturas impedindo que as mesmas aumentem.

Glaucoma

O procedimento também é usado para tratar o glaucoma, uma condição que causa pressão intraocular elevada. 

A ação visa melhorar o fluxo de fluido intraocular, reduzindo a pressão. Para isso, cria-se pequenas aberturas nas estruturas oculares, para facilitar a drenagem do humor aquoso e reduzir a pressão intraocular.

Retinopatia diabética 

Na retinopatia diabética, o procedimento de fotocoagulação é frequentemente aplicado para tratar áreas de isquemia ou vazamentos de vasos sanguíneos na retina. 

O laser é usado para selar os vasos sanguíneos anômalos e reduzir a progressão da doença, preservando a visão.

Malformações vasculares

Em casos de malformações vasculares como a retinose pigmentar, o procedimento pode ser usado para tratar áreas específicas da retina afetada. 

O objetivo é reduzir a perda de visão e preservar a função retiniana em áreas saudáveis.

Outras ocasiões para o qual pode ser utilizado são a degeneração, deslocamento e tumores da retina, edema da mácula e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Quais os benefícios da fotocoagulação a laser?

Dentre os principais benefícios, o procedimento é considerado:

  • seguro e altamente eficaz
  • preciso, já que é possível direcionar para a área exata que precisa ser tratada;
  • rápido, levando apenas alguns minutos para ser concluído;
  • minimamente invasivo e não requer anestesia endovenosa.

Como funciona a fotocoagulação a laser?

O oftalmologista usa um aparelho de laser, como um oftalmoscópio a laser, para focar o feixe de luz na área alvo da retina. 

Isso geralmente envolve olhar através de uma lente especial que auxilia no direcionamento preciso do laser.

A partir daí, o feixe é direcionado para a área específica que requer tratamento, como os vasos sanguíneos anômalos na retina.

A energia do laser é absorvida pelo tecido, causando a coagulação do sangue nos vasos sanguíneos anômalos ou a fotocoagulação do tecido alvo. 

Isso ajuda a selar os vasos sanguíneos, controlar sangramentos ou tratar outras condições oculares, dependendo do propósito do procedimento.

Como se preparar para a fotocoagulação a laser?

O procedimento não exige grandes preparações. O paciente deve apenas evitar usar maquiagem e não estar usando lentes de contato.

Pouco antes de iniciar, é aplicado colírio anestésico nos olhos. Ele ajuda a dilatar a pupila e a reduzir o desconforto que o paciente pode sentir durante o procedimento.

Quais os riscos da fotocoagulação a laser?

O principal risco é o da perda da visão, mas são casos bastante raros, que podem acontecer se o procedimento não for feito da forma correta e também se o paciente não colaborar e não seguir os cuidados necessários após a realização.

Outros riscos são o de sangramento e de ruptura na retina, caso o laser não esteja corretamente direcionado.

Leia também: Saiba como cuidar dos olhos durante todas as fases da vida

Como é o processo de tratamento?

A fotocoagulação a laser é uma técnica ambulatorial e não requer hospitalização. Ou seja, estamos falando de um procedimento simples que não costuma gerar complicações.

No entanto, durante o processo pode haver desconforto e alguns pacientes relatam que sentem um pouco de dor.

É preciso seguir as orientações médicas para garantir uma recuperação tranquila e acompanhar a eficácia do procedimento. 

Vale lembrar que ela precisa ser indicada por um oftalmologista e o paciente deve passar por uma avaliação com um médico especialista em tratamento de retina.

Como fica o olho depois da fotocoagulação?

Após o procedimento, pode haver visão turva e escura, com flashes verdes e moscas, por isso, é recomendado que o paciente não esteja dirigindo e vá com um acompanhante.

Isso acontece por alguns minutos após a aplicação do laser, mas é considerado normal e aos poucos vai voltando ao normal.

Pós-tratamento e cuidados com a fotocoagulação a laser

Após o tratamento, alguns cuidados devem ser tomados para evitar complicações e para garantir uma recuperação mais tranquila.

Em geral, é preciso seguir todas as recomendações médicas à risca e aplicar a medicação prescrita. 

Além disso, evite também tocar os olhos logo após o procedimento, usar lentes, maquiagem e outros produtos que possam penetrar nos olhos.

Se precisar sair ao sol, utilize óculos escuros com proteção e evite também atividades físicas intensas.

Qual o valor de uma fotocoagulação a laser?

O preço da fotocoagulação a laser pode variar entre R$250 e R$600 reais, em média. No entanto, vale ressaltar que os valores variam de acordo com a região do Brasil e podem fugir da média apresentada.

Agende a sua consulta no CEMA Hospital!

A visita regular a um médico oftalmologista é essencial para garantir a saúde dos olhos, tanto para quem já tem algum problema de visão, quanto para quem não possui problemas diagnosticados.

O CEMA Hospital possui excelência no seu corpo clínico e cirúrgico, pois garante competência técnica, mas também um atendimento humano aos seus pacientes.

Agende a sua consulta com um de nossos oftalmologista e garanta mais saúde à sua visão!

Conclusão

A fotocoagulação a laser é um procedimento oftalmológico eficaz e seguro, utilizado para tratar uma variedade de condições oculares, incluindo retinopatia diabética, glaucoma, rupturas retinianas e outras doenças relacionadas à retina. 

Esse procedimento minimamente invasivo oferece benefícios consideráveis, como a precisão na área de tratamento, a rapidez na execução e uma recuperação tranquila.

Mas para garantir uma recuperação bem-sucedida é preciso também que seguir todas as orientações médicas, incluindo o uso de medicação prescrita e a adoção de cuidados pós-tratamento..

Leia também: Traumas oculares estão entre os principais atendimentos em pronto-socorro e podem levar à cegueira

 

Data de Publicação : 16/01/2024