Início > Blog > Oftalmologia > Glaucoma tem cura? Entenda o que é a doença e como tratá-la!

Glaucoma tem cura? Entenda o que é a doença e como tratá-la!

Existe cura para glaucoma?

Glaucoma é uma doença muito mais comum do que se imagina. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), existem cerca de 1,5 milhão de pessoas com esse problema no Brasil.

Mas, será que glaucoma tem cura? E quais serão as causas disso? Como tratar a doença? Quando procurar ajuda médica? Enfim, existem muitas questões quando o assunto é glaucoma.

Então, para esclarecer as principais dúvidas, nós do CEMA Hospital preparamos este conteúdo. Siga com a leitura para se manter informado e, claro, com sua saúde e bem-estar em dia!

Os tópicos abordados serão esses aqui:

• o que significa glaucoma, como é essa doença;
  • glaucoma pode causar cegueira?
  • os tipos de glaucoma;
  • glaucoma tem cura?
  • conclusão.

O que é glaucoma

Glaucoma é um grupo de doenças oculares que pode resultar em danos ao nervo óptico e perda de visão.

É frequentemente associada ao aumento da pressão intraocular, e podendo ter origem de diferentes causas.

O tipo mais comum, o glaucoma primário de ângulo aberto, desenvolve-se lentamente e sem sintomas até que ocorra uma perda significativa do campo de visão.

É por isso que é importante fazer exames oftalmológicos preventivos e regulares, pois o glaucoma geralmente pode ser detectado precocemente e tratado para evitar danos maiores.

Agora que já explicamos o significado da doença, podemos ir mais a fundo no tema — chegando até a explicar se glaucoma tem cura.

Continue por aqui!

Glaucoma pode causar cegueira?

O glaucoma, sério problema ocular, pode levar à cegueira, se não for tratado.

Então, é importante estar atento aos sintomas e fatores de risco, para que você possa receber tratamento precoce.

Já os sintomas mais comuns do glaucoma incluem:

• perda gradual da visão periférica (aquela que se dá no canto do olho);
  • visão em túnel (dificuldade para enxergar objetos que estão longe do centro do campo visual);
  • dor nos olhos;
  • halos (espécie de contornos brilhantes) ao redor os olhos;
  • vermelhidão nos olhos.

Se você tiver qualquer um desses sintomas, procure um oftalmologista imediatamente.

Além disso, é importante saber que fatores de risco para glaucoma incluem idade avançada (ou seja, a doença é mais comum em adultos idosos), histórico familiar, diabetes, pressão alta e lesões oftalmológicas anteriores.

Saiba mais: a importância de manter a visão saudável.

Quais são os 4 tipos de glaucoma?

Conheça os 4 tipos de glaucoma

Sim, existem quatro tipos de glaucoma que podem ser causados tanto por fatores genéticos quanto por fatores externos.

Saiba mais sobre as variações e seus respectivos sintomas:

1. Glaucoma congênito

O glaucoma congênito, como o próprio nome diz, aparece de forma congênita.

Sendo assim, alguns bebês já nascem com a doença (causada pelo aumento da pressão intraocular, ainda no desenvolvimento fetal). Os sintomas mais comuns do glaucoma congênito são: olhos lacrimejantes (em excesso), sensibilidade à luz (solar e artificial) e globo ocular aumentado.

2. Glaucoma secundário

Diferente do glaucoma congênito, o glaucoma secundário acontece por fatores externos. A razão mais comum é o uso de alguns tipos de medicamentos. Mas, por quê?

O que acontece é que algumas substâncias químicas podem aumentar a pressão intraocular em uso frequente e prolongado (corticoides).

Outros motivos que podem levar ao glaucoma secundário são: diabetes e, até mesmo, cirurgias oculares mal sucedidas.

3. Glaucoma Primário de ângulo fechado (agudo)

O glaucoma de ângulo fechado surge de repente e pode ser muito doloroso.

É uma emergência oftamológica que requer tratamento imediato para evitar a perda de visão irreversível.

Os sinais mais presentes são dores de cabeça fortes, pressão nos olhos, além da perda repentina de visão.

4. Glaucoma Primário de ângulo aberto (crônico)

O glaucoma de ângulo aberto, o tipo mais comum, progride lenta e geralmente. Fora isso, não apresenta sintomas iniciais.

Já a causa é a obstrução dos canais de drenagem no olho, isso acaba aumentando a pressão intraocular.

Glaucoma tem cura? Conheça as formas de tratamento

O glaucoma, infelizmente, não tem cura.

Mas, embora, atualmente, não haja cura para essa doença, tratamentos como medicação (colírios) ou cirurgia podem ajudar a retardar a progressão da doença e manter a visão restante.

Check-ups regulares e tratamento oportuno são fundamentais para preservar a visão em pessoas com glaucoma.

Saiba mais: a importância de prevenir o desenvolvimento do Glaucoma!

Glaucoma tem cura: tratamentos

Neste conteúdo do CEMA Hospital, você pôde tomar conhecimento sobre uma das doenças oculares: o glaucoma.Porém, vale lembrar que há diversas outras doenças que merecem a devida atenção - conheça algumas neste artigo.

Como dissemos, o glaucoma é mais comum do que se imagina. O problema pode ser causado tanto por razões genéticas quanto por fatores externos.

E relembrando a principal pergunta deste conteúdo: glaucoma não tem cura. Mas, apesar disso, é possível fazer tratamentos precoces que ajudam a controlar a doença.

Para isso, procure sempre estar atento (a) a sinais estranhos, por exemplo: dor, pressão, vermelhidão nos olhos, visão em túnel, dentre outros.

Lembrando, também, que o CEMA Hospital conta com uma equipe de alta qualidade e longa experiência. Tenha a orientação de médicos oftalmologistas que, de fato, podem te ajudar!

Saiba mais sobre a cirurgia de Glaucoma e conheça sobre outros procedimentos cirúrgicos oftalmológicos!

Data de Publicação : 16/01/2024