Início > Blog > > Gripe, resfriado ou alergia?

Gripe, resfriado ou alergia?

É gripe, resfriado ou a rinite atacada? Muitas pessoas passam por isso, especialmente aquelas que já sofrem de algum tipo de doença respiratória. E de acordo com o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, de São Paulo, Dr. Cícero Matsuyama, entre os processos alérgicos rinite, faringite e traqueite; os quadros virais e consequentemente as infecções bacterianas são as entidades mais frequentes nas vias aéreas respiratórias, tanto superiores como nas vias inferiores.

O que desencadeia esses processos, no entanto, é uma das grandes dúvidas da população no geral. Já ouvimos, por exemplo, que algumas dessas doenças respiratórias podem ser causadas pelo tempo (“pegou friagem”), produtos de limpeza, poeira excessiva na casa, presença de animais de estimação, entre outros. Mito ou verdade? “Os sintomas respiratórios causados por mudança brusca da temperatura, por ingestão de alimentos gelados ou por alterações climáticas são muito semelhantes aos causados por processos alérgicos, onde destacamos a coriza, obstrução nasal, dores de cabeça, desconforto na garganta, pigarro, tosse e rouquidão”, esclarece o Dr. Matsuyama.

Segundo ele, para perceber as diferenças do agente causador, já que os sintomas são semelhantes, devemos observar através da frequência dos sintomas, como por exemplo, o local em que vivemos (paredes com infiltração e mofo, animais domésticos – principalmente os felinos) e a gravidade dos sintomas.

“Para percebemos um fator causal dos sintomas, no entanto, muitas vezes
devemos lançar de exames laboratoriais para elucidarmos o diagnóstico” - Dr. Matsuyama

No entanto, ele indica que ao iniciar os sintomas, a orientação básica é do tratamento imediato, com: manutenção do agente causador longe da pessoa afetada, manter uma hidratação adequada, limpeza exaustiva das cavidades nasais com solução fisiológica e, nos quadros pulmonares, as inalações são muito bem-vindas.

Curiosidades

O Dr. Matsuyama diz que todas essas doenças respiratórias são mais evidentes e mais graves nos dois extremos da idade, nas crianças abaixo de sete anos e nas pessoas da terceira idade. “Isso devido mudança do aparelho imunológico das pessoas, muito característica destes períodos de vida”, aponta.

Além disso, em países temperados onde as estações do ano são bem definidas, os sintomas são mais evidentes no inverno (temperatura) e na primavera (polinização das flores). “Já no Brasil, principalmente no Sudeste, em especial na cidade de São Paulo as pessoas podem sofrer o ano todo e com piora dos sintomas nos meses mais frios e secos”, alerta.

Para prevenir dessas doenças respiratórias, o médico recomenda prestar atenção no meio ambiente onde vivemos. “Pacientes sabidamente alérgicos devem perceber nas suas casas infiltração nas paredes, evitar: cortinas com muito babados, tapetes com muitos fios de lã ou pelos de animais, bonecos de pelúcia, presença de animais domésticos, principalmente os gatos nos dormitórios. Limpar sempre as casas com um pano úmido, evitar ao máximo a utilização de espanadores e ao iniciar os sintomas alérgicos o tratamento deverá ser iniciado, novamente, tais como limpeza exaustiva os olhos e cavidades nasais com solução fisiológica, e inalação com solução fisiológica é muito bem-vinda nos pacientes portadores de alterações respiratórias”, enfatiza e finaliza.

Agora, é gripe ou resfriado? 6 dúvidas comuns sobre as duas doenças

Data de Publicação : 25/02/2016