Início > Blog > Otorrinolaringologia > Quais os 4 principais sintomas do resfriado?

Quais os 4 principais sintomas do resfriado?

O resfriado é um dos problemas de saúde mais comuns. Quem nunca passou alguns dias com dor no corpo e espirros a todo tempo? Mas não são só esses os principais sintomas do resfriado.

Existem outros sinais muito frequentes do quadro. É exatamente sobre isso que vamos tratar por aqui.

É importante ressaltar que ter informações como essas acabam te ajudando a se prevenir. Com isso, cuidar mais e melhor da sua saúde e bem-estar.

Então, continue a leitura e saiba os principais aspectos sobre resfriado!

Entenda o que é resfriado

O resfriado é uma infecção viral que acomete as vias aéreas superiores (principalmente no nariz e na garganta) e sua forma de apresentação é lenta e gradual. Os principais sintomas são: espirros, coriza e congestão nasal, tosse e febre baixa ou sem febre.

É causado, principalmente, pelo rinovírus, adenovírus, parainfluenza, metapneumovírus, etc.

Isso significa que estamos sujeitos a esse problema de saúde o tempo todo. Mas, calma, porque também vamos dar informações sobre prevenção.

Continue por aqui!

Gripe X resfriado: qual a diferença?

Muitas pessoas, quando ficam doentes, não sabem se falam “estou gripada” ou “estou resfriada”. E aí, será que existe diferença entre os dois quadros?

A resposta é sim. O resfriado, como dissemos, pode ser causado por mais de 200 vírus.

Já a gripe, normalmente, é consequência da ação dos vírus da família influenza. Um exemplo claro disso é o H1N1.

Além da origem, gripe e resfriado se diferem por sintomas. A primeira tem sinais mais fortes, que se instalam de forma repentina e são proeminentes, podendo até — se não devidamente cuidada — evoluir para um quadro de pneumonia.

Agora, os sintomas do resfriado costumam ser mais leves, com menor duração e sua evolução é mais insidiosa, ou seja mais lenta.

Conheça as principais diferenças entre alergia, gripe e resfriado!

Quais os 4 principais sintomas do resfriado?

Dito o que são as doenças respiratórias, chegou a hora de entender, especificamente, quais os sintomas de um resfriado.

Nós separamos os principais deles para te informar. Confira:

Coriza

A coriza (geralmente transparente) é uma secreção que vem da inflamação das mucosas do nariz.

É o famoso “nariz escorrendo”, o que te faz andar com caixa de lenço para cima e para baixo.