Início > Blog > Oftalmologia > Mapeamento de retina: saiba os principais detalhes do exame

Mapeamento de retina: saiba os principais detalhes do exame

Entenda o que é o mapeamento de retina!

Você já ouviu falar sobre mapeamento de retina? Esse é um dos exames mais importantes para saber como está a saúde dos olhos. Mas, afinal de contas, como funciona essa avaliação? E quando é necessário realizar o exame? 

Bem, existem muitos aspectos importantes ligados a esse tema, que você deve saber. Todo o conhecimento é sempre fundamental para manter a sua e a saúde da sua família em dia. 

Neste conteúdo, então, nós vamos te explicar as principais informações sobre o mapeamento. Continue a leitura!

Confira também: Como lavar os olhos da forma correta?

O que é o mapeamento de retina e para que serve?

O mapeamento de retina é um exame oftalmológico cujo objetivo é analisar as condições da retina, uma camada de tecido sensível à luz que reveste a parte de dentro do olho e é responsável por captar as imagens e segmento posterior. 

Além disso, o exame também consegue mostrar o estado de vasos sanguíneos e do nervo óptico.  

Quando é necessário fazer o mapeamento de retina?

O exame que mapeia a retina pode ser pedido por um médico frente a diferentes situações. São elas: 

Alterações oculares

Qualquer alteração ocular precisa de avaliação médica quanto antes. 

Se você perceber determinados sintomas, como visão embaçada, perda parcial da visão ou total, é hora de procurar um oftalmologista e agendar o exame. Então, fique atento aos sinais que seu corpo lhe dá e cuide bem da sua saúde ocular.

Leia também: Daltonismo: confira quais são os principais aspectos dessa condição.

Acompanhamento de doenças

Além disso, quem possui alguma patologia pré-existente, como diabetes, hipertensão arterial, problemas de tireoide ou histórico familiar de problemas de retina, também precisa passar por um mapeamento de retina periodicamente, mesmo que não sinta sintomas.

O acompanhamento constante da retina é crucial para prevenção de futuros danos à visão. 

Entenda como funciona o exame mapeamento de retina.

Pessoas acima de 50 anos

Conforme a idade avança (tanto para homens quanto para mulheres), aumentam as chances de aparecerem problemas oculares, principalmente se a pessoa tiver histórico de doenças na família (como já comentamos). 

Então, quem já passou dos 50 anos precisa visitar um oftalmologista, ao menos, uma vez por ano. 

Confira outras ocasiões em que pode ser pedido o exame para mapear a retina: 

  • nascimento de bebê prematuro (com até 32 semanas ou, ainda, com menos de 1.500 g) — para prevenir a chamada retinoplastia da prematuridade;
  • pessoas que vão precisar passar por cirurgia ocular;
  • quem possui miopia — para prevenir o caso de descolamento de retina;
  • pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos que podem causar efeitos colaterais na retina.  

Como e onde é feito o mapeamento de retina?

Durante o exame, o médico oftalmologista utiliza um aparelho chamado oftalmoscópio que emite uma luz em direção aos olhos do paciente. Com isso, o oftalmologista consegue visualizar o fundo do olho e identificar eventuais alterações ou lesões na retina. 

Vale frisar que o exame não causa nenhum tipo de dor ou desconforto.

Leia também: Olho Inchado: Quais são as 6 principais causas?

Quanto tempo demora o exame?

O exame para mapear a retina dura cerca de cinco minutos. Então, além de simples e indolor, a análise é muito rápida.

Quais os principais cuidados antes e depois de realizar um mapeamento de retina?

Os oftalmologistas usam colírio para dilatar a pupila dos pacientes, isso permite a análise correta da retina. Dessa forma, é preciso seguir alguns cuidados antes e após o exame. 

Anteriormente, é preciso esperar que o colírio faça efeito e a pupila dilate. Já, depois do exame, a pupila pode levar de quatro a seis horas para voltar ao normal. 

Sendo assim, você precisará de ajuda (ter um acompanhante) para voltar para casa, uma vez que sua visão ficará embaçada temporariamente. 

Saiba para o que serve o exame de mapeamento de retina.

Como o CEMA Hospital pode te ajudar 

O CEMA Hospital é referência no tratamento de olhos, ouvidos, nariz e garganta. 

Você pode contar com as melhores equipes de oftalmologia para analisar o seu caso e, se for preciso, solicitar o mapeamento de retina. O exame pode ser realizado em uma das unidades do CEMA Hospital. 

Agende uma consulta com um dos médicos oftalmologistas agora mesmo! Cuide devidamente da sua saúde ocular com os melhores especialistas!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, você soube como funciona e para quais casos é indicado o exame que mapeia a retina. 

Então, em determinadas situações, como alterações oculares, acompanhamento de doenças, cuidados pré-operatórios e outros casos, é preciso passar pelo exame clínico. 

O mais importante: lembre-se de que o CEMA Hospital está preparado para te atender e, se for preciso, um dos oftalmologistas realizará o exame em seus olhos. 

Além disso, vale dizer que o CEMA aceita diferentes convênios e, ainda que você não tenha esse recurso, as consultas particulares têm preços acessíveis. 

Já as unidades do CEMA Hospital estão espalhadas por São Paulo - SP e outras cidades próximas, como Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, dentre outras. 

Agende sua consulta e preserve a sua saúde ocular! E para outras informações como essas, continue navegando aqui pelo blog, toda semana há novos conteúdos feitos especialmente para você. Aproveite!

Data de Publicação : 26/07/2023