Início > Blog > Oftalmologia > Como lavar os olhos da forma correta?

Como lavar os olhos da forma correta?

Higienizar os olhos: essa parece ser uma tarefa muito simples, não é mesmo? Mas, por mais simples que pareça, muitas pessoas não seguem os cuidados básicos. Por isso, vale a pena falar e saber mais sobre como lavar os olhos de forma correta.  

Aliás, a higienização deve ser ainda mais cuidadosa quando se trata da parte interna do olho. E, em alguns casos, o indicado é procurar ajuda médica mesmo. Quer entender melhor tudo isso? 

Continue a leitura deste conteúdo, nós do CEMA Hospital reunimos as principais orientações para você. Aproveite! 

Leia também: Como limpar as lentes de óculos corretamente? Conheça o passo a passo

Como lavar os olhos: qual a importância de higienizar corretamente os olhos?

Lavar os olhos corretamente é uma tarefa muito importante, uma vez que retira secreções normais do corpo pela manhã (por exemplo, as famosas “remelas”). 

Além disso, a higienização evita que os folículos dos cílios e das glândulas oculares entupam, por causa de poluição, maquiagem ou, mesmo, excesso de oleosidade. 

Aliás, aqui cabe uma observação: muitas mulheres costumam dormir de maquiagem. Após um longo dia ou uma longa noite, vem aquela indisposição para remover os cosméticos. 

Mas, vale frisar que não se deve dormir de maquiagem. O produto pode causar danos aos olhos, como irritações. Então, procure sempre remover a maquiagem, apesar do cansaço e do sono, ok?

Veja também: Olho Inchado: Quais são as 6 principais causas?

Como lavar os olhos corretamente?

Agora, vem a dúvida: mas, afinal, como lavar os olhos corretamente? Siga o passo a passo para manter seus olhos limpos e saudáveis: 

Lave bem as mãos

O primeiro cuidado é lavar muito bem as mãos antes de levá-las aos olhos. Isso evita que você contamine sua visão com bactérias, por exemplo. Esfregue bem suas mãos, dedos, espaços entre os dedos e unhas (contra a palma da mão). 

Use gaze para limpar a parte externa

O lado externo (pálpebra, canto e parte inferior) dos olhos pode ser higienizada com gaze umedecida (da água da torneira mesmo). 

Outra opção é pegar uma gota de shampoo neutro infantil, água e esfregar a parte externa dos olhos, mas delicadamente. Muito cuidado, claro, para que a espuma não entre nos olhos. 

Depois, passe outra gaze limpa e seca e, em seguida, uma toalha, também limpa e seca, na parte externa dos olhos. 

Dê preferência para água filtrada ou mineral

A lavagem da parte interna dos olhos só deve ser feita com água filtrada ou mineral. Evite usar água da torneira. De novo: lave muito bem as mãos antes de colocá-las nos olhos.

Além disso, é preciso que essa lavagem interna seja feita com bastante cuidado… Coloque um pouco de água no canto do olho (com a ponta dos dedos) e deixe que ela entre devagar nos olhos. 

Dependendo do caso, o melhor é procurar um médico oftalmologista. Já, já vamos falar mais sobre isso, continue por aqui! 

E o colírio?

Neste conteúdo sobre como lavar os olhos da forma correta, também precisamos falar sobre colírios. 

O fato é que muitas pessoas acreditam que os colírios podem ser usados para lavar os olhos, mas não é bem assim. 

É preciso lembrar que essas substâncias se tratam de medicamentos. Sendo assim, o uso deles só deve ser feito com prescrição médica. Não use, em hipótese alguma, colírios para lavar os olhos nem outros tipos de medicamentos sem a orientação do seu médico!

Soro fisiológico e água boricada: como e quando usar?

Bom, vamos explicar cada caso. O soro fisiológico ficou muito associado à limpeza dos olhos. Mas, apesar disso, ele não é a alternativa ideal. Sabe por quê? 

É que o soro fisiológico, após aberto, tem um prazo de validade curto. Ele fica mais suscetível a sofrer contaminação por bactéria, fungo, enfim. 

A água boricada também não deve ser usada, porque ela possui ácido bórico em sua composição. Essa é uma substância que pode causar irritações aos olhos, como inflamações. 

Diante disso, siga somente aquelas instruções — que explicamos — sobre como lavar os olhos de forma correta. 

Quando procurar um especialista?

Se você, mesmo após lavar a parte interna dos olhos, sente um incômodo… Por exemplo, parece que ainda há algum cílio, partícula de poeira ou areia nos olhos, procure um médico oftalmologista!

Existem casos em que os agentes estranhos só saem dos olhos com instrumentos e técnicas médicas. 

Fora isso, se você percebe que os seus olhos estão produzindo muita secreção ou, ainda, que há outros sintomas estranhos (como dificuldade para enxergar, ardência, dor nos olhos, enfim), procure ajuda médica o quanto antes!

Leia também: O que é conjuntivite alérgica e como prevenir.

Como o CEMA pode te ajudar

O CEMA tem equipes de oftalmologia localizadas em São Paulo - SP e arredores. Todas são de altíssima qualidade, experiência e, consequentemente, competência. Fora isso, as consultas têm preços acessíveis, que realmente cabem no bolso. 

Agende a sua visita a um médico oftalmologista do CEMA! A sua saúde ocular precisa de toda atenção e cuidado! 

Conclusão 

Neste conteúdo, você viu como lavar os olhos de forma correta. Como dito, a higienização precisa ser feita de modo muito delicado e, claro, com as mãos extremamente limpas. 

Agora, se mesmo com uma limpeza correta, você sente alguns incômodos nos olhos, procure ajuda médica o quanto antes! 

As equipes oftalmológicas do CEMA estão sempre prontas para receber e ajudar os pacientes! 

Data de Publicação : 05/06/2023