Início > Blog > Oftalmologia > O que é retinografia: saiba os principais aspectos do exame

O que é retinografia: saiba os principais aspectos do exame

O que é retinografia?

Antes de saber o que é retinografia, responda o seguinte: a sua saúde ocular está em dia? Muitas pessoas se preocupam com o próprio bem-estar, realizam check-ups médicos, anualmente, mas acabam se esquecendo da saúde dos olhos. 

Diante disso, vale a pena saber um pouco mais sobre o cuidado com a visão… É aqui que entra a retinografia. Mas, afinal, o que significa isso? 

Já vamos adiantar que o termo significa um dos exames de visão mais importantes. Tanto homens quanto mulheres, em algum momento da vida, podem ter que passar por uma avaliação assim. 

Então, nós vamos te explicar o que é retinografia, como funciona, dentre vários outros detalhes sobre a retinografia. Acompanhe este artigo!

Leia também: Descolamento de retina: o que é e as principais causas

O que é retinografia?

A retinografia é um exame que permite observar o interior do olho, em particular a retina. 

Para quem não sabe, essa é a parte do olho responsável por transformar a luz que entra em impulsos elétricos, que são enviados ao cérebro através do nervo óptico, o que nos permite enxergar. 

Na retinografia, uma câmera especial é usada para tirar fotos da retina, permitindo que um médico avalie a saúde dos tecidos oculares e identifique possíveis doenças oculares, como a degeneração macular ou o glaucoma. 

Também é importante dizer que esse tipo de exame é simples, indolor e eficaz. Por isso, é um meio extremamente importante para os profissionais de saúde que procuram cuidar da saúde ocular de seus pacientes.

Como é realizada a retinografia?

Agora que você já sabe o que é a retinografia ocular, vamos explicar como o exame acontece. 

Geralmente, a retinografia é realizada de forma simples e rápida, sem causar qualquer desconforto para o paciente. 

O exame é feito por meio de um aparelho chamado retinógrafo, que utiliza a luz para captar imagens da retina —  a parte interna do olho responsável por enviar informações visuais para o cérebro. 

Durante o procedimento, o paciente é posicionado em frente a uma máquina e fixa o olhar em um ponto de luz, enquanto o retinógrafo capta várias imagens da retina. 

Essas imagens são armazenadas em um computador e podem ser analisadas pelo médico para detectar doenças oculares ou, ainda, monitorar um processo de tratamento. 

Como e feita uma retinografia?

Sem dúvidas, estamos falando de uma técnica fundamental para a saúde dos olhos e que pode ajudar a prevenir futuros problemas visuais. Além disso tudo, saiba que… A forma descrita acima não é a única utilizada para fazer o exame. 

Também existem outros métodos usados pelos médicos para avaliar a retina. E é claro que, ao abordar o que é retinografia, não poderíamos deixar de falar das variações do exame. 

Veja quais são elas: 

Tomografia de coerência óptica

Nesse caso, o paciente precisa olhar para um ponto de luz de um equipamento, enquanto o aparelho emite ondas de luz que são refletidas pela retina. Com isso, o médico oftalmologista consegue averiguar a espessura da retina, dentre outros detalhes do olho. 

Angiofluoresceinografia

Esse já é um tipo de retinografia diferente. O paciente recebe uma injeção com corante de forma intravenosa no braço. O líquido se difunde pelo organismo, chegando até na retina. 

Então, uma máquina é usada para tirar fotos da retina, enquanto o corante passa pelos vasos sanguíneos e permite a visualização de detalhes deles. 

Quem pode passar pela retinografia?

O exame oftalmológico é recomendado, somente, em casos mais específicos. Então, o médico oftalmologista precisa avaliar e indicar se o paciente precisa ou não realizar a retinografia. 

Geralmente, pessoas com histórico de doenças oculares, como diabetes, glaucoma e degeneração macular ou, mesmo, sintomas como visão turva, vermelhidão ou dor nos olhos podem precisar realizar o exame. 

Quando procurar ajuda médica?

O melhor é buscar orientação médica especializada sempre que houver dúvidas sobre a saúde ocular.

Se você está com sintomas, por exemplo: dificuldade para enxergar, vermelhidão nos olhos, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, etc. procure ajuda médica imediatamente! 

Também vale informar que, a partir dos 40 anos, existe um risco maior de desenvolvimento de doenças oculares, então, redobre atenção, principalmente se você tem histórico de doenças oculares na família. 

Quando for fazer o seu check-up médico anual, também marque uma consulta com um médico oftalmologista! 

Como é feita uma retinografia?

Como o CEMA Hospital pode te ajudar

Além de entender o que é retinografia, também é importante saber onde passar por uma consulta médica, certo? Nesse caso, você pode contar com o CEMA Hospital, que tem equipes de oftalmologia extremamente competentes e com anos e anos de experiência. 

Outro ponto muito positivo é que o CEMA tem unidades de atendimento espalhadas por São Paulo - SP e outras cidades da região. 

Agende a sua consulta com um médico oftalmologista agora mesmo! Cuide da sua saúde ocular e viva de uma forma muito melhor!

Conclusão 

Neste conteúdo, nós explicamos o que é retinografia ocular. Lembrando que o termo significa um exame realizado para avaliar a saúde da retina. 

Mas, afinal, quem passa por esse exame, geralmente? 

Aquelas pessoas que possuem  histórico de doenças oculares na família (glaucoma, degeneração macular, dentre outras), tem mais de 40 anos ou, ainda, está com sintomas (como dor nos olhos e dificuldade para enxergar) podem ter que fazer uma retinografia. 

Para confirmar essa necessidade, é preciso passar pela avaliação de um médico oftalmologista. Marque sua consulta por meio do CEMA Hospital!

Data de Publicação : 16/01/2024