O que é Degeneração Macular: principais sintomas e tratamento
Você deseja saber o que é Degeneração Macular? Então, saiba que está no lugar certo! O CEMA Hospital possui uma equipe especializada em oftalmologia e, diante disso, separou as principais informações para você.
No caso, então, estamos falando de uma doença bem comum. Estima-se que só no Brasil, a DMRI seja a terceira maior causa de cegueira.
Além disso, esse problema de saúde ocular costuma se desenvolver lentamente e pode não apresentar nenhum sintoma perceptível em seus estágios iniciais.
No entanto, à medida que progride, pode levar à visão central turva ou distorcida e até à cegueira.
E embora, atualmente, não haja cura conhecida para a DMRI, a detecção precoce por meio de exames oftalmológicos regulares e certas mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, manter uma dieta saudável e suplementação com vitaminas, podem ajudar a retardar sua progressão.
De qualquer modo, é importante ficar atento a quaisquer possíveis sinais de alerta de DMRI e consultar seu oftalmologista imediatamente se ocorrer alguma alteração na visão.
Saiba mais sobre o assunto por aqui!
Entendenda o que é degeneração macular ou DMRI
O que é Degeneração Macular, afinal?
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma condição que afeta a parte central da retina conhecida como mácula.
Esta pequena área é responsável pela nossa visão central nítida, permitindo-nos ver os detalhes — de tudo o que está ao alcance da visão — com clareza.
Assim, danos à mácula podem levar a sérios prejuízos nas tarefas diárias, como ler e dirigir.
Em termos gerais, a DMRI ocorre devido à falha no metabolismo de alguns componentes que se encontram em regiões mais profundas das camadas retinianas, causando assim seu depósito na região posterior da mácula.
Também pode levar a pontos cegos ou perda completa da visão central em casos avançados.
Saiba quando é hora de trocar os óculos para manter a sua visão saudável!
A degeneração macular sempre está relacionada à idade?
Sim, tanto é que o nome da doença é: Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
Mas, aqui, cabe uma observação: embora a maioria dos casos sejam diagnosticados depois dos 60 anos, é possível, também, que pessoas por volta dos 40 anos comecem a apresentar os sinais de DMRI.
Isso mostra a importância de se realizar exames médicos periódicos, a partir dos 40 anos de idade. Principalmente quando histórico familiar positivo para doenças, visto que histórico familiar é um determinante risco estabelecido.
A DMRI é muito frequente no Brasil, sendo a terceira maior causa de cegueira, de acordo com dados de 2021 da Bayer (farmacêutica). Tudo isso reforça a importância dos cuidados constantes com a própria saúde ocular. Como está a sua?
Saiba como cuidar dos olhos durante todas as fases da vida!
Tipos de degeneração macular
Ainda, neste conteúdo sobre o que é Degeneração Macular, é importante saber que existem dois tipos de degeneração macular: úmida e seca.
Confira mais sobre as distinções, a seguir:
DMRI Seca
A Degeneração Macular Seca acontece quando a retina começa a sofrer danificações. Nesse caso, a doença faz com que os tecidos da mácula fiquem mais finos. Cerca de 85% dos casos se enquadram na DMRI Seca.
DMRI Úmida
Já a Degeneração Macular Úmida é quando há neovascularização, podendo assim se mostrar com infiltrações crescendo pela retina. Essa situação acaba sendo a principal causa responsável pela perda de visão central.
Conheça os principais sintomas da degeneração macular
A doença, no começo, não costuma dar sinais — ou seja, é assintomática.
Agora, se a pessoa que está com DMRI não procurar ajuda médica, a doença continua progredindo e, aí, passa a dar alguns sintomas. São os mais comuns:
- visão turva;
- visão distorcida;
- dificuldade para enxergar quando há pouca luz;
- olhos excessivamente secos;
- ponto preto no centro da visão.
Como a degeneração macular é diagnosticada?
Agora que já falamos o que é Degeneração Macular e seus principais sintomas, chegou a hora de entender como é feito o diagnóstico.
Nesse caso, é indispensável a atuação de médico oftalmologista. É esse profissional quem vai avaliar os sintomas do paciente, além disso, realizar o chamado fundo de olho (exame feito dentro do consultório e se necessário solicitar exames complementares).
Depois desses procedimentos, já é possível dar um diagnóstico de DMRI, dizendo, também, se trata de um quadro de DMRI seca ou úmida.
Degeneração macular tem cura?
Infelizmente, atualmente não há cura para DMRI.
No entanto, a detecção precoce e o gerenciamento por meio de mudanças no estilo de vida e medicamentos podem ajudar a retardar sua progressão e preservar a visão restante.
É importante que as pessoas, a partir dos 40 anos, façam exames oftalmológicos regulares para monitorar possíveis sinais de DMRI.
Conheça os principais alimentos que contribuem para a saúde dos olhos!
Conclusão
Neste conteúdo do CEMA Hospital, você pôde saber as principais informações sobre o que é Degeneração Macular.
Como vimos, a doença é mais comum a partir dos 60 anos, mas também pode acontecer depois dos 40 anos.
No início, o problema de saúde ocular não costuma dar sinais. É por isso que realizar exames periódicos, a partir dos 40 anos, é algo tão imprescindível.
O diagnóstico precoce permite o tratamento da doença e, consequentemente, evita danos sérios à visão.
Dito isso, conte com a equipe médica especialista em oftalmologia do CEMA Hospital! Marque sua consulta, para ter o seu caso avaliado e, claro, para ter um diagnóstico (se for o caso)!
Saiba mais: Conheça também sobre o Glaucoma e continue atento aos cuidados com a sua visão!
Cuide sempre da sua saúde!