Pode usar lentes de contato na praia? Saiba tudo sobre o uso seguro
Quem usa lentes de contato pode ter algumas dúvidas sobre quando usar e quando é melhor evitá-las. E uma das dúvidas mais comuns é: será que pode usar lentes de contato na praia?
Se você não sabe a resposta, não se preocupe! Neste conteúdo vamos trazer essa informação, além de soluções úteis e cuidados práticos para uma experiência mais tranquila na praia.
Mas afinal, pode usar lentes de contato na praia?
O uso de lentes de contato na praia não é proibido, mas com algumas condições para não colocar a saúde ocular em risco. É fato, que as lentes podem ser muito mais práticas que os óculos nessa situação, pois não juntam areia e não há necessidade de ficar limpando a toda hora.
Porém, o cuidado deve ser redobrado, já que a praia é um lugar que facilita a contaminação das lentes devido ao contato com areia e, principalmente, com a água.
9 Cuidados com a lente de contato na praia
Veja em quais situações você pode usar lentes de contato na praia e os cuidados necessários!
1. Não use lentes de contato no mar ou na piscina
O contato com água do mar ou piscina pode aumentar o risco de infecções oculares devido à presença de bactérias e microorganismos.
Outras substâncias como a areia e protetor solar, por exemplo, podem irritar os olhos, mas o maior risco de contaminação é realmente com a água, por isso, é preciso tomar todos os cuidados com a lente de contato na praia.
Se optar por entrar na água com lente, considere o uso de óculos de proteção durante as atividades aquáticas e nunca abra os olhos embaixo d’água.
2. Proteja os seus olhos do sol: utilize óculos de sol UV
Os óculos de sol não são apenas um acessório de moda, mas sim, o “protetor solar” dos olhos.
Por isso, com ou sem lentes de contato, certifique-se de que os óculos de sol tenham proteção UV adequada para protegê-los da exposição prejudicial aos raios ultravioleta.
Isso ajuda a prevenir danos oculares no longo prazo.
3. Opte pelo uso de lentes de contato descartáveis
Tão importante quanto saber se pode usar lentes de contato na praia, é entender os procedimentos necessários para evitar contaminação.
Um desses cuidados, caso você queira usá-las nesse ambiente, é optar pelas lentes descartáveis que reduzem o risco de contaminação e simplificam a higiene.
Se você estiver usando lentes reutilizáveis e apresentar algum tipo de irritação nos olhos após o contato com a água, o ideal também é descartá-las.
4. Não leve o estojo de lentes para a praia
Levar o estojo para a praia também pode não ser uma boa ideia, porque você aumenta a chance de contaminação, além de deixá-lo exposto a temperaturas extremas.
Deixando o estojo em casa, você ajuda a evitar a contaminação que pode ocorrer com o contato com areia e água.
Se for de extrema necessidade, você até pode levá-lo, mas precisa garantir seu armazenamento em um local limpo e fresco, sem risco de contaminação.
5. Faça uso de colírios lubrificantes
Os colírios lubrificantes podem ajudar a aliviar a sensação de olhos secos causada pelo vento e pela exposição ao sol.
Quem usa lentes de contato, deve usar colírios específicos e indicados pelo médico oftalmologista. Por isso, consulte seu oftalmologista para escolher o colírio mais adequado.
6. Evite esfregar os olhos
O atrito pode levar ao acúmulo de areia e sujeira nas lentes, por isso, evite ao máximo levar a mão nos olhos, especialmente se estiverem sujas, é claro (isso em qualquer situação, não apenas na praia).
Se sentir desconforto ou coceira nos olhos, remova as lentes e enxágue os olhos com uma solução apropriada. Uma compressa de água filtrada gelada pode ser uma ótima solução em caso de irritação nos olhos.
O soro fisiológico, nestes casos, pode ajudar a irritar ainda mais devido à presença de sais.
Leia também: Sensação de areia no olho: o que pode ser?
7. Siga o tempo de uso e leve com você o seu óculos para realizar a troca caso necessário
Vimos que, sim, pode usar lentes de contato na praia, mas esteja sempre atento ao tempo máximo recomendado para uso contínuo das lentes. O período apropriado depende do tipo de lente e da recomendação do seu oftalmologista.
De qualquer forma, retire as lentes sempre que necessário e tenha sempre um óculos reserva para situações como esta.
Lembre-se de retirá-las também antes do banho e antes de dormir.
8. Voltando da praia: tire as lentes antes do banho e higiene corretamente
Novamente vale reforçar que o contato com água e lentes de contato não combinam. Isso porque o risco de contaminação não vem só da água do mar ou da piscina.
A água pode conter fungos, bactérias, amebas e parasitas e o banho também pode proporcionar a exposição a produtos químicos presentes em xampus e sabonetes.
Um dos maiores inimigos de quem usa lente é o protozoário Acanthamoeba spp, isso porque ele pode estar presente em qualquer água, até mesmo no encanamento da sua casa.
Esse bichinho é atraído pelas lentes e pode gerar uma infecção que começa lentamente, gerando olhos inchados, vermelhos e irritação, mas que se não tratada com urgência pode causar problemas mais sérios.
Se esquecer de tirar a lente ao tomar banho, lave-as com a solução multiuso de limpeza das lentes e coloque de molho na solução.
9. Agende consultas periódicas com o seu oftalmologista
Exames regulares são essenciais para monitorar a saúde ocular e garantir que suas lentes de contato continuem sendo a opção mais adequada para você.
Sempre comunique qualquer problema ao seu oftalmologista durante as consultas.
Precisa consultar um oftalmologista ou ficou com alguma dúvida? A equipe do CEMA pode te ajudar!
Prezamos por um atendimento humanizado e tranquilo, sempre visando melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes.
Consulte nossos especialistas em oftalmologia no Hospital CEMA. Agende agora uma consulta e proteja seus olhos!
Conclusão
Agora você já sabe se pode usar lentes de contato na praia. De maneira geral, o uso não é proibido, desde que sejam tomados cuidados específicos para preservar a saúde ocular.
Evitar o contato direto com água do mar, proteger os olhos do sol com óculos de sol UV, optar por lentes descartáveis e evitar esfregar os olhos são alguns dos passos cruciais.
Além disso, agendar consultas periódicas e seguir sempre as recomendações do seu oftalmologista são práticas que contribuem para o uso seguro das lentes, não só na praia, mas em qualquer situação