Saiba quando a caxumba pode causar perda auditiva
Especialista do Hospital CEMA esclarece a relação entre as duas doenças e alerta para a importância do rápido diagnóstico para evitar danos permanentes
Crianças acima de 2 anos e adultos jovens são mais suscetíveis a apresentar as complicações auditivas da caxumba.
O alarmante aumento nos casos de caxumba acendeu um alerta em todo o País para uma doença que parecia devidamente controlada há muito tempo. Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica foram 842 casos somente no primeiro semestre do ano (até junho). Muitas pessoas não sabem, mas a caxumba pode ter complicações sérias, caso não seja devidamente tratada. Uma delas é a perda auditiva. “Assim como outras infecções virais, a caxumba pode causar dano ao ouvido interno e também ao nervo da audição. Esse processo infecto-inflamatório pode provocar perda auditiva parcial ou total, muitas vezes irreversível”, explica o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Andy Vicente (CRM 92351 / RQE 41973).
A caxumba é uma doença viral aguda que causa, principalmente, o inchaço das glândulas que produzem saliva. Normalmente, os sintomas desparecem entre 5 e 7 dias, mas a enfermidade pode trazer complicações, como inflamação dos testículos, dos ovários, pancreatite, meningite, meningoencefalites e problemas auditivos. Apesar da perda auditiva em decorrência da caxumba ter baixa incidência de casos, a infecção pode se manifestar de modo incomum, sem o acometimento das glândulas salivares. “Nesses casos, os sintomas tornam-se inespecíficos, muitos similares à sintomatologia de outras viroses”, detalha o especialista.
Por isso, é importante ficar de olho em alguns sintomas, que podem indicar um comprometimento da audição por causa da doença. Sensação de pressão nos ouvidos, perda súbita de audição ou zumbido intenso são os principais. “É importante ressaltar que todo distúrbio na audição ou zumbidos súbitos persistentes devem ser considerados uma urgência otorrinolaringológica”, diz o médico. Crianças acima de 2 anos e adultos jovens são mais suscetíveis a apresentar as complicações auditivas da caxumba.
Uma vez diagnosticado, o tratamento para a doença deve ser iniciado o mais rápido possível, com medicações anti-inflamatórias e antivirais. Já nos casos em que ocorre dano auditivo permanente, a reabilitação auditiva pode ser realizada com aparelhos de amplificação sonora, próteses, e até mesmo implantes cocleares, em casos mais severos.