Início > Blog > Oftalmologia > O que é conjuntivite alérgica e como prevenir

O que é conjuntivite alérgica e como prevenir

De tempos em tempos, você tem dor, inchaço nos olhos, coceira e vermelhidão nos olhos? Saiba que esses podem ser sinais de conjuntivite alérgica. Sim, isso mesmo.

A conjuntivite é causada não só por vírus e bactérias, também existem fatores que desencadeiam quadros alérgicos. 

Mas, afinal, o que é a conjuntivite, especificamente? O que ela faz para causar problemas e desconfortos aos olhos? Nós vamos esclarecer essas e outras dúvidas. 

Para entender melhor tudo, você só precisa continuar por aqui. Então, boa leitura e aproveite as informações para sua saúde ocular! 

Conheça os principais alimentos que contribuem para a saúde dos olhos!

O que é conjuntivite alérgica?

A conjuntivite alérgica é caracterizada pela inflamação da conjuntiva (membrana que faz o revestimento da parte branca dos olhos e da parte interna das pálpebras). 

Diferente das conjuntivites causadas por bactérias e vírus, a alérgica não é contagiosa. Já os principais sintomas são os seguintes: 

Quais as principais causas?

São vários os fatores que podem irritar e inflamar a conjuntiva. Dentre eles: 

  • pólen;
  • fungos;
  • poluição do ar;
  • fumaça;
  • maquiagem;
  • cloro de piscina;
  • poeira;
  • ácaros;
  • pelos de animais (pets);
  • cosméticos;
  • uso indevido de lentes de contato;
  • contato com plantas. 

Também é importante salientar que, em épocas de primavera e de verão, os casos de conjuntivite por alergia são mais comuns. 

É que nesses períodos, quando o tempo está mais seco, poeiras e ácaros ficam mais concentrados no ar. 

O que acontece é que uma pessoa pode entrar em contato com um ou mais desses fatores. E, a partir disso, o organismo pode liberar substâncias alérgicas, o que causa a inflamação da conjuntiva. 

Aliás, como há a ação de substâncias alérgicas no corpo, é comum a pessoa ter não só conjuntivite alérgica, mas também outros quadros alérgicos, como sinusite e rinite. 

Como prevenir casos de conjuntivite alérgica?

A boa notícia é que a conjuntivite referente a processos alérgicos tem prevenção simples. 

Como vimos, a alergia leva à inflamação da conjuntiva, problema causado por diferentes fatores externos. Nesse sentido, é preciso amenizá-los ou, se possível, evitá-los totalmente. 

Veja o que fazer: 

Evite aspirar poeira

O ideal é que a sua casa ou qualquer outro ambiente esteja livre de poeira. Para isso, mantenha uma limpeza constante dos móveis, objetos, chão e dos espaços como um todo. 

Utilize uma flanela limpa e levemente úmida ou, ainda, um espanador para limpar as superfícies e os móveis. Além disso, retire a poeira do chão com pano úmido e desinfetante. 

Não permita o contato direto entre cloro e olhos

Quem costuma ter conjuntivite alérgica precisa, também, evitar o contato dos olhos com cloro. 

Então, ao entrar em piscinas, evite mergulhar (abrindo os olhos)  ou, ainda, use óculos para natação. 

Troque suas roupas de cama com frequência

Poeiras, ácaros e fungos também ficam em roupas de cama. Por isso, lave seus lençóis e fronhas com frequência, ao menos, uma vez por semana. A mesma precaução vale para cobertas e edredons. 

Prefira animais de pelos curtos ou, mesmo, sem pelos

Se for adotar bichos de estimação, prefira os de pelo curto. O contato direto com os bichanos também pode irritar a conjuntiva. 

Diante disso, é válido preferir animais de estimação de pelo curto ou, mesmo, sem pelos. 

Para quem gosta de gatos, por exemplo, existem espécies que não possuem pelos. Algumas das raças com essa característica são: Sphynx , Donskoy e Don Sphynx. 

Não utilize maquiagens fora de validade

Você usa maquiagens? Então, fica outro questionamento: qual é o prazo de validade dos produtos? 

Muitas pessoas mal sabem quando as maquiagens vencem ou, ainda, nem percebem que os produtos já estão fora de validade. 

Mas, isso é um costume prejudicial, já que as maquiagens vencidas também podem causar a conjuntivite alérgica. Então, redobre os cuidados quanto a isso! 

Mais atenção ao uso de lentes de contato 

As lentes de contato são seguras, desde que você saiba utilizá-las e mantê-las corretamente. 

Então, aqui vão algumas dicas. Após o uso das lentes, lave-as com solução própria para isso, deixe-as sempre guardadas em estojos, lave bem as mãos antes e após tocar nas lentes e nos olhos. 

Além disso, siga a indicação de validade do fabricante. Por exemplo, se as lentes forem descartáveis e feitas para serem usadas até 30 dias, não ultrapasse esse período. 

Como é feito o tratamento da conjuntivite alérgica? 

Se você está com os sintomas que descrevemos anteriormente, procure ajuda médica! 

Um oftalmo vai avaliar os seus sintomas, examinar seus olhos e, se preciso, solicitar alguns exames. 

Já o tratamento exige que você evite fatores que desencadeiam a alergia. Além disso, dependendo do caso, o médico pode indicar uso de colírios hidratantes. 

Alguns quadros também demandam tratamento com colírio antialérgico ou corticoides. Mas, lembrando, a decisão parte do médico oftalmologista. Evite o uso de colírios ou de qualquer outro tipo de medicação sem prescrição médica, pois isso pode piorar sua saúde ocular. Você sabia que o mau uso do colírio pode causar Glaucoma?

Saiba como cuidar dos olhos em todas as fases da vida!

Saiba como cuidar dos olhos em todas as fases da vida!

Conclusão

Nós do CEMA Hospital, constantemente, trazemos assuntos importantes para a sua saúde. 

Desta vez, falamos sobre a conjuntivite alérgica, quadro em que há inflamação da conjuntiva (membrana que faz o revestimento da parte branca dos olhos e da parte interna das pálpebras). Porém, há outras doenças que merecem atenção. Então, fique alerta e procure um médico sempre que necessário!

A reação alérgica pode ser causada por vários fatores, como: fungos, ácaros, pólen, mau uso de lentes de contato, poluição do ar, utilização de maquiagens indevidas, dentre outros.

Se você apresenta os sintomas que descrevemos, procure ajuda médica o quanto antes! Em nossas unidades — espalhadas por São Paulo - SP e região — é possível realizar uma consulta com um médico oftalmologista experiente. 

Aproveite e agende sua consulta on-line! 

Data de Publicação : 18/01/2023