Início > Blog > Oftalmologia > Coceira nos olhos: 6 principais causas e tratamentos

Coceira nos olhos: 6 principais causas e tratamentos

Coceira nos olhos

A coceira nos olhos é um problema comum e há várias possíveis causas. Alergias são um gatilho comum, mas muitas pessoas também têm coceira nos olhos como resultado de secura ou irritação.

Em alguns casos, a coceira nos olhos também pode ser um sintoma de uma condição mais grave.

De qualquer modo, a primeira providência é tomar conhecimento sobre o assunto. É para isso que nós do CEMA Hospital estamos aqui.

Neste conteúdo, você vai descobrir o seguinte:

• quais são as principais causas da coceira nos olhos;
  • o que fazer nessa situação, quando procurar ajuda médica.

Continue a leitura e aproveite as informações!

Saiba como cuidar dos olhos em todas as fases da vida!

Principais causas de coceira nos olhos

Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco é uma condição que ocorre quando os olhos não produzem lágrimas suficientes ou quando as lágrimas evaporam muito rapidamente.

Isso pode causar uma variedade de sintomas, incluindo coceira, vermelhidão e uma sensação de areia.

A síndrome do olho seco é relativamente comum, afetando até 30% da população. É mais comum em mulheres do que em homens e geralmente aumenta com a idade.

Embora a síndrome do olho seco não seja uma condição séria, pode ser desconfortável e pode levar a outros problemas, como infecções ou úlceras de córnea.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma condição comum que pode afetar crianças e adultos.

O principal sintoma da conjuntivite é a vermelhidão e inflamação da conjuntiva, a membrana transparente que cobre a parte branca do olho.

A conjuntivite pode ter causas diferentes, podendo ser alérgica, viral e bacteriana.

Na maioria dos casos, a conjuntivite não é grave e desaparece sozinha em uma ou duas semanas.

No entanto, alguns tipos de conjuntivite podem levar a problemas mais graves se não forem tratados.

Leia também: Herpes ocular: conheça a doença e a importância do tratamento precoce.

Alergia nos olhos

Muitas pessoas sofrem de alergias e os olhos são um local comum de irritação.

As alergias oculares podem ser causadas por uma variedade de razões, incluindo poeira, pólen e pelos de animais.

Os sintomas incluem vermelhidão, coceira e olhos lacrimejantes. Em casos graves, as pálpebras podem inchar e fechar.

Felizmente, existem várias maneiras de tratar alergias oculares. Já, já vamos falar sobre elas.

O que é coceira nos olhos

Uso de lentes de contato

O mau uso das lentes de contato também pode causar coceira nos olhos. Para evitar o desconforto, faça o seguinte sempre:

• higienize bem suas mãos antes de tirar as lentes;
  • mantenha os pares de lentes em um estojo adequado e troque a solução diariamente (ainda que você não use as lentes de contato todo dia);
  • higienize as lentes antes e após usá-las;
  • siga o prazo de validade indicado na embalagem;
  • não passe muito tempo com as lentes (é indicado ter óculos para você poder revezar).

Lembrando que, se você faz uso de óculos, é importante mante-los limpos, pois eles também podem acabar acumulando particulas de poeira, sujeira e outros detritos, que podem acabar entrando em contato com os olhos e ocasionando coceira. Para evitar o desconforto, veja o passo-a-passo de como limpar as suas lentes de óculos.

Estresse ocular

Qualquer pessoa que passe uma quantidade significativa de tempo olhando para uma tela de computador ou outro dispositivo digital corre o risco de desenvolver estresse ocular.

Os sintomas disso, além da coceira nos olhos, podem ser: fadiga, dores de cabeça, olhos secos e visão turva.

A melhor maneira de evitar o estresse ocular é fazer pausas regulares do tempo de tela e focar em objetos distantes por alguns minutos a cada hora.

Se você tiver sintomas de estresse ocular, existem alguns exercícios simples que podem ajudar a aliviar a tensão.

Ao tomar medidas para reduzir o estresse ocular, você pode ajudar a proteger sua visão e manter sua saúde geral.

Visão cansada

Você já sentiu como se seus olhos estivessem cansados, mesmo se você não estivesse olhando para uma tela o dia todo?

Nesse caso, você pode estar experimentando o que é conhecido como "visão cansada".

A visão cansada é uma condição comum que pode ser causada por vários fatores, incluindo falta de sono, desidratação, cansaço visual e até mesmo uma redução na imunidade.

Quer saber como aumentar a imunidade? Confira 4 dicas!

O que fazer no caso de coceira nos olhos

Como você viu, na maioria dos casos, a coceira nos olhos não é nada grave. A solução varia de acordo com a causa do problema, podendo incluir:

• uso de colírio lubrificante (para olhos secos);
  • exercício com os olhos (para visão cansada, é preciso virar os olhos no sentido horário e anti-horário);
  • massagem nas pálpebras;
  • uso de anti-histamínicos (para alergias);
  • diminuir o uso de telas (para estresse e cansaço ocular);
  • dentre outras.

Dependendo da situação, uma compressa de água fria já pode ajudar. Mas, se os sintomas persistirem, procure ajuda médica imediatamente.

A recomendação de tratamento adequado depende, claro, da avaliação de um médico oftalmologista.

Conheça os principais alimentos que contribuem para a saúde dos olhos!

A coceira nos olhos pode ter diferentes causas, por aqui, nós falamos de seis das principais. Na maioria das vezes, a causa do desconforto não é grave.

De qualquer modo, você deve consultar um oftalmologista para que ele te examine e passe o tratamento adequado.

Saiba mais: Entenda a relação entre a alimentação e a saúde dos olhos!

Evite fazer o uso de medicamentos e colírios por conta própria, dependendo do caso, eles podem piorar a situação.

Conte com a equipe de oftalmologia experiente do CEMA Hospital!

Agende agora mesmo a sua consulta e cuide da sua saúde ocular!

Entenda o que é coceira nos olhos

Data de Publicação : 16/01/2024