Início > Blog > Otorrinolaringologia > Cotonete no ouvido: quais os riscos?

Cotonete no ouvido: quais os riscos?

cotonete-no-ouvido

O uso do cotonete do ouvido é uma prática bem antiga na sociedade e, por ser tão aceita, vai passando de geração em geração. Porém, você sabia que ela promove alguns riscos?

Além disso, a utilização de outros objetos também pode desencadear lesões, como perfuração timpânica e até mesmo infecções da orelha por meio da contaminação dos objetos que foram utilizados.

Quer entender mais sobre o assunto e, então, higienizar o ouvido da maneira correta? Então, continue conosco e boa leitura!

Faz mal usar cotonete no ouvido?

Hoje em dia, não é difícil encontrar profissionais que vão contra a prática de colocar cotonete no ouvido ou qualquer outro tipo de objeto.

Isso porque, algumas lesões podem ser causadas por essa ação, bem como provocar riscos à própria audição do indivíduo.

Inclusive, a própria Academia Americana de Otorrinolaringologia, por meio de suas diretrizes, recomenda que essa prática seja abolida de uma vez por todas da sociedade.

Afinal, o cotonete no ouvido tem um grande potencial para perfurar os tímpanos, machucar os ouvidos e causar sérios problemas.

Quais são os principais riscos de usar cotonete no ouvido?

Para que você possa entender de forma mais clara, elencamos os principais riscos que uma pessoa que higieniza seus ouvidos com cotonete ou outros objetos está exposta.

Abaixo, você será capaz de verificar que não é só o cotonete, ou hastes flexíveis com algodão nas pontas, como também é conhecido, que podem causar riscos.

A utilização de demais objetos, como chaves e até mesmo as unhas, podem causar problemas na parede do canal auditivo, por exemplo.

Acompanhe!

Obstrução com cera de ouvido

A cera do ouvido é uma secreção produzida pelas glândulas do canal auditivo e atuam como protetores do ouvido. 

Afinal, ela é responsável por impedir que as sujeiras do ambiente, microorganismos e impurezas do ar, por exemplo, entrem nessa região.

Logo, removê-la nem sempre é uma alternativa recomendada. Caso contrário, os ouvidos ficarão expostos a doenças, como a própria otite, pois estarão desprotegidos.

No entanto, na hora de remover o excesso desse produto, o recomendado é não usar cotonete no ouvido.

Isso porque, esse objeto pode acabar empurrando uma quantidade significativa de cera para o fundo do canal auditivo, promovendo uma obstrução dessa região.

Danos às paredes do canal auditivo

As paredes do canal auditivo também são alvo dos riscos provocados pelo uso de cotonete no ouvido ou de objetos, na maioria das vezes, pontiagudos, como as chaves.

Assim, algumas lesões nessa região podem ser causadas. Inclusive, elas podem até desencadear quadros de infecção na região, caso a limpeza, quando necessária, não seja realizada de forma adequada.

principais-riscos-do-uso-de-cotonete-no-ouvido

Danos ao tímpano

Como você pode verificar, os tímpanos também podem ser afetados quando se utiliza cotonete no ouvido, bem como demais objetos para realizar higienização nesta região.

Isso porque, o tímpano é uma membrana bastante fina e que separa o ouvido médio do externo. 

Sua principal função é fazer com que o som seja transmitido para ossículos (ossos pequenos) que se encontram no interior do ouvido, possibilitando, assim, a audição.

Como o cotonete possui um material duro, ele, ao ser inserido na cavidade auditiva, pode provocar sérias lesões ao tímpano, inclusive perfurá-lo. 

A consequência, por sua vez, é uma perda grave da audição, já que o som não pode ser transmitido de forma adequada, visto que a membrana timpânica perdeu sua integridade.

Leia também: Aparelho auditivo: o que é e como funciona o seu uso?

Como fazer a higienização correta?

Agora que você já tomou conhecimento de que o uso do cotonete no ouvido é uma prática equivocada, chegou o momento de aprender, de fato, como fazer a higienização dessa região.

Porém, antes disso, é importante ressaltar que a limpeza dessa região não é tão necessária como se costuma acreditar.

Isso porque, como mencionado anteriormente, o cerume é uma substância que confere proteção ao ouvido e o impede de sofrer com possíveis infecções.

Por outro lado, algumas pessoas possuem uma produção excessiva dessa substância e, nesses casos, a higienização deve ser realizada.

Porém, pelos meios corretos e nunca utilizando o cotonete no ouvido. Abaixo, confira como você pode realizar essa limpeza de forma adequada!

Leia também: Confira as recomendações de como tirar água do ouvido de forma correta.

Toalha 

A forma mais adequada de higienizar os ouvidos é por meio da utilização de uma toalha macia e limpa após o banho. 

Assim, é importante que a entrada da toalha no canal auditivo não seja forçada e que a limpeza seja feita com ela até onde o dedo pode alcançar.

Algodão

O algodão também pode ser utilizado para realizar a limpeza dos ouvidos, justamente porque não possui uma haste dura e pontiaguda.

O interessante, por sua vez, é utilizá-lo, também, após ou durante o banho, pois a umidade, principalmente em banhos quentes, irá promover um amolecimento das sujeiras externas do ouvido. 

Porém, é importante tomar cuidado com a quantidade de algodão utilizada para realizar a limpeza dessa região, justamente para que não fique nenhum corpo estranho lá dentro.

Machucou com o cotonete no ouvido? Entenda quando procurar um médico!

Ao utilizar o cotonete no ouvido, alguns sintomas de machucado podem ser percebidos, tais como:

  • sangramento na área afetada;
  • audição abafada ou até mesmo distante;
  • zumbido ou chiado no ouvido;
  • dores intensas na região do ouvido.

Em casos mais graves, por sua vez, o tímpano pode ser lesionado, bem como as paredes do canal auditivo, comprometendo a audição do indivíduo. 

Nesses casos, o recomendado é procurar auxílio médico o mais rápido possível para saber quais são as formas de tratamento disponíveis. 

Assim, o ideal é procurar ajuda de um otorrinolaringologista, já que ele é o profissional adequado para identificar quais são os motivos pelos quais o ouvido está machucado. Se necessário, o médico poderá orientar sobre o uso de um aparelho auditivo para melhorar a audição afetada.

O CEMA tem unidades de atendimento espalhadas por São Paulo – SP e arredores. Agende a sua consulta com uma das equipes de otorrinolaringologia.

principais-riscos-do-uso-de-cotonete-no-ouvido

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu quais são os principais riscos da utilização do cotonete no ouvido e pode verificar que essa prática deve ser abolida de uma vez por todas, segundo órgãos competentes e científicos.

Além disso, pode conhecer as melhores formas de higienizar essa região sem que haja a necessidade de introduzir objetos na região.

Para um atendimento de qualidade com um otorrinolaringologista, agende hoje mesmo sua consulta personalizada. Afinal, as equipes do CEMA estão prontas e à disposição para te atender.

Ah! Não se esqueça de acessar o blog CEMA para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da saúde.

Data de Publicação : 16/01/2024