Início > Blog > Otorrinolaringologia > Desvio de septo: o que é e como tratar?

Desvio de septo: o que é e como tratar?

Você apresenta ou convive com alguém que tem dores na cabeça e na face, “nariz entupido”, além de dificuldades para dormir? Saiba que esses sintomas podem indicar o seguinte: desvio de septo.

É exatamente por isso que nós do CEMA Hospital resolvemos falar sobre o tema por aqui.

E, claro, não significa que você, agora, vai precisar ter conhecimentos específicos. Isso só cabe aos profissionais de saúde mesmo. Mas, ter um certo nível de consciência sobre esse tema pode te fazer a diferença.

Isso no sentido de procurar atendimento médico adequado e, consequentemente, poder viver ou ajudar alguém a ter mais qualidade de vida.

Dito isso, continue por aqui e confira as informações e dicas do CEMA!

Os tópicos abordados serão exatamente esses:

• o que significa desvio de septo;
  • o que causa esse tipo de problema de saúde;
  • quais são os graus do desvio em pauta;
  • quais tipos de sintomas estão envolvidos;
  • como é feito o diagnóstico;
  • no que consiste o tratamento;
  • conclusão.

O que é desvio de septo

Falando de um jeito mais simples e objetivo: desvio de septo significa que a estrutura interna que separa as narinas não é reta.

Vale saber, então, que o espaço entre as narinas (cavidades) é formado por: osso, cartilagem e mucosas.

O quadro em questão refere-se justamente à falha nessa estrutura (septo). Mas, afinal, de onde nasce esse tipo de problema? Será que ele pode levar a quadros de saúde mais sérios?

Bom, isso já é assunto para os próximos tópicos! Fique tranquilo (a), porque também vamos te explicar isso.

O que causa o desvio de septo

O desvio em questão pode ter causas naturais ou não. Pode ser decorrente do desenvolvimento dos ossos da face, ser provocado por traumatismos, processos infecciosos ou cirúrgicos.

Vamos usar uns exemplos…

Ainda na fase da infância, pode-se descobrir que a separação das narinas, de uma criança, não se desenvolveu corretamente.

Já os casos naturais, geralmente, ocorrem por conta de acidentes. Uma pessoa já na fase adulta pode, por exemplo, sofrer um acidente de carro ou, mesmo, cair na rua.

Essas duas situações, dependendo, podem machucar a face e gerar até o desvio de septo.

O mais comum, mesmo, é descobrir o problema do septo na fase da puberdade.

Quais são os graus de desvio de septo

O desvio da estrutura interna que separa as narinas costuma ser classificado em três níveis, de acordo com a obstrução da fossa nasal. São eles: leve, moderado e obstrutivo.

É claro que o diagnóstico de desvio e a definição do grau precisam ser feitos por um médico otorrinolaringologista.

Sintomas do desvio de septo

Os sintomas desse problema em pauta são diversos. Os sinais variam muito de pessoa para pessoa com base, também, no grau de desvio.

O mais comum é o paciente sentir que o nariz está constantemente “entupido”. Só que o quadro pode levar sintomas.

Veja só quais são os sinais:

• apneia do sono (distúrbio do sono que afeta a respiração);
  • ronco;
  • dores na face;
  • dores de cabeça;
  • dificuldade para dormir;
  • respiração feita pela boca;
  • sangramento nasal;
  • obstrução nasal (“nariz entupido”);
  • dentre outros.

Diagnóstico do desvio de septo

Bom, então, se você ou uma pessoa próxima apresenta um ou mais daqueles sintomas, é imprescindível procurar ajuda médica.

O médico otorrinolaringologista vai fazer uma análise clínica (que consiste em visualizar o interior das narinas, com o auxílio de um instrumento).

Além disso, o profissional vai perguntar sobre sintomas e, ainda, pode pedir exames.

Tratamento do desvio de septo

O desvio da estrutura das narinas é tratado por meio de cirurgia, no meio médico, conhecida como septoplastia.

O procedimento é indicado quando a pessoa tem desvio septal associado a sintomas.

Além disso, vale saber que a cirurgia pode ser feita na infância, na adolescência, e mais indicada na fase adulta.

Outro ponto muito importante: é essencial que haja investigação médica, para saber se não há outra complicação em vista, ou doenças associadas, como rinite, sinusite ou apneia (distúrbio do sono que afeta a respiração).

Ou seja, se a dificuldade de respirar está ligada somente ao desvio ou se há mais uma razão.

Quando devo fazer cirurgia para desvio de septo

Basicamente, a cirurgia para correção de desvio em pauta é recomendada quando o paciente tem obstrução nasal (dificuldade para respirar).

Outras causas que levam a esse procedimento são: ocorrência de rinite, sinusite e apneia (distúrbio do sono que afeta a respiração) com frequência.

Uma curiosidade: em alguns tipos de rinoplastia — a depender do desejo do paciente e da possibilidade cirúrgica — o septo também é corrigido.

Você precisa de uma avaliação médica para tirar mais dúvidas sobre o tema? Marque uma consulta, seja para você ou para alguém próximo!

Neste conteúdo do CEMA Hospital, você pôde saber as principais informações sobre desvio de septo.

Vamos recapitular os pontos mais importantes? O termo em questão quer dizer que a estrutura que separa as narinas é torta.

De fato, um problema mais comum do que se imagina.

Já os sintomas relacionados são diversos, como: dor de cabeça, sensação de nariz entupido, sinusites constantes, apneia do sono (distúrbio do sono que afeta a respiração), dentre outros.

O caso precisa ser avaliado por um médico otorrinolaringologista, sempre. O profissional, a depender do caso, pode indicar ou não cirurgia corretiva.

Conheça também as principais cirurgias plásticas faciais realizadas no CEMA Hospital!

Se você precisa passar por uma avaliação dessa, conte com a equipe do Hospital CEMA. Já para mais dicas sobre saúde, continue aqui no blog do CEMA Hospital!

Conheça outras cirurgias relacionadas à Otorrinolaringologia!

Data de Publicação : 17/10/2022