Início > Blog > Otorrinolaringologia > Sangramento nasal: conheça as principais causas

Sangramento nasal: conheça as principais causas

Entenda as principais causas do sangramento nasal.

É fato: muitas pessoas têm sangramento nasal com recorrência — ou seja, esse tipo de problema é muito mais comum do que se imagina. Estima-se que mais da metade da população de adultos já tiveram, ao menos uma vez na vida, sangramento na parte interna do nariz. 

Bem, e mais importante do que saber que esse problema é comum, é entender porque ele ocorre e o que fazer nesse caso. Será que é perigoso sair sangue pelo nariz?

Para esclarecer essa e outras dúvidas, nós do CEMA Hospital reunimos as principais informações sobre o assunto. 

Então, continue a leitura e veja o que fazer quando você tiver um sangramento pelo nariz!

Leia também: Nariz entupido: 3 principais causas e como resolver!

Quais são os dois principais tipos de sangramento nasal?

Você sabia que existem dois tipos de sangramento nasal? Sim, isso mesmo… Sangramento nas narinas não é tudo igual, e saber distingui-los é importante para você entender se existe gravidade ou não. 

Os dois termos já dão indícios de como são os sangramentos. Veja: 

Sangramento nasal posterior

O sangramento nasal posterior é aquele em que o sangramento acontece na parte posterior do nariz (geralmente, são os sangramentos mais sérios, mas também menos comuns — boa notícia, não é?).

Sangramento nasal anterior

Já o sangramento nasal anterior é o que acontece na parte anterior do nariz, onde estão vasos sanguíneos menores. Trata-se de um sangramento extremamente comum e, na maioria dos casos, sem complicações. 

Quais são as principais causas de sangramento nasal?

Basicamente, o sangramento nasal acontece diante de duas condições: quando há rompimento dos vasos sanguíneos da parte interna do nariz e quando a estrutura interna sofre irritação. 

Agora, os motivos que levam a essas condições são bem variados. Confira os principais deles:

  • sinusite;
  • rinite;
  • desvio de septo;
  • ressecamento do nariz (causado por clima seco, como no inverno);
  • machucado feito por cutucar as narinas de modo abrupto;
  • uso recorrente de sprays nasais;
  • assoar o nariz com força de mais;
  • tumores;
  • infecções;
  • levar uma pancada no nariz;
  • distúrbios hemorrágicos;
  • entrada de algum objeto estranho no nariz. 

Como dá para notar, a maioria das causas tem razões não-graves. 

Entenda o que fazer em casos de sangramento nasal.

O que fazer em caso de sangramento nasal?

Então, se você, frequentemente, sofre com sangramento nasal, chegou o momento de entender o que fazer diante dessa situação. 

O primeiro de tudo é: manter a calma. Como dissemos, em grande parte, o sangramento é causado por problemas comuns e leves. Não se desespere, isso vai passar! 

Em seguida, tome os seguintes cuidados: 

Incline a cabeça

Respire somente pela boca e incline a sua cabeça para frente, esteja você sentado ou em pé. Esses passos são necessários para evitar que o sangue desça pela garganta e vá parar no estômago ou, ainda, nas vias aéreas. 

Faça compressão das narinas

A compressão das narinas é feita de modo bem simples. Basta colocar o seu dedo polegar em uma narina e o dedo indicador na outra narina (partes de fora mesmo — o objetivo é apertar o nariz). 

Então, aperte bem por uns 15 minutos, pelo menos. Essa compressão ajuda a fazer com que o sangramento pare. 

Tenha mais cuidados no calor e durante a prática de exercícios físicos

Mais uma recomendação é redobrar os cuidados no verão e, também, durante  a prática de exercícios físicos

Dizemos isso porque altas temperaturas dilatam os vasos sanguíneos, o que causa o sangramento nasal. E essa elevação de temperatura corporal pode acontecer do próprio clima, nos dias quentes de verão e quando você pratica exercícios físicos. 

O corpo fica mais quente e, então, pode acontecer o sangramento na parte interna do nariz. 

Para amenizar esse problema, o recomendado é evitar o ressecamento das narinas (use umidificador em seus ambientes, exercite-se em locais arborizados, aplique soro fisiológico no nariz e beba bastante água). 

Quais são os tratamentos para sangramento nasal?

Existe tratamento para sangramento nasal?

Sim, existe tratamento para sangramento no nariz, quando o problema tem razão ou razões mais sérias. 

Quando é o momento de procurar um médico?

O sangramento nasal, como explicamos, pode ser causado por vários fatores e alguns deles merecem mais atenção, sim. 

Sinusite, rinite, pressão alta (hipertensão), desvio de septo, problemas de coagulação do sangue e níveis baixos de plaquetas no sangue podem causar sangramentos. Nesses casos, é importante ter o tratamento indicado por um médico otorrinolaringologista. 

Então, a recomendação é: se você começou a ter sangramento no nariz agora ou, ainda, sempre teve, mas nunca passou por uma investigação médica, agende uma consulta. 

Veja, com um profissional da Medicina, o porquê o seu nariz costuma sangrar. Dependendo do diagnóstico, será necessário passar por um determinado tratamento. 

O CEMA Hospital tem unidades de atendimento espalhadas por São Paulo - SP e arredores. Marque sua consulta com uma das melhores equipes de otorrinolaringologia!

Conclusão

Nós, frequentemente, trazemos informações e recomendações para sua saúde e bem-estar. 

Desta vez, o assunto foi sangramento no nariz. Como você viu, esse tipo de problema acontece por duas condições: quando há rompimento dos vasos sanguíneos do nariz e quando a estrutura interna sofre irritação. 

E essas duas condições podem ser causadas por vários motivos, desde assoar o nariz com muita força até por estar com níveis de plaquetas baixos no sangue. 

Então, se o seu nariz costuma sangrar, o mais importante é procurar ajuda médica para investigar porque isso acontece (quais são as causas por trás disso) e também considerar medidas para aumentar a imunidade, que pode desempenhar um papel importante na prevenção desses episódios.

E quem realiza a avaliação do sangramento das narinas é o médico otorrinolaringologista. A boa notícia é que o CEMA Hospital tem equipes de otorrino de altíssima qualidade e longa experiência. 

Agende sua consulta com uma delas, agora mesmo, é possível fazer o agendamento on-line!  

Já para acompanhar mais informações sobre saúde e bem-estar, continue aqui no blog do CEMA Hospital! 

Data de Publicação : 16/01/2024