O que diferencia um atendimento de otorrinolaringologia
Três importantes aspectos diferenciam um serviço de otorrinolaringologia: agilidade diante do caráter de urgência ou emergência predominante no paciente; o atendimento adequado à faixa etária de quem está sendo assistido pelo especialista e o cumprimento de um protocolo previamente definido.
Modernos recursos de diagnóstico e terapia são fundamentais na evolução favorável do tratamento, porém o senso clínico e a habilidade cirúrgica do otorrinolaringologista, tanto nos atos eletivos quanto nos emergenciais, continuam sendo a base da qualidade médica. Com essa linha de trabalho, o Hospital CEMA conquistou prestígio e credibilidade, tornando cada paciente um cliente da Instituição.
É um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, conhecido também como ouvido biônico, que substitui totalmente o ouvido de pessoas que possuem surdez total ou quase total. Essa prótese é implantada cirurgicamente na orelha interna e é capaz de estimular de forma direta o nervo auditivo, possibilitando ao usuário a capacidade de perceber o som.
O implante coclear tem um componente interno, que fica dentro da orelha do paciente e um componente externo que fica acoplado logo atrás do pavilhão auricular.
Em que situações o Implante Coclear é recomendado?
O Implante Coclear é indicado para os pacientes portadores de surdez severa a profunda bilateral que apresentam baixo ou nenhum aproveitamento com o aparelho auditivo convencional (AASI).
Como funciona o Implante Coclear?
O microfone da unidade externa (1) capta o som e o transforma em sinais elétricos. Estes sinais são enviados para o processador de fala (2) onde são codificados e enviados para a antena externa.
A antena externa (3) envia esses sinais, através de radiofrequência, para a antena interna, que por sua vez envia-os para o receptor/estimulador (4). Este converte os códigos em sinais eletrônicos que serão transmitidos para os eletrodos dentro do ouvido interno (cóclea) (5), que irão estimular as fibras do nervo auditivo. Após a interpretação da informação no cérebro, o implantado é capaz de experimentar sensação auditiva.
O Implante Coclear vai primeiramente captar e codificar o som. O som codificado vai ser transformado em sinais elétricos e transmitido para os eletrodos colocados cirurgicamente na orelha interna (cóclea). Os eletrodos estimularão o nervo auditivo. O nervo auditivo vai enviar os impulsos elétricos ao cérebro, onde serão interpretados como sons.
Como é realizada a cirurgia de Implante Coclear?
O implante coclear é realizado pelo Otologista, que é o médico otorrinolaringologista especialista em cirurgia de ouvido, através de um procedimento chamado mastoidectomia, sob anestesia geral e que tem duração aproximada de 2 a 3 horas. A cirurgia é bem delicada e exige muita experiência do cirurgião. O acesso cirúrgico é feito atrás da orelha (via retroauricular) com incisão de aproximadamente 4cm. Realiza-se uma abertura na cóclea (parte da orelha interna responsável pela audição), onde os eletrodos serão inseridos. A unidade interna do Implante Coclear é colocada embaixo do couro cabeludo, sobre o osso localizado atrás do pavilhão auricular. A camada muscular e a pele são fechadas com pontos, sendo realizado curativo compressivo no local, que deve permanecer por, no mínimo, 24h. Os pontos da pele serão retirados em duas semanas.
A ativação do implante coclear ocorre de 30 a 40 dias após o procedimento cirúrgico.
Valor da Cirurgia
Esclarecemos que valores de procedimentos cirúrgicos são informados em consulta pelo cirurgião. Tendo em vista que cada caso tem suas particularidades, se faz necessário que o médico realize exame clínico completo no paciente para disponibilizar um orçamento e inclusive explicar sobre a técnica utilizada na cirurgia.