Timpanomastoidectomia
É realizada para o tratamento da infecção do osso temporal, onde estão contidas as estruturas da orelha. A mastóide é um osso poroso que faz parte da orelha média, que pode ser retirado em casos de otite média crônica.
Indicação
Tratamento de doenças como colesteatomas, ou seja, doenças provocadas pela má ventilação da tuba auditiva durante a infância.
Procedimento
É feita uma incisão atrás da orelha, onde se expõe o ouvido e a mastóide. Depois é utilizado um microscópio cirúrgico e um micromotor com brocas, para limpar toda a mastóide. Dependendo da doença, é preciso limpar toda a região da cavidade timpânica, onde estão localizados os ossículos (martelo, bigorna e estribo). Em casos de colesteatomas ou infecção grave, pode ser necessário a retirada da parede posterior do conduto auditivo externo e os ossículos, tornando o ouvido e a mastóide uma só cavidade. Realiza-se concomitantemente a reconstrução da unidade timpano-ossicular (tímpano e ossículos) e outro procedimento, conhecido como meatoplastia, para melhorar a ventilação e facilitar a limpeza da cavidade.
Orientações
Fazer os exames pré-operatórios com hemograma completo e avaliação cardiológica. No pós-operatório proteger o ouvido da água. Pode ocorrer secreção sanguinolenta, porém sangramento não é habitual. É comum ter a sensação de ouvido tampado após a cirurgia devido a curativos usados durante o procedimento. Também podem ocorrer pequenas vertigens acompanhadas de mal estar, o que deve ser comunicado ao médico responsável.
Valor da Cirurgia
Esclarecemos que valores de procedimentos cirúrgicos são informados em consulta pelo cirurgião. Tendo em vista que cada caso tem suas particularidades, se faz necessário que o médico realize exame clínico completo no paciente para disponibilizar um orçamento e inclusive explicar sobre a técnica utilizada na cirurgia.