Refluxo e Engasgos
Refluxo é o retorno do conteúdo gástrico para a região de laringe e faringe, levando a vários sintomas nos ouvidos, nariz e garganta. De forma geral esse conteúdo gástrico é resultado do processo digestivo, após a ingestão de alimentos e bebidas. É a doença é mais comum do tubo digestivo. Só em 30% dos casos os pacientes se queixam de azia ou queimação no peito ou regurgitação. O engasgo é uma consequência do Refluxo.
Causas
Qualquer quebra de barreira na produção de ácido do estômago. A principal causa é o enfraquecimento da válvula que fica entre o esôfago e o estômago, que permite o refluxo. Logo abaixo do esôfago existe o diafragma que, quando está aberto, pode permitir que parte do estômago suba para o tórax, formando uma hérnia de hiato. A hérnia também é responsável pelo enfraquecimento da válvula e aumento do refluxo. O fumo, a cafeína, o álcool e a obesidade também causam refluxo.
Sintomas
Tosse, irritação na garganta, queimação no peito, azia, rouquidão, garganta coçando, refluxo de comida para a garganta ou peito e dificuldade de engolir.
Consequências
Engasgos, queimação, mau hálito, pigarro constate, voz rouca e sensação de "bola na garganta".
Prevenção
Consultar um especialista ao sinal de qualquer sintoma. Evitar ingerir bebidas alcoólicas, café, chá, refrigerante, gordura, frituras e condimentos. Evitar fumar, fazer refeições leves a cada três horas e elevar a cabeceira da cama de 15 a 20 centímetros.
Tratamentos
O tratamento é (medicamentoso) individualizado para cada caso, com remédios que diminuem a produção de ácido e que melhoram a função gástrica. A cirurgia só é indicada pelo médico em casos extremos.
Exames
Os exames mais indicados são nasolaringoscopia, endoscopia digestiva alta e manometria esofágica.
Cirurgias
Em casos que não respondem adequadamente aos tratamentos clínicos.