Ronco
O ronco não é necessariamente uma patologia. Ele é o barulho respiratório que emitimos ao dormir, provocado pela passagem do ar por uma via aérea apertada ou flácida. Ocorre normalmente na inspiração, mas também pode acontecer durante a expiração.
Causas
As causas normalmente são genéticas, mas patologias como distúrbios da tiroide, excesso de peso, amídalas e adenoides grandes, constituição anatômica crânio-maxilo-facial também podem influenciar no aparecimento do ronco.
Sintomas
Quase sempre o barulho é percebido por pessoas próximas. A intensidade do ronco não tem relação com a gravidade do quadro clínico.
Consequências
Compromete o casamento e a convivência com outras pessoas.
Prevenção
Só um médico pode fazer o diagnóstico completo e uma avaliação clínica apurada. Uma alimentação equilibrada e exercícios físicos ajudam na prevenção.
Tratamento
Depende de cada caso, podendo consistir de medidas clínicas ou até intervenções cirúrgicas.
Exames
O exame mais indicado para diagnosticar o ronco ou apneia é a Polissonografia, um procedimento usado para monitorar o sono. No Hospital CEMA esse exame é realizado na modalidade domiciliar, ou seja, o paciente leva um equipamento portátil, que é montado facilmente em casa.
Cirurgias
São recomendadas de acordo com o quadro clínico. Existem vários tipos de cirurgias como de garganta, esqueletais, de nariz, palato, implantes e próteses.