Início > Blog > Oftalmologia > Cisco no olho: o que é, quais são as causas e como solucionar o problema?

Cisco no olho: o que é, quais são as causas e como solucionar o problema?

Cisco no olho o que é

Você foi coçar os olhos e sente que pode ter entrado um cílio nele? Isso é absolutamente normal, muita gente já viveu essa situação.

Mas, calma! Apesar de a situação ser incômoda, é importante não continuar coçando o olho. Nós do CEMA Hospital vamos te explicar como tirar o cisco em casa. Tudo de um jeito seguro, claro.

Então, acompanhe todas as informações a seguir!

Cisco no olho: o que é?

O cisco no olho é a entrada e permanência de um corpo estranho no olho. O mais comum é que esse corpo estranho seja causado por um cílio.

Então, por exemplo, ao coçar os olhos, um cílio pode ir parar dentro de um ou, mesmo, dentro dos dois olhos. E aí, a permanência desses cílios pode causar muita irritação nos olhos.

A boa notícia é que o desconforto pode ser resolvido, na maioria das vezes, em casa mesmo. Já, já vamos falar mais sobre isso. Continue por aqui!

Saiba como cuidar dos olhos em todas as fases da vida!

O que pode causar o cisco no olho?

Como falamos, o cílio é a causa mais comum para cisco no olho. Mas, outros tipos de corpos estranhos também podem entrar nos olhos.

Veja só quais são as outras causas de cisco nos olhos:

Farpas

As farpas são pequenas lascas de madeira que podem sair de móveis, troncos, enfim. Um exemplo: nesse caso, o que pode acontecer é a pessoa encostar o dedo em uma farpa (sem perceber) e acabar coçando os olhos depois.

Estilhaços

Já os estilhaços são pequenos pedaços de vidro, então, ao quebrar um objeto de vidro, pode voar um estilhaço no olho.

Poeira

Esse é um caso mais natural, afinal, a poeira pode estar presente por toda parte, dentro ou fora de casa.

Areia

Também acontece, por exemplo, das pessoas irem à praia e “pegarem” um vento que leva um grão de areia para dentro do olho.

Todas essas situações, de fato, são muito normais. Por isso, é extremamente importante ficar por dentro do assunto. O mais essencial ainda: entender como resolver o problema. Conheça as 4 principais emergências médicas ligadas à visão!

Quais são os tipos de desconfortos que o cisco causa dentro dos olhos?

Sem dúvidas, o cisco dentro dos olhos é uma situação bem incômoda — quem já viveu isso sabe e pode confirmar!

Os tipos de desconfortos nos olhos podem ser diferentes, incluindo:

• coceira;
  • sensação de visão embaçada;
  • vermelhidão;
  • lacrimejamento em excesso;
  • alta sensibilidade à luz (seja natural ou artificial).

É importante dizer que, dependendo do caso, o cisco pode causar até arranhamento da córnea. Isso acontece porque, na maioria das vezes, as pessoas acabam coçando demais o olho.

Sendo assim, o ideal é resolver o problema o quanto antes!

Cisco no olho tratamento

Como tirar um cisco no olho?

O cisco pode, sim, ser retirado em casa mesmo. Mas, para isso, é necessário seguir uma série de cuidados. Estes garantem que tudo seja realizado de modo seguro para a sua saúde ocular.

Confira só o que fazer de acordo com o seguinte passo a passo:

1. Lave muito bem as suas mãos com água e sabão (evite sempre mexer nos olhos com as mãos sujas);
  2. Vá para a frente de um espelho ou, ainda, chame alguém para te ajudar;
  3. Coloque o seu dedo indicador no osso que fica abaixo do olho e puxe a pele para baixo, em seguida, veja se você enxerga o cisco no olho ou peça para a outra pessoa observar o interior do seu olho;
  4. faça o mesmo processo, só puxando a parte de cima do olho (caso não ache o cisco no passo anterior).

Assim que o cisco for encontrado, é possível retirá-lo fazendo um dos seguintes passos:

• Pisque várias vezes seguidas;
  • Lave o olho com soro fisiológico;
  • Utilize um cotonete limpo.

Quando devo procurar um médico?

Acontece que algumas pessoas não conseguem tirar o cisco do olho. Esse fato, claro, acaba causando mais desconforto por dias. Afinal, o olho continua coçando, a visão segue embaçada, enfim.

Além disso, como dissemos, coçar o olho em excesso pode prejudicar a córnea. Então, se você não conseguiu tirar o cisco em casa, e isso já dura há dias, procure ajuda médica!

Só um médico oftalmologista poderá avaliar melhor a situação para retirada do cisco.

Como evitar que um cisco vá parar nos olhos?

Você viu, há pouco, quais são as principais causas de cisco dentro dos olhos, certo? Diante daquelas situações, você pode tomar os seguintes cuidados:

• Use óculos de sol na praia (o acessório barra mais corpos estranhos e, ainda, protege seus olhos do sol);
  • Quando for limpar a casa, tente não levantar poeira. Se possível, use um pano umedecido ao invés da vassoura para limpar o chão.

Conclusão

Neste conteúdo, você pôde saber as principais informações sobre cisco no olho. Como vimos, o problema é bem comum e pode ser causado por diferentes corpos estranhos.

O mais importante é saber como solucioná-lo. Lembrando: dá para tirar o cisco em casa, seguindo diferentes cuidados.

Agora, se o incômodo persistir, procure ajuda médica! O CEMA Hospital tem médicos oftalmologistas experientes que podem te ajudar.

Saiba mais por aqui!

Saiba mais: Conheça outras causas de coceira nos olhos e fique atento à saúde da sua visão!

Cisco no olho e atendimento médico

Data de Publicação : 16/01/2024