Início > Blog > Otorrinolaringologia > Dor de garganta: dicas para aliviar e prevenir o problema

Dor de garganta: dicas para aliviar e prevenir o problema

A dor de garganta é muito comum em todas as fases da vida.

Quem nunca acordou com aquela sensação de “garganta arranhando” ou, ainda, passou dias com dificuldade para engolir? Enfim, o desconforto é muito comum mesmo.

A alta frequência de dor de garganta acontece porque muitos problemas de saúde acometem essa parte do corpo.

Um resfriado ou uma gripe, por exemplo, já atinge a garganta e causa sintomas desconfortáveis.

Mas, para além disso, existem outras causas da dor. Que tal conhecê-las e, ainda, saber como evitar as dores e outros desconfortos?

Neste conteúdo, vamos abordar essas e outras informações importantes. Então, continue por aqui e saiba tudo sobre o assunto!

Saiba a importância de não respirar pela boca!

O que pode causar dor de garganta?

A dor de garganta, na maioria dos casos, é resultado da inflamação na laringe, faringe ou nas amígdalas.

Mas, quando, afinal, isso ocorre? As inflamações são normais em quadros de infecções por vírus, bactérias, além disso, em casos de reação alérgica.

Em uma gripe (influenza) ou resfriado, por exemplo, a pessoa pode ter inflamação e, consequentemente, dor.

Leia também: Você sabe diferenciar a tosse seca da tosse com muco? Confira!

Quais outros sintomas podem ser causados por dores de garganta?

Como dissemos, as dores na garganta são causadas, em muitos casos, por inflamações. Mas, também existem outros fatores que desencadeiam o desconforto.

Veja só quais são esses outros casos:

• Infecção bacteriana — pode acontecer da garganta ser acometida por bactérias, como as do gênero Streptococcus.
  • Refluxo gastroesofágico — essa doença digestiva causa a volta involuntária do ácido estomacal ou, ainda, da bile à garganta. Com isso, o paciente pode ter dor na garganta, além de tosse, queimação, dentre outros sintomas.
  • Mau uso da voz — quem usa a voz de modo excessivo e sem outros cuidados básicos (não se hidrata corretamente ou, mesmo, fuma) também pode ter dores.
  • Lesões — as lesões também podem causar dores na garganta. Um exemplo disso é quando a pessoa acaba tendo muitas aftas e, consequentemente, muita sensação de desconforto na garganta.
  • Tumores — outras causas de dores na região da garganta podem advir de tumores, sejam eles benignos ou malignos;
  • Apneia do sono — distúrbio do sono que impacta obstrução (fechamento) das vias aéreas).