Início > Blog > Otorrinolaringologia > Tosse seca: o que é e como diferenciar da tosse com muco?

Tosse seca: o que é e como diferenciar da tosse com muco?

Quem nunca passou dias ou, até mesmo, semanas com uma tosse seca? Esse tipo de sintoma é muito comum tanto na vida de adultos quanto de crianças, e não dá para negar os desconfortos que uma tosse traz, não é mesmo? 

Muitas vezes, a pessoa chega a tossir tanto, que começa a doer o abdômen, sem contar que os desconfortos na garganta vão ficando mais intensos. Enfim, é uma situação muito ruim mesmo, sem dúvidas. 

Mas o mais importante é saber identificar a tosse conhecida como seca e, claro, procurar ajuda médica — os casos têm tratamento. 

Confira mais informações com o CEMA Hospital!

Leia também: Ouvido entupido: quais as principais causas? Confira com o CEMA

O que é tosse seca?

A tosse seca é aquela que não produz muco. A tosse em si, é um sintoma e não uma doença, mas pode ser bastante incômoda para os pacientes, repetitiva e persistente, especialmente durante a noite. 

A tosse sem muco pode ser causada por uma variedade de fatores, como alergias e outras doenças nas vias respiratórias, como veremos abaixo.

Muitas vezes, pode ser uma tentativa do próprio organismo de eliminar agentes patógenos do sistema respiratório, como poluentes ou pólen, por exemplo.

O sintoma, apesar de incômodo, não costuma ser grave, pois tende a desaparecer dentro de duas ou três semanas, mas como se trata da respiração, é importante ficar atento caso a tosse seja persistente.

O que causa tosse seca?

remedio-para-tosse-seca

Vamos, então, conhecer algumas das principais causas da tosse sem secreção. Dessa forma, você pode identificar o problema mais rapidamente e procurar ajuda médica. 

Alergias

Sim, a tosse sem muco é muito comum em quadros de alergia. 

Quando nosso sistema imunológico identifica uma substância estranha no ar — como pólen, ácaros e mofo — ele produz uma reação alérgica que pode causar irritação na garganta e desencadear uma tosse seca persistente. 

Além disso, a tosse também pode ser acompanhada de outros sintomas alérgicos, como espirros, coceira nos olhos e nariz congestionado. 

É importante ficar atento aos gatilhos alérgicos e evitar o contato com eles sempre que possível, além de consultar um médico para identificar outras possíveis causas da tosse sem muco e discutir estratégias para fortalecer a imunidade.

Laringite e faringite

Outras causas possíveis da tosse sem muco são a laringite e a faringite. Mas, afinal, o que significam essas palavras? 

A laringite é a inflamação da laringe, muitas vezes, acompanhada de tosse seca e rouquidão, enquanto a faringite, é a inflamação da faringe, parte posterior da garganta, que também pode levar a uma tosse seca persistente.

As duas condições podem ser causadas por infecções virais e bacterianas ou alergias. 

Amigdalite

A amigdalite é uma inflamação das amígdalas, que são glândulas localizadas na parte posterior da garganta. 

Os sintomas típicos da amigdalite incluem dor de garganta, dificuldade para engolir, febre, dores no corpo, glândulas inchadas no pescoço e, às vezes, podem ocasionar também a tosse sem secreção.

Sinusite

A sinusite também é uma das causas de tosse seca ou secretina. Isso ocorre porque a sinusite é uma inflamação dos seios da face que pode irritar a garganta e provocar a tosse. 

Outros sintomas da sinusite podem incluir dor de cabeça, congestão nasal e dor facial.

Asma

A asma é uma condição respiratória crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O problema causa inflamação e estreitamento das vias aéreas inferiores, o que pode provocar tosse, chiado e falta de ar. 

Em alguns casos, a tosse pode ser o único sintoma da asma, por isso, é importante observar os sinais que o próprio corpo expressa e procurar ajuda médica de um clínico ou pneumologista. 

Refluxo

Você sabia que a tosse sem secreção também pode ocorrer devido a um problema estomacal? 

Nesse caso, estamos falando do refluxo, um quadro que ocorre quando o ácido do estômago sobe em direção à garganta, irritando e causando inflamação na área. Isso pode desencadear o reflexo da tosse e levar à tosse (seca) persistente. 

Então, se, além da tosse, você costuma sentir o líquido estomacal voltar à garganta (principalmente após as refeições), é importante procurar ajuda para reduzir os sintomas e evitar mais danos à garganta. 

Gripes e resfriados

xarope-para-tosse-seca

Gripes e resfriados são causados por vírus, como o influenza no caso da gripe, rinovírus, adenovírus, no caso do resfriado comum, dentre outros. 

Esses vírus podem afetar as vias respiratórias superiores, incluindo a garganta e a traqueia, e causar sintomas como a tosse.

A gripe e o resfriado também podem estar acompanhados de outros sintomas, como febre, dor no corpo e dor de garganta. 

A tosse seca, especificamente, pode aparecer tanto nos sintomas iniciais de gripes e resfriados quanto na fase final.

Outras possíveis causas

As opções acima são algumas das principais causas, mas não excluem outras possibilidades. Por isso, o mais indicado é procurar um médico em caso de dúvidas. 

Quando procurar ajuda médica?

Se a tosse não melhorar depois de duas ou três semanas e estiver causando desconfortos, é importante procurar a ajuda de um médico. 

Ela pode ser sintoma de uma doença mais preocupante, ou mesmo que não seja preocupante, pode acabar apresentando complicações se não tratada.

Fique atento se a tosse estiver acompanhada de sintomas, como febre alta, mal-estar ou outras indicações relevantes.

O mais indicado é passar por um clínico geral ou pela especialidade médica de otorrinolaringologia, responsável por tratar doenças ligadas ao nariz, garganta, faringe, laringe, etc.

O que é bom para tosse seca?

Existem várias medidas que podem ajudar a aliviar a tosse seca. No entanto, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde para obter orientação específica, especialmente se a situação persistir ou piorar. Aqui estão algumas sugestões gerais para aliviar a tosse seca:

  • Hidratação: beba bastante líquido para manter as vias aéreas hidratadas. Água é indispensável, mas os chás naturais de ervas calmantes também podem ser boas opções;
  • Umidificador de ar: use um umidificador no ambiente para ajudar a aliviar a irritação nas vias aéreas. Se não tiver o aparelho, você pode recorrer a outras técnicas, como estender toalhas úmidas no ambiente e espalhar baldes e bacias com água pela casa;
  • Mel: o mel tem propriedades naturais que podem ajudar a aliviar a irritação na garganta. Um estudo publicado no PubMed Central analisou que uma dose de mel pela noite pode reduzir a tosse e o desconforto em crianças maiores de 1 ano;
  • Evite irritantes como cigarro e exposição à fumaça ou outros;
  • Durante a noite, mantenha a cabeça mais elevada do que o normal com um travesseiro mais alto.

Como tratar o problema?

As causas da tosse seca, como explicamos, podem ser muito diferentes. O que isso significa? Que os tratamentos também variam conforme as necessidades de cada quadro e de cada paciente.

Isso porque a tosse é apenas um sintoma e é preciso tratar a causa da doença. Os médicos costumam recomendar xaropes para tosse seca e a hidratação das vias aéreas.

Além disso, se estiver relacionada a doenças crônicas, como asma e rinite, o médico pode recomendar também medicamentos corticoides e anti-histamínicos.

Apesar de alguns recursos caseiros (como os citados acima) ajudarem no tratamento, não deixe de ficar atento à persistência da doença e não hesite em procurar um médico em caso de dúvidas.

Nunca tome remédios sem indicação médica e evite a automedicação.

Como prevenir a tosse seca?

tosse-seca-persistente

A prevenção da tosse seca geralmente envolve a adoção de práticas seguras que fortalecem o sistema imunológico e previnem o risco de infecções respiratórias:

  • lave as mãos regularmente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente após entrar em contato com superfícies contaminadas ou ao jogar e espirrar;
  • mantenha-se bem hidratado para manter as mucosas das vias aéreas úmidas e ajudar na prevenção;
  • consuma uma dieta balanceada rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais para fortalecer o sistema imunológico;
  • pratique exercício físico: a prática regular de atividades físicas pode fortalecer o sistema imunológico e contribuir para a saúde geral;
  • mantenha as vacinas em dia, incluindo a vacina contra a gripe, que pode ajudar a prevenir infecções respiratórias;
  • limpe regularmente as superfícies que possam abrigar germes e poeira dentro de casa;
  • minimize a exposição a agentes irritantes, como fumaça de cigarro e poluentes, que podem prejudicar as vias aéreas.

Como o CEMA Hospital pode te ajudar 

O CEMA Hospital é referência no tratamento de olhos, ouvidos, nariz e garganta. 

Estamos preparados com um corpo clínico especializado e comprometido com a saúde de nossos pacientes, equipamentos de alta tecnologia e um tratamento humanizado e eficiente.

Desse modo, você pode encontrar diferentes especialidades médicas que realizam a análise, diagnóstico e tratamentos dos problemas ligados à tosse sem secreção. 

Além do próprio hospital, localizado no bairro do Belém (capital paulista), o CEMA possui outras unidades em demais áreas de São Paulo - SP e, até mesmo, em algumas cidades da região. 

Agende a sua consulta, agora mesmo, e conte com os melhores médicos que atendem no CEMA Hospital!

Conclusão

Neste conteúdo, você viu o que é uma tosse sem muco, quais são suas causas e, ainda, quando procurar ajuda médica. Vale frisar que nenhum sintoma pode ser negligenciado quando falamos sobre saúde e bem-estar. 

Então, se você ou alguém próximo está com uma tosse persistente, conte com as equipes médicas do CEMA Hospital! Os médicos vão avaliar o caso e passar os melhores tratamentos possíveis. 

Leia também: Tomar gelado piora a tosse? Saiba se é mito ou verdade

Data de Publicação : 05/04/2024