Início > Blog > Otorrinolaringologia > Tosse seca: o que é e como diferenciar da tosse com muco?

Tosse seca: o que é e como diferenciar da tosse com muco?

Entenda o que é a tosse seca com o Cema!

Quem nunca passou dias ou, até mesmo, semanas com uma tosse seca? Esse tipo de sintoma é muito comum tanto na vida de adultos quanto de crianças, e não dá para negar os desconfortos que uma tosse traz, não é mesmo? 

Muitas vezes, a pessoa chega a tossir tanto, que começa a doer o abdômen, sem contar que os desconfortos na garganta vão ficando mais intensos. Enfim, é uma situação muito ruim mesmo, sem dúvidas. 

Mas o mais importante é saber identificar a tosse conhecida como seca e, claro, procurar ajuda médica — os casos têm tratamento. 

Confira mais informações com o CEMA Hospital!

Leia também: Ouvido entupido: quais as principais causas? Confira com o CEMA

O que é considerado uma tosse seca?

A tosse seca é aquela que não produz muco, secreção popularmente conhecida como catarro. Além disso, esse sintoma costuma ser repetitivo e persistente, o que gera irritação nos pacientes. 

Outro fato é que, ao contrário de uma tosse com muco, que geralmente é um sintoma de uma infecção ou doença, uma tosse sem muco pode ser causada por uma variedade de fatores. 

Quais são as principais causas para uma tosse seca?

Vamos, então, conhecer algumas das principais causas da tosse sem secreção. Dessa forma, você pode identificar o problema mais rapidamente e, em seguida, procurar ajuda médica. 

Alergias

Sim, a tosse sem muco é muito comum em quadros de alergia. 

Dito isso, vale esclarecer que, quando nosso sistema imunológico identifica uma substância estranha no ar — como pólen, ácaros e mofo — ele produz uma reação alérgica que pode causar irritação na garganta e desencadear uma tosse seca persistente. 

Além disso, a tosse também pode ser acompanhada de outros sintomas alérgicos, como espirros, coceira nos olhos e nariz congestionado

É importante ficar atento aos gatilhos alérgicos e evitar o contato com eles sempre que possível, além de consultar um médico para identificar outras possíveis causas da tosse sem muco e discutir estratégias para fortalecer a imunidade.

Laringite e faringite

Outras causas possíveis da tosse sem muco são a laringite e a faringite. Mas, afinal, o que significam essas palavras? 

A laringite é a inflamação da laringe, muitas vezes, acompanhada de tosse seca e rouquidão, enquanto a faringite, é a inflamação da faringe, parte posterior da garganta, que também pode levar a uma tosse seca persistente.

As duas condições podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas ou alergias. 

Sinusite

A sinusite também é uma das causas de tosse seca ou secretina. Isso ocorre porque a sinusite é uma inflamação dos seios da face que pode irritar a garganta e provocar a tosse. 

Outros sintomas da sinusite podem incluir dor de cabeça, congestão nasal e dor facial.

Conheça as principais causas da tosse seca!

Asma

A asma é uma condição respiratória crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O problema causa inflamação e estreitamento das vias aéreas, o que pode provocar tosse, chiado e falta de ar. 

Em alguns casos, a tosse pode ser o único sintoma da asma, por isso, é importante observar os sinais que o próprio corpo expressa e procurar ajuda médica. 

Refluxo

Você sabia que a tosse sem secreção também pode ser devido a um problema estomacal? 

Nesse caso, estamos falando do refluxo, um quadro que ocorre quando o ácido do estômago sobe em direção à garganta, irritando e causando inflamação na área. Isso pode desencadear o reflexo da tosse e levar a tosse (seca) persistente. 

Então, se, além da tosse, você costuma sentir o líquido estomacal voltar à garganta (principalmente após as refeições), é importante procurar ajuda para reduzir os sintomas e evitar mais danos à garganta. 

Quando procurar ajuda médica?

Se a tosse já dura há alguns dias, causando desconfortos, é extremamente importante procurar a ajuda de um médico. 

Nesse caso, a pessoa pode passar por um clínico geral ou por uma especialidade médica, como a de otorrinolaringologia. 

Como tratar o problema?

As causas da tosse seca, como explicamos, podem ser muito diferentes. O que isso significa? Os tratamentos também variam conforme as necessidades de cada quadro e de cada paciente.

Por isso, é extremamente importante procurar por um médico quando se está com tosse (sem muco) persistente. 

Quais são os tratamentos possíveis para a tosse seca?

Como o CEMA Hospital pode te ajudar 

O CEMA Hospital é referência no tratamento de olhos, ouvidos, nariz e garganta. Desse modo, você pode encontrar diferentes especialidades médicas que realizam a análise, diagnóstico e tratamentos dos problemas ligados à tosse sem secreção. 

Além do próprio hospital, localizado no bairro do Belém (capital paulista), o CEMA possui outras unidades em demais áreas de São Paulo - SP e, até mesmo, em algumas cidades da região. 

Agende a sua consulta, agora mesmo, e conte com os melhores médicos que atendem no CEMA Hospital!

Conclusão

Neste conteúdo, você viu o que é uma tosse sem muco, quais são suas causas e, ainda, quando procurar ajuda médica. Vale frisar que nenhum sintoma pode ser negligenciado quando falamos sobre saúde e bem-estar. 

Então, se você ou alguém próximo está com uma tosse persistente, conte com as equipes médicas do CEMA Hospital! Os médicos vão avaliar o caso e passar os melhores tratamentos possíveis. 

Já para mais informações como essas, continue aqui no blog do CEMA Hospital!

Data de Publicação : 31/07/2023