O que pode causar perda de olfato e paladar?
A pandemia causada pela Covid-19 evidenciou sintomas que, até então, eram pouco familiares, ou ainda, desconhecidos para a maioria da população. Dentre eles, a perda de olfato e paladar.
Mas, apesar disso, é importante dizer que esses sintomas já eram bem conhecidos pela medicina moderna. Isso porque vários problemas de saúde, fora a Covid-19, podem, sim, prejudicar o olfato e o paladar.
Nós vamos te mostrar quais problemas são esses e porque há a perda dos sentidos. Também vamos explicar quando é necessário procurar ajuda médica.
Então, continue por aqui e aproveite as informações para sua vida!
Você respira pela boca? Saiba como identificar o problema!
O que pode causar perda de olfato e paladar?
É importante saber o que causa a perda de olfato e paladar, porque o tratamento começa, justamente, a partir da identificação de qual é o problema de saúde em vista.
Lembrando que de acordo com a incidência destes sintomas, a orientação médica será mais específica, pois a Anosmia é a perda total do olfato, enquanto a Hiposmia é a diminuição do olfato. E a Ageusia é a perda total do paladar, enquanto a Disgeusia é a diminuição do paladar.
Aliás, a anosmia se manifesta de formas diferentes, dependendo da causa. Por exemplo, a Covid-19 costuma camuflar o olfato e o paladar de forma súbita. Ou seja, de uma hora para outra, a pessoa perde a capacidade de sentir gostos e cheiros.
Mas, em outros quadros, a perda já é gradual, vai aumentando dia após dia. Saiba mais como acontece a perda dos sentidos a partir das causas listadas abaixo:
Sinusite
A sinusite é a inflamação da mucosa nasal do nariz e dos seios da face. Já a causa da sinusite pode ser devido a alergias ou infecções virais e bacterianas.
Nesse caso, é comum a pessoa sentir: dor de cabeça, irritação na garganta, dor atrás dos olhos e na face, congestão nasal, perda da capacidade de sentir cheiros e gostos (que ocorre gradualmente e passageira), além de outros sintomas.
O tratamento da sinusite, na maioria das vezes, envolve uso de medicamentos (anti-histamínicos, anti-inflamatórios, antibióticos, etc.).
Traumatismo craniano
O traumatismo craniano é uma lesão no crânio que chega a atingir o cérebro. Em situações como essa, pode haver rompimento de nervo, o que leva a pessoa a ter perda do olfato.
E como há o rompimento de um nervo, infelizmente, o olfato não pode ser recuperado em casos de traumatismo craniano. Vale esclarecer que lesões como essas podem ocorrer em acidentes de carro, quedas, confrontos físicos, acidentes durante a prática de esportes, etc.
Gripes
As gripes comuns, causadas pelo vírus influenza, também podem causar a perda de olfato e paladar. Assim como na sinusite, a perda é gradual e passageira. Ou seja, os sentidos voltam normalmente, após a gripe.
Outros sintomas gripais comuns são: dor de garganta, febre, dor nas articulações, congestão nasal, espirros, calafrios, perda de apetite, dentre outros.
O tratamento das gripes pode exigir o uso de anti-inflamatórios, analgésicos, anti-histamínicos, descongestionante nasal, além de repouso e outros cuidados para promover o aumento da imunidade e acelerar a recuperação.
Covid-19
A Covid-19, por sua vez, é uma doença infecciosa que atinge mais as vias aéreas.
A doença é causada pelo vírus SARS-CoV-2 e, assim como os problemas anteriores, ela desencadeia a perda da capacidade de sentir cheiros e gostos. Ao contrário da gripe e da sinusite, a Covid-19 — na maioria das vezes — causa a anosmia repentina.
Já a recuperação é muito relativa — por exemplo, há quem volte a ter olfato e paladar em poucos dias após a infecção pelo coronavírus, enquanto outras pessoas levam meses para se recuperarem.
A Covid-19 também é tratada com o uso de medicamentos que devem ser indicados por um médico.
Problemas endócrinos
Alguns problemas hormonais, como o hipotiroidismo, também podem causar perda de olfato e paladar.
Vale esclarecer que o hipotiroidismo é uma doença em que a glândula tireoide (localizada na parte central do pescoço) produz hormônios em quantidades insuficientes. Essa condição afeta, principalmente, o metabolismo, deixando-o mais lento.
Além disso, outros sintomas comuns do hipotiroidismo são desaceleração de batimentos cardíacos, falta de memória, dores musculares, ganho de peso, dentre outros.
Medicamentos (efeitos colaterais)
Alguns medicamentos, por exemplo, determinados antibióticos, imunossupressores e anticancerígenos podem afetar o olfato e o paladar. A intensidade da perda varia conforme o tipo de medicamento usado e de acordo com o organismo de cada paciente.
É importante frisar que a anosmia, nesse caso, costuma ser um efeito colateral das substâncias utilizadas.
O médico deve ser informado o quanto antes sobre os efeitos colaterais. Assim, o profissional pode buscar outros medicamentos que não causem prejuízos ao olfato e ao paladar.
Quando procurar um médico?
Na maioria dos casos, a perda de olfato e paladar — como em gripes e resfriados — costuma passar em pouco tempo (normalmente, de sete a dez dias).
Mas, se você está há mais tempo do que isso, sem sentir cheiros e gostos, procure um médico imediatamente. O otorrinolaringologista é o especialista que cuida de ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço.
Então, é extremamente importante marcar uma consulta com um otorrino para ele avaliar o seu caso.
O tratamento para a perda do olfato e do paladar é variável de acordo com as causas do problema. Em alguns casos, o médico recomenda o uso de antibióticos, anti-histamínicos, dentre outros processos.
Outro aspecto extremamente importante que precisamos destacar: jamais faça a automedicação.
Só use medicamentos que, de fato, foram recomendados pelo seu médico de confiança. Isso porque se automedicar pode não ser eficaz para o tratamento do seu problema e, em algumas situações, pode piorar o seu quadro de saúde.
Saiba a importância de não subestimar a higienização das narinas!
Conclusão
Neste conteúdo, você soube o que é a perda de olfato e paladar, quais são as principais causas dela e quando procurar ajuda médica.
Saiba, também, que o CEMA Hospital tem equipes especializadas em otorrinolaringologia, elas estão espalhadas pela cidade de São Paulo e região. Agende a sua consulta, agora mesmo, sem precisar sair de casa!