Como limpar o nariz do bebê de forma correta? Confira as recomendações
Você sabia que as narinas dos nenéns precisam ser limpas diariamente? E isso significa ir além da higienização superficial, é preciso remover as secreções nasais. Para isso, então, é fundamental entender como limpar o nariz do bebê.
Dá para fazer o processo em casa mesmo, mas de acordo com a forma recomendada e com utensílios corretos. Tudo para garantir que as secreções sejam removidas com cuidado, preservando a saúde e o bem-estar dos pequenos.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e aproveite as informações do CEMA Hospital!
Leia também: Dor de garganta: dicas para aliviar e prevenir o problema!
Qual é a importância de limpar o nariz do bebê?
Fazer a limpeza do nariz do bebê é importante por várias razões. Veja só quais são elas:
Maior conforto
A higienização das narinas, por si só, faz com que os bebês tenham mais conforto para respirar e, consequentemente, para “fazer” outras ações. Já, já vamos citar uma delas, inclusive.
Melhora da respiração em épocas de clima seco
Durante o inverno, é possível perceber que o clima fica mais seco. Pois bem, saiba que os pequenos também sentem o mesmo desconforto ao respirar.
A boa notícia é que, sabendo como limpar o nariz dos bebês, dá para resolver esse incômodo, já que as narinas ficam mais hidratadas e protegidas.
Facilidade para a alimentação
As narinas limpinhas também fazem com que os bebês possam comer ou tomar leite (no caso daqueles que só mamam no peito) melhor.
Então, se o seu filho (a) anda com dificuldades na hora de comer ou mamar, veja se as narinas dele estão devidamente limpas.
Melhora da qualidade do sono
Ainda, quando falamos sobre como limpar o nariz do bebê, é preciso citar a melhora da qualidade do sono. Sim, com as narinas limpas, os pequenos acabam dormindo muito melhor.
Prevenção de determinados problemas de saúde
Esse tipo de higienização, além de tudo, previne certos problemas de saúde, como: sinusite, rinite e outros tipos de inflamações e infecções.
Leia também: Nariz entupido: 3 principais causas e como resolver
O que pode causar a obstrução das narinas?
Na maioria dos casos, o que desencadeia a obstrução das narinas é o acúmulo de secreção. Já a origem dessa secreção pode ser variada, por exemplo, decorrente de resfriados, gripes (Influenza) ou alergias que comprometem as vias respiratórias.
Por isso é tão importante estar atento (a) ao nariz do neném.
Como limpar o nariz do bebê?
A partir do primeiro mês de vida do bebê, já dá para começar a fazer a lavagem nasal. E conforme o pequeno for se desenvolvendo, continue a limpeza.
Agora, confira como limpar o nariz do bebê:
Aspirador de secreções
O aspirador de secreções é um produto que você pode encontrar em farmácias e lojas de artigos de saúde. Basicamente, o aspirador funciona por meio de uma bombinha de compressão.
Para usá-lo, é preciso encaixar a ponta do aspirador na entrada da narina (ou seja, a limpeza é feita em uma de cada vez). Em seguida, basta apertar o aspirador (aperte, no máximo, duas vezes em cada narina).
A secreção ficará dentro do acessório, depois, basta limpá-lo.
Soro fisiológico
Outra forma de higienizar as narinas do bebê é com soro fisiológico. Para isso, você vai precisar de uma toalha limpa, uma seringa e, claro, de soro fisiológico (em temperatura ambiente).
Depois, coloque o bebê sentado em seu colo e deixe-o com a cabeça inclinada para um lado, posicione a seringa no começo da narina (contrária ao lado que o bebê está com a cabeça inclinada).
Aperte a seringa para soltar o soro, isso deve ser feito de modo contínuo, mas não rápido. Repita quantas vezes for necessário para desobstruir o nariz do neném. Observação: a toalha serve para a secreção não cair em você, no bebê e onde estiverem sentados.
Quais devem ser os principais cuidados ao limpar o nariz do bebê?
Para reforçar os cuidados com a saúde e o bem-estar dos nenéns, confira um resumo sobre a forma de limpar o nariz dos pequenos:
- só utilize as técnicas recomendadas (aquelas que descrevemos aqui);
- observe a cor da secreção (se ela tiver aparência amarelada ou esverdeada, há indício de infecções, nesse caso, procure ajuda médica);
- faça a higienização diariamente;
- se houver qualquer complicação ou dúvidas sobre os sintomas respiratórios do bebê, procure um pediatra.
Quando limpar o nariz do bebê?
A recomendação é a de que o nariz do bebê seja higienizado, pelo menos, duas vezes por dia — sendo a primeira de manhã, para limpar secreções acumuladas durante a noite, e outra antes do neném dormir.
Agora, em casos mais sérios, como de acúmulo extremo de secreção (amarelada ou esverdeada) ou, ainda, se o bebê tiver outros sintomas respiratórios, é importante que seja feita uma investigação. Diante disso, procure a ajuda de um médico (a) pediatra!
Conte com as equipes pediátricas do CEMA Hospital! Agende uma consulta, agora mesmo, pela internet!
Conclusão
Neste conteúdo, nós falamos sobre como limpar o nariz do bebê de forma correta. Recapitulando… Mostramos duas maneiras de realizar a higienização (com o uso de aspirador nasal e com seringa de soro fisiológico). É preciso fazer a limpeza diariamente.
E durante a higienização, fique bem atento (a) à aparência da secreção nasal, se ela tiver aspecto amarelado ou esverdeado, pode indicar uma infecção que pode afetar a imunidade do seu bebê. Nesse caso, procure ajuda médica de um pediatra o mais breve possível.
Também é importante lembrar que o CEMA Hospital tem unidades de atendimento espalhadas pela capital paulista e arredores. Assim, fica fácil encontrar uma unidade mais próxima a você.
Agende a consulta on-line! Já para mais informações e dicas para cuidar da saúde de bebês e adultos, continue aqui no blog do CEMA Hospital!
Leia também: Desvio de septo: o que é e como tratar?