Início > Blog > Otorrinolaringologia > Ouvido entupido: quais as principais causas? Confira com o CEMA

Ouvido entupido: quais as principais causas? Confira com o CEMA

Quais são as causas de ouvido entupido

Você está ou já teve a sensação de ouvido entupido? Sem dúvidas, esse é um dos grandes desconfortos que tanto adultos quanto crianças podem sofrer — afinal de contas, com o ouvido obstruído, fica muito mais difícil ou, até mesmo, impossível ouvir. 

Além disso, dependendo do caso, é possível que a pessoa sinta dores, febre e outros sintomas que vão além da dificuldade de ouvir. De qualquer modo, estamos falando de um problema muito comum, por isso, vale a pena saber mais sobre ele. 

Dessa forma, quando você ou outra pessoa próxima sentir que o ouvido está entupido, já será possível saber como agir. 

Então, continue a leitura e mantenha-se informado para cuidar da sua ou da saúde dos seus! 

Leia também: Como aumentar a imunidade? Confira 4 dicas! 

Quais as principais causas de ouvido entupido?

O primeiro ponto, para entender mais o assunto, é ver quais são as principais causas que fazem o ouvido entupir. Então, confira cinco das principais situações: 

Infecções

A infecção de ouvido (também conhecida como otite) pode ser causada por vírus e bactérias. O caso é que a infecção também faz com que o ouvido inflame e a pessoa sinta dificuldades para ouvir (daí a sensação de ouvido entupido).

Já os outros sintomas da otite costumam ser: dor, vermelhidão na orelha, saída de líquido pelo ouvido, febre, dentre outros. Já a forma de tratamento é por meio de medicamentos (anti-inflamatórios e antibióticos). 

Aqui, vale reforçar que qualquer medicamento só deve ser usado com prescrição médica. Jamais tome remédios por conta própria, isso pode te causar mais problemas de saúde. 

Excesso de cera

A cera, apesar de existir para proteger o ouvido, em alguns casos, também pode causar o entupimento do ouvido. 

O problema, geralmente, se dá quando há produção excessiva de cera ou, ainda, quando a substância é constantemente empurrada para mais dentro do ouvido. 

É por isso que os médicos sempre ressaltam que não se deve colocar cotonete nem outros objetos para limpar a parte interna do ouvido. 

A limpeza com os bastonetes deve ser feita só na parte da orelha mesmo. Quando há excesso de cera na parte interna do ouvido, somente um médico pode realizar a limpeza. 

Labirintite

Outra causa comum de ouvido entupido é a labirintite. Para quem não sabe, a labirintite é o nome usado para todos os sintomas que afetam o labirinto (região interna do ouvido responsável pela audição e pelo equilíbrio corporal). 

Além da sensação de ouvido congestionado, a labirintite pode causar: náuseas, excesso de suor, desconfortos gastrointestinais, vômitos, zumbido no ouvido, diminuição da audição. 

A labirintite não tem cura, mas, apesar disso, a medicina moderna conta com medicamentos satisfatórios para tratar o problema e amenizar os sintomas. De novo, vale lembrar: só use medicamentos prescritos pelo seu médico, ok? 

Alterações de pressão do ar 

Você já viajou de avião e, no momento da decolagem, sentiu que o seu ouvido entupiu? Ou, quando desceu a serra do mar, teve a mesma sensação (de ouvido entupido)? 

Pois bem, essas situações são causadas pelas alterações de pressão do ar. Observação: quanto para mais alto vamos, menor é a pressão sobre o nosso corpo e vice-versa. 

E para amenizar essa sensação de ouvido entupido, existem algumas medidas simples — por exemplo: mascar chiclete ou encher a boca de ar no momento em que a pressão atmosférica for alterada (decolagem do avião, descida da serra, enfim). 

Como resolver ouvido entupido?

Água no ouvido

A água é mais uma das causas de entupimento do ouvido. Agora, como a água entra no ouvido, é algo bem variável. Pode ser porque a pessoa tomou banho e acabou deixando o ouvido muito exposto à corrente de água, mergulhou em mar, piscina, represa, enfim. 

O fato é que a presença da água no canal auditivo pode, sim, causar entupimento. Em alguns casos, o problema pode até evoluir, chegando a uma otite, o que causa dor, febre e vermelhidão (como já dito). 

Diante desses fatos, vale frisar: a água precisa ser retirada quanto antes do ouvido. A boa notícia é que existem medidas caseiras para isso. 

Como evitar ouvido entupido?

Existem alguns hábitos que ajudam a evitar que o ouvido entupa, dentre eles: 

  • usar protetores ao nadar; 
  • evitar limpar o canal do ouvido com cotonetes e outros objetos;
  • mascar chicletes ou encher a boca de ar, quando você for passar por mudanças de pressão atmosférica. 

Agora, quando o ouvido entope por motivos mais complexos, como otites e labirintites, o ideal é procurar ajuda médica para entender como tratar o problema. 

Quando procurar atendimento médico em casos de ouvido entupido?

Dependendo da causa do ouvido obstruído, a ajuda médica deve ser feita. Vamos usar um exemplo para simplificar. 

Imagine que você tomou banho, entrou água no seu ouvido e você tentou tirar com medidas caseiras. Só que, ainda assim, você passou a ter outros sintomas, como coceira, dor e febre. Nesse caso, é fundamental procurar um médico especialista em otorrinolaringologia. 

Existe tratamento para ouvido entupido?

Então, a “regra” básica é: se o (s) desconforto (s) persistirem ou, ainda, se você não souber quais as causas da obstrução do ouvido, agende uma consulta! 

O CEMA Hospital tem equipes de otorrinolaringologia espalhadas por unidades de São Paulo - SP e região. Agende uma consulta que tem valor que cabe no seu bolso! 

Conclusão 

Como você viu, neste conteúdo, a sensação de que o ouvido está entupido é algo comum. Mas, claro, isso não deixa de ser um problema e de causar muito desconforto. 

Já as causas do ouvido obstruído são diversas, como entrada de água, otite, excesso de cera, labirintite, dentre outras. 

Se você já está, há dias, com esse tipo de desconforto, começou a apresentar outros sintomas (como dor, febre e vermelhidão no ouvido) ou não sabe qual o motivo da sensação de ouvido entupido, procure um médico! 
As unidades do CEMA estão sempre prontas para atender os pacientes com toda a excelência. Agende sua consulta agora mesmo!

Data de Publicação : 16/01/2024