Início > Blog > Institucional - CEMA > CEMA conquista Acreditação Hospitalar de Excelência

CEMA conquista Acreditação Hospitalar de Excelência

ONA confere certificação de nível III, uma acreditação de importância para instituições hospitalares

O Hospital CEMA, referência no diagnóstico e tratamento de doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta há quase cinco décadas, acaba de ser homologado para receber a Acreditação Hospitalar ONA nível III – Acreditado com Excelência, competência mais alta da organização. A avaliação foi feita por uma equipe de auditores do IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), entidade credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A Acreditação ONA III é o reconhecimento de que todos os processos de qualidade implantados para garantir a evolução dos colaboradores e a máxima segurança do paciente alcançaram maturidade e devem ser continuados, na busca do aprimoramento constante.

“Essa conquista é mérito do trabalho desenvolvido por todos os colaboradores, lideranças, equipe médica, envolvimento das gerências até a diretoria e o conselho, desde que fomos homologados com a nossa primeira Acreditação, em 2010”, afirma Marcela Cruz, Coordenadora de Qualidade, responsável pelo projeto.

A primeira certificação foi homologada já em nível II, quando o CEMA ainda se localizava na Mooca. Com a mudança da sede para um prédio novo e moderno no Belém, em 2019, foi preciso iniciar o processo novamente, já que a Acreditação é restrita ao endereço da instituição hospitalar. O CEMA conquistou diretamente o nível II, após a mudança e, agora,
o nível III.

“Passamos por vistorias de manutenção a cada 8 meses, para garantir que todos os processos de qualidade sejam implementados e melhorados continuamente”, explica Marcela. Desta vez, foram auditados 24 processos nas áreas administrativas e assistenciais, permeando a rotina hospitalar desde a gestão administrativa, que inclui a atenção com os colaboradores, até cada processo de atendimento/ tratamento pelo qual passa o paciente, da sua chegada na recepção até o fim da consulta ou alta hospitalar.

Segundo Marcela, a acreditação não é um fim em si mesmo. Ao contrário, é um processo contínuo para o desenvolvimento dos padrões de qualidade. “Esta certificação representa uma significativa melhora no relacionamento com o paciente, no atendimento, na qualidade da assistência oferecida e um maior controle sobre os procedimentos e serviços, indicando situações que devem ser aprimoradas”, garante ela.

A Acreditação ONA nível III tem validade de três anos. Nesse período, o hospital vai passar por auditorias de manutenção: “Vamos nos empenhar para melhorar cada dia mais os nossos serviços e procedimentos, para manter esta conquista”, assegura Marcela Cruz.

Data de Publicação : 17/01/2024