Septoplastia
É um procedimento cirúrgico para correção do desvio do septo nasal, que é a estrutura que fica entre as narinas. É realizada para posicionar o septo de forma mais reta possível. Pode ser feita com anestesia local ou geral, dependendo das condições do paciente. Sua duração é de aproximadamente uma hora e pode ser feita através de endoscópios nasais para melhor visualização e melhor controle do sangramento durante a cirurgia.
Indicação
Em casos de sinusite de repetição, queixas de nariz entupido, dores de cabeça, dificuldade de sentir cheiros e sabores.
Procedimento
O septo é coberto pela mucosa nasal O primeiro passo da cirurgia consiste em se levantar esta cobertura, para que se exponha todas as alterações ósseas e cartilaginosas do septo. Após a remoção e remodelagem das áreas desviadas, a mucosa nasal é reposicionada e suturada. Com a utilização dos endoscópios o uso de tampão nasal torna-se desnecessário.
Orientações
Fazer os exames pré-operatórios completos e evitar ingerir medicamentos antes da cirurgia. O procedimento endoscópico permite uma melhor recuperação do paciente. O pós-operatório não é doloroso, mas podem ocorrer edemas ou inchaços no nariz e nas pálpebras. A melhora completa leva de 20 a 40 dias após a cirurgia.
Valor da Cirurgia
Esclarecemos que valores de procedimentos cirúrgicos são informados em consulta pelo cirurgião. Tendo em vista que cada caso tem suas particularidades, se faz necessário que o médico realize exame clínico completo no paciente para disponibilizar um orçamento e inclusive explicar sobre a técnica utilizada na cirurgia.